Quando não pode usar cujo?

Perguntado por: Núria Vitória Reis Simões Correia  |  Última atualização: 29. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (42 avaliações)

Além disso, o pronome “cujo” é um dos que mais geram dúvidas na hora da escrita. Seguem explicações sobre como utilizá-lo adequadamente. “Cujo” só é utilizado quando se indica posse, isto é, se algo pertence a alguém. ... Embora comum, é errado usar artigos definidos depois do pronome.

Quando se usa em antes de cujo?

Regra 3 Os pronomes cujo e cuja serão antecedidos de preposição quando o verbo exigir. Exemplos: – A lei Maria da Penha, de cuja formulação participaram juristas, foi considerada um avanço… O verbo participar é transitivo indireto, pois quem participa, participa de algo.

Pode ter vírgula antes de cujo?

Obrigado! Em princípio, a vírgula está incorrecta, porque a oração introduzida por «cujos» é uma relativa restritiva. ... Não obstante isso, quando uma oração relativa de "cujo" constitui uma expressão intercalada, a forma "cujo" é precedida de vírgula.

Que pode ser substituído por cujo?

1 de que, das quais, da qual, de quem, do qual, dos quais. Dito-cujo: 2 fulano, dito-cujo, cara, indivíduo, pessoa, sujeito, tipo.

Em que onde cujo?

Os pronomes cujo(s) , cuja(s) também concordam em gênero e número com o substantivo que substituem, podem ser precedidos por preposição e indicam relações de posse. 6) O edifício fica logo ali. As paredes do edifício foram pichadas. ... Onde funciona como adjunto adverbial de lugar e pode ser antecedido por preposição.

Uso do pronome "cujo" - Brasil Escola

36 questões relacionadas encontradas

Como usar na qual é em quê?

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome.
  • Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais.
  • Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.
  • Com a preposição de: do qual, da qual, dos quais, das quais.

Em que pronome relativo?

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. ... Quando precedido de preposição monossilábica, emprega-se o pronome relativo que. Com preposições de mais de uma sílaba, usa-se o relativo o qual (e flexões).

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Qual é o significado da palavra cuja?

1. Do qual; dos quais; de quem. (É também pronome interrogativo pouco usado.) 2.

Que como pronome relativo vírgula?

Como pronome relativo, o que é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas. Ex.: Ele, que tem a mania que percebe tudo, não estava, afinal, a ver bem a situação. ... Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula.

Tem vírgula antes da palavra onde?

Vírgula antes de "onde" - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Observe a frase: Os turistas dirigiam-se ao litoral, onde a natureza os esperava. Em um exemplo de oração sub. ... Introduz uma oração subordinada relativa adverbial, que exprime uma circunstância e não um aspecto essencial, restritivo, de "litoral".

O que é aposto exemplo?

Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.

Como usar o termo cujo?

“Cujo” só é utilizado quando se indica posse, isto é, se algo pertence a alguém. A concordância em gênero e número é feita com a palavra seguinte ao “cujo”. Ex: O projeto, cujo funcionário responsável está viajando, já está pronto.

Como e quando usar?

Quando a conjunção ou liga diferentes termos de uma mesma oração, havendo um encadeamento de ideias ou uma noção de equivalência:
  1. Posso comer lasanha, estrogonofe ou feijoada, tanto faz.
  2. Vá ao departamento e peça para falar com Luísa ou com Verônica.

Qual é o sinônimo de cuja?

1 de que, da qual, das quais, de quem. Dita-cuja: 2 dita-cujo, fulana, cara, sujeita, pessoa, indivídua, tipa.

Como se classifica a palavra cuja?

2. Cujo pode ser classificado como determinante relativo. Esta classificação dá conta do seu funcionamento como especificador do nome, dada a sua ocorrência pré-nominal. ... Cujo pode ser classificado como pronome relativo, na medida em que tem sempre um nome como antecedente.

O que é Cuja na Bíblia?

Cujo. Cujo significa "o respectivo, o qual, os quais", aquele, entre outras palavras, quer dizer que estas se referindo ao que foi dito anteriormente ao uso desta palavra.

Por que você não tirou os pães do forno logo?

Porque é sonhador o jovem cultiva ideias. A criança adoeceu porque brincou na água quente. Porque você não tirou os pães do forno logo? O pedreiro não terminou de colocar a cerâmica da casa, por que?

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Porque usado como substantivo?

= Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas. O porquê = Usado como um substantivo.

Em que é no qual?

“No qual”, “do qual” ou “em que”? Recomenda-se a utilização de “no qual”, “do qual” e “em que” quando não for um lugar físico. Confira o exemplo a seguir: O partido passou da fase onde só pensava em eleger seus deputados.

Qual a função do pronome relativo QUE?

Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração. ... Dessa forma, além de ter servido como conectivo entre as orações, o pronome relativo "que" exerceu também uma função sintática – a de sujeito.

Como saber qual é o pronome relativo?

Quando QUE é pronome relativo?
  1. substitui um substantivo, evitando a sua repetição;
  2. estabelece uma relação com o substantivo que substitui;
  3. aparece após o substantivo que substitui;
  4. pode ser substituído por o qual, a qual, os quais ou as quais.

Em que exemplos?

Exemplo: «A universidade onde estudei é muito boa.» No entanto, pode ser substituído por em que ou na qual: «A universidade em que estudei é muito boa»; «A universidade na qual estudei é muito boa.» Nestes casos, a escolha deve recair sobre a melhor sonoridade.

Quais são os 5 tipos de aposto?

Tipos de Aposto. O aposto classifica-se em: enumerativo, explicativo, resumitivo, especificativo, distributivo, comparativo, aposto de oração. Explica ou esclarece o substantivo referido.

Artigo anterior
Quanto tempo dura o efeito de uma Benzetacil?
Artigo seguinte
O que é uma avaliação diagnóstica?