Quando o aposentado morre a aposentadoria fica para a esposa?

Perguntado por: Martinho Mateus Santos Barros  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (8 avaliações)

Para o falecido aposentado: a pensão será de 50% do valor da aposentadoria + 10% para cada dependente, limitada a 100%. Na hipótese de existir apenas o viúvo ou a viúva como dependentes vivos, o valor da pensão será de 60% da aposentadoria. Caso exista a viúva e um filho vivos, o valor será de 70%.

Sou aposentada meu marido morreu tenho direito a aposentadoria dele?

A pensão por morte é um benefício previdenciário pago pelo INSS aos dependentes de um trabalhador que faleceu ou que teve a morte declarada pela Justiça, em casos de desaparecimento depois de seis meses de ausência. Ele vale também para quem já era aposentado.

Quando uma pessoa morre a aposentadoria fica para quem?

Normalmente, o valor da pensão por morte é calculado da seguinte maneira: valor que era recebido pelo falecido (base de 50%), acrescido de cotas de 10% para cada beneficiário, o que pode totalizar 100%. Com isso, se a viúva for a única beneficiária, ela receberá 60% do valor da aposentadoria.

Quando o casal é aposentado e um morre?

Em relação ao benefício maior (pensão por morte), ela vai receber o valor integral. Ou seja, R$ 4.000,00. Portanto, um aposentado pode receber pensão por morte. Mas o valor do benefício "menor" será afetado pelas novas regras de cálculo da reforma da previdência.

Como requerer pensão por morte do cônjuge aposentado?

A solicitação da pensão por morte pode ser feita diretamente pela plataforma Meu INSS e também pelo aplicativo de celular disponível para celulares Android e iOS também intitulada Meu INSS.

TIRANDO DÚVIDAS: QUEM JÁ É APOSENTADO E MORRE DEIXA PENSÃO DE 100% PARA A ESPOSA OU ESPOSO?

16 questões relacionadas encontradas

Como requerer pensão por morte no meu INSS passo a passo?

Veja o passo a passo
  1. Acesse o aplicativo ou portal Meu INSS (meu.inss.gov.br)
  2. Informe CPF e senha e vá em “Avançar”
  3. Escolha a opção “Agendamentos/Requerimentos”
  4. Clique em “Novo requerimento” e, depois, em “Atualizar.
  5. Digite, no campo “Pesquisar”, a palavra “pensão” e selecione a opção desejada.

Precisa de advogado para pedir pensão por morte?

Em ambos os casos, a depender do valor da causa, não é obrigatória a contratação de advogado. Contudo, é aconselhável que o segurado esteja representado por advogado especialista na área.

É possível ter duas aposentadorias?

Só é permitido acumular duas pensões por morte ou duas aposentadorias se forem de regimes previdenciários diferentes. Ou seja, você pode receber duas aposentadorias ou duas pensões por morte, caso um dos benefícios seja concedido pelo Regime Geral da Previdência e o outro por um regime diferente.

Quem tem direito a pensão por morte do cônjuge 2021?

A partir de agora, para se obter o benefício vitalício, ou seja, para toda a vida, os (as) viúvos (as), ou companheiros (as), dos (as) segurados (as) que faleceram devem ter 45 anos de idade ou mais na data da morte. Antes, a idade mínima que exigia-se era 44 anos (confira no gráfico abaixo).

Quais os direitos da companheira após a morte do companheiro?

Caso você consiga comprovar a união estável após a morte, você terá direito a participar do processo de inventário dos bens deixados pelo seu companheiro e receber sua parte na herança. Na união estável, assim como no casamento, o regime de bens que prevalece é o da comunhão parcial de bens.

Quando a pessoa morre o INSS fica sabendo?

De posse da informação, a Previdência Social bloqueia, de imediato, a percepção de quaisquer valores. Assim, quando uma pessoa morre e o INSS toma ciência do fato, e, caso haja valores devidos ao de cujus, estes só deverão ser pagos judicialmente aos herdeiros ou representantes legais e mediante Alvará Judicial.

Pode receber pensão por morte e aposentadoria?

O benefício previdenciário de pensão por morte, pode ser cumulado também com outros benefícios, sendo eles, auxilio doença, auxilio acidente, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por invalidez, auxilio reclusão e salário maternidade.

Quando a viúva tem direito a pensão por morte?

