Quando não usar dois pontos?

Perguntado por: Telmo Gaspar Vaz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (66 avaliações)

Os dois-pontos são utilizados antes:
  1. do discurso direto;
  2. de uma enumeração;
  3. de uma citação;
  4. de uma explicação, resumo, esclarecimento, causa ou consequência;
  5. de informações importantes como observações, notas e exemplos;
  6. de orações apositivas;
  7. do vocativo inicial de comunicações.

Quando não usar os dois pontos?

Enumerações de palavras que devem ser escritas com letras minúsculas, a exemplo de substantivos próprios; Enumerações com frases longas ou períodos compostos; Quando ocorre mudança de parágrafo, comum em discursos diretos; Em citações.

Quando usar dois pontos Exemplos?

O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação. Observe o uso dos dois-pontos nos enunciados abaixo: (1) Olhou para mim e disse: - Queira entrar, por favor! Não pare agora...

O que pode substituir os dois pontos?

Neste caso, os dois pontos podem ser substituídos pela vírgula.

Quais são as regras de uso dos sinais de pontuação?

Pontuação
  • Ponto ( . ) a) indicar o final de uma frase declarativa. ...
  • Dois-pontos ( : ) a) iniciar a fala dos personagens: ...
  • Reticências ( ... ) a) indicar dúvidas ou hesitação do falante. ...
  • Parênteses ( ( ) ) ...
  • Ponto de Exclamação ( ! ) ...
  • Ponto de Interrogação ( ? ) ...
  • Vírgula ( , ) ...
  • Ponto e vírgula ( ; )

? Quando usar Dois Pontos ( : ) [Prof. Alda]

35 questões relacionadas encontradas

Como usar pontos e vírgulas corretamente?

O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. A função do ponto e vírgula, basicamente, é a de atribuir clareza a uma frase, de modo a organizar os itens apresentados.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Tem que dar espaço depois de ponto final?

Há um espaço (e apenas um) depois da pontuação (ponto, ponto-e-vírgula, vírgula, dois pontos), a não ser na pontuação empregada nos numerais. Não há espaço depois do parêntese que abre nem antes do parêntese que fecha.

Como escrever uma frase com 2 pontos?

Dois-pontos são um sinal de pontuação caracterizado por uma pausa breve antes de uma citação, uma fala de personagem, um aposto enumerativo, uma oração apositiva, uma explicação e após o vocativo em uma correspondência. Assim, eles indicam uma interrupção em frase ainda não finalizada.

Pode-se afirmar que os dois pontos introduzem?

Os "Dois pontos" (:) anunciam e introduzem uma citação, um enumeração ou um esclarecimento.

Qual é a pontuação que indica que alguém vai falar?

O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto, ou seja, a fala de personagens ou enfatizar (destacar) passagens de textos.

Tem que dar espaço depois do ponto de exclamação?

Obrigado. Entre a última palavra de uma sequência e o sinal de pontuação não há espaço. É imediatamente após o sinal que ele se verifica; assim, «… pão;…» e «… pão:…» é que estão certos.

Precisa dar espaço depois da vírgula?

Após o uso da vírgula, deve haver, obrigatoriamente, um espaço, seja em textos digitais seja em textos manuscritos. O espaço é necessário entre as palavras que são separadas por uma pausa, representada pela vírgula.

Tem espaço depois do ponto de interrogação?

Porém, faz pouco tempo que percebi (ou a alteração é recente) que os pontos de interrogação (?), de exclamação (!) e os dois pontos (:) são digitados com um espaço entre o sinal e a última letra da palavra imediatamente anterior.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Qual é o nome do sinal _?

Underline ( _ ), também conhecido por underscore ou subtraço, é um símbolo gráfico usado como sinal de separação de palavras, principalmente em comunicações informáticas onde o espaço não é interpretado como uma informação válida.

O que significa os três pontos?

Sinal de pontuação que indica interrupção da lógica do pensamento.

O que significa todos os pontos?

Ponto de exclamação (!): indica espanto, admiração, surpresa. Ponto de interrogação (?): indica dúvida, pergunta. Ponto e vírgula (;): pausa moderada na leitura. Dois pontos (:): introduzem diálogo, exemplificação, explicação.

E antes e depois da vírgula?

Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes. “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.”

Quando usar 3 pontos de exclamação?

Ponto de exclamação duplicado ou triplicado

O ponto de exclamação pode aparecer na frase de forma duplicada, até triplicada. Nesses casos, ele tem a pretensão de enfatizar e intensificar o sentido que está sendo impresso.

O que significa ponto de exclamação no final da frase?

O ponto de exclamação é usado na escrita para indicar diversos tipos de entonação exclamativa, como alegria, dor, entusiasmo, raiva, surpresa, entre outras ocorrências. Os pontos de exclamação indicam diferentes tons exclamativos.

O que significa bom dia com ponto de exclamação?

«Bom dia, Maria.», «Bom dia, Maria!» e «Bom dia! Maria!» correspondem a diferentes realizações fonéticas. «Bom dia, Maria.» representa a forma mais comum dita em tom médio. «Bom dia, Maria!» corresponde a uma frase exclamativa com incidência no vocativo.

Artigo anterior
Como calcular imposto de mercadoria de outro estado?
Artigo seguinte
Quem pode usar a hipnose?