Quando não pode fazer reposição hormonal?

Perguntado por: Nuno Salvador Loureiro Matias  |  Última atualização: 24. Oktober 2024
Pontuação: 5/5 (21 avaliações)

Existem, no entanto, algumas contraindicações para a reposição hormonal, que podem ser absolutas ou relativas. Mulheres com histórico de lúpus, doenças agudas hepáticas, sangramentos vaginais não esclarecidos, doenças cardiovasculares agudas e câncer de mama são casos de contraindicações absolutas.

Quando não se deve fazer reposição hormonal?

Normalmente, a reposição hormonal é iniciada na chamada janela de oportunidade, período de 10 anos após a menopausa, ou até os 60 anos de idade.

O que pode substituir a reposição hormonal?

Algumas formas de fazer reposição hormonal natural é utilizar plantas medicinais como a Erva-de-são-cristóvão ou o agnocasto, que possuem substâncias que ajudam a equilibrar os hormônios, e aliviar os sintomas da menopausa, como insônia, ondas de calor, suor noturno, ansiedade ou depressão, por exemplo.

Quais são os riscos da reposição hormonal?

A reposição hormonal é muito usada por mulheres que estão na menopausa para aliviar os efeitos dessa fase no organismo. No entanto, estudos sugerem que a reposição de hormônios pode aumentar as chances de câncer de mama e ovário. Por isso, é importante entender como ela é feita e quais os riscos envolvidos.

O que fazer quando não se pode fazer reposição hormonal?

O que fazer se não for possível realizar a reposição hormonal. Existem também medicamentos não hormonais que podem ajudar a aliviar as ondas de calor. Os tratamentos alternativos podem ajudar nos sintomas, pois não provocam efeitos colaterais e não há contraindicações.

Reposição Hormonal: Quem não pode fazer?

25 questões relacionadas encontradas

Como aliviar os sintomas da menopausa sem reposição hormonal?

Alimentação saudável

Os hormônios vegetais, conhecidos também como fitoestrogênios, podem substituir o efeito do estrogênio no organismo. Por isso, a alimentação pode ser uma aliada nos sintomas e fazer a diferença no processo da menopausa.

Como tratar os sintomas da menopausa sem reposição hormonal?

Soluções para quem não pode (ou não quer) fazer reposição hormonal. A depender da gravidade dos sintomas, o médico pode valer-se do uso de antidepressivos específicos, que reduzem as ondas de calor, e até alguns tipos de anticonvulsionantes.

Qual a reposição hormonal que não causa câncer?

Reposição hormonal com apenas estrogênio é associada a menor incidência de câncer de mama.

Qual o melhor repositor hormonal feminino natural?

Soja. A soja é uma ótima opção entre os alimentos para reposição hormonal natural feminina: ela age de forma similar ao estrogênio, porque possui a substância isoflavona. Você pode, por exemplo, colocar o leite de soja ou a carne preparada com esse grão no seu dia a dia.

Qual o melhor remédio para reposição hormonal feminina?

Os estrógenos naturais – estradiol, estriol e estrona – são os mais utilizados na reposição hormonal.

Qual o alimento mais rico em estrogênio?

Oleaginosas e sementes
  • Pistache;
  • Avelã;
  • Nozes;
  • Castanha-da-Índia;
  • Sementes de linhaça (um dos alimentos que mais contêm estrogênio natural);
  • Gergelim;
  • Sementes de girassol;
  • Amêndoa;

Qual o melhor estrogênio natural?

- A melhor opção hoje é o estrogênio associado à progesterona natural, ou seus derivados - afirma Amanda. - A forma natural, obtida a partir da planta Discorea, é encontrada no Brasil e parece ser mais segura que os progestágenos.

Como aumentar o estrogênio de forma natural?

Alguns alimentos como amêndoas, soja, alho e pistache, contêm fitoestrogênios, que são compostos semelhantes com os estrogênios humanos e que, por isso, exercem uma função similar.

Como saber se a pessoa precisa de reposição hormonal?

“Quando a mulher começa a ter uma irregularidade menstrual, alguma queixa de ondas de calor ou alterações de humor, geralmente, é nessa fase que começamos a pensar em uma reposição hormonal”, explica a ginecologista Viviane Leite Oliveira, da Policlínica 3 de Taguatinga.

Quanto tempo demora para sentir os efeitos da reposição hormonal?

No início, normalmente as mulheres recebem a dose mais baixa possível de TRH. Pode levar até três meses para que uma paciente tomando TRH sinta os efeitos completos. Nesse processo, algumas podem precisar também que sua dose e tipo de TRH sejam ajustados.

Qual o médico que cuida de reposição hormonal?

O médico para tratamento hormonal pode ser o endocrinologista, responsável pelas condições relacionadas ao sistema endócrino, mas também o dermatologista e o nutrólogo.

Qual chá é bom para regular os hormônios?

Chá de folha de amoreiras

A folha de amoreira possui compostos químicos que ajudam a regular os hormônios femininos, além de propriedades que amenizam os sintomas mais desagradáveis da menopausa.

Qual o chá que contém estrogênio?

“A linhaça e a folha de amoreira são citadas na literatura, pois contêm grandes quantidades de fitoestrógenos, que são moléculas que possuem o efeito do hormônio estrógeno no organismo e ajudam a aliviar os sintomas da menopausa”, explica Bruno.

Quais os sintomas da falta de hormônio estradiol?

Sintomas de estradiol baixo
  • Ciclo menstrual irregular ou ausência de menstruação;
  • Suor noturno;
  • Sensação repentina de calor;
  • Diminuição da libido;
  • Desconforto durante o contato íntimo;
  • Auto-estima e autoconfiança baixas;
  • Depressão;
  • Ansiedade.

Porque reposição hormonal dá câncer?

A terapia de reposição hormonal é uma forma de tratá-los. No entanto, estudos indicam que o aumento artificial dos níveis desses hormônios no organismo por tempo maior que 5 anos eleva o risco para o desenvolvimento do câncer de mama.

Qual hormônio pode causar câncer de mama?

Exposição a hormônios, especificamente o estrogênio, aumenta o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama. Ao longo da vida, as mulheres são expostas aos