A viúva tem direito à pensão por morte decorrente do falecimento do marido, conforme falamos anteriormente. Mas, por outro lado, se o marido falecido tinha direito à aposentadoria, mas não havia feito o requerimento, poderá a viúva requerer o benefício previdenciário em forma de pensão por morte.

Quanto tempo de casado para ter direito a pensão por morte?

Pensão por Morte-Apenas 4 meses se o Casamento ou União Estável se iniciar em menos de 2 anos do falecimento do segurado ou menos de 18 contribuições. "Pago aos dependentes do segurado que falecer ou, em caso de desaparecimento, tiver sua morte declarada judicialmente.

Quanto tempo de contribuição para ter direito a pensão por morte?

1. Falecido com menos de 18 meses de contribuição ou menos de 2 anos de duração do casamento ou união estável. Caso você não tenha 2 anos de casamento ou união estável até a morte do segurado, ou o segurado não tenha contribuído por 18 meses para o INSS, você vai entrar nessa regra.

É possível se aposentar pelo Estado e pelo INSS?

Sim. Conforme vimos acima, se você é servidor público do Estado e exerce uma função sob o Regime Previdenciário pode solicitar ambas aposentadorias. Somente precisará atentar ao fato de que no caso da aposentadoria pelo Estado, deve seguir a previdência própria do Estado, ou seja, precisa ser estatutário.

Quem já é aposentado pode se aposentar novamente?

O aposentado que continua trabalhando pode pedir revisão do benefício? Não. Desde 2020, não é mais permitido solicitar a revisão da aposentadoria. O Supremo Tribunal Federal (STF) considera que a desaponsentação é ilegal.

Pode recolher 2 INSS?

Significa que, em regra, o segurado que possui mais de um vínculo obrigatório não pode optar por contribuir apenas em um dos vínculos. Então se você exerce, ao mesmo tempo, atividade como MEI e como empregado (CLT) deverá efetuar recolhimentos/contribuições em ambas as categorias.

Quanto custa um advogado para pedir pensão por morte?

Desta forma, o mínimo que o Advogado Previdenciário pode cobrar é: 20% dos atrasados; 2,6 dos primeiros salários de benefícios (20% das 12 parcelas que ainda não venceram e mais 13º salário).

Qual advogado cuida de pensão por morte?

A Justiça se manifesta na figura de um Advogado Previdenciário, peça-chave na sua representação na luta pela pensão por morte. O profissional é capacitado para entender os dois lados da moeda – emocional e jurídico – e te deixar a par de todo o processo até que o benefício esteja em suas mãos.

Quando o cônjuge tem direito a 75 da herança?

Isso quer dizer que se a marido falecido deixou 10 descendentes que também são filhos da viúva, 25% da herança pertence à viúva e o restante (75%) será dividido entre os descendentes, ou seja, cada um terá uma cota-parte equivalente a 7,5% da herança.

Como ficou a pensão por morte com a reforma?

Antes da reforma da previdência o cálculo era de 100%, ou seja, a pensão era integral. Se o óbito for anterior a 13/11/2019 a pensão deverá ser de 100%, independentemente de quando pediu o benefício ao INSS. Agora, se o óbito for posterior, podemos ter até quatro redutores na pensão por morte.

É possível a cumulação de benefício quando for pensão por morte de regimes diferentes e de pensão por morte e aposentadoria de regimes diferentes?

Com base na lei e na jurisprudência, a única proibição de acúmulo da pensão por morte é com o recebimento concomitante de outra pensão por morte, também deixada por cônjuge ou companheiro, no mesmo regime de previdência.

Quem é pensionista tem direito a aposentadoria por idade?

Na regra que estabelece uma idade mínima, por exemplo, em 2021, a mulher conseguia se aposentar com 57 anos e os homens com 62 anos. Neste ano, a idade mínima sobe e passa a ser de 57 anos e seis meses, para mulheres, e 62 anos e seis meses, para os homens. A regra de pontos também tem mudanças.

Será permitido aos novos beneficiários o acúmulo de pensão com aposentadoria?

É possível receber 100% do valor do maior benefício

Ainda é possível acumular aposentadoria e pensão por morte, porém, há limites. Nos casos em que a lei permitir acúmulo de benefício, serão pagos 100% do benefício de maior valor a que a pessoa tem direito, mais um percentual da soma dos demais.

Artigo anterior
Como descobrir a senha do Conecte SUS?
Artigo seguinte
Quais os sistemas de marcação por zona do basquetebol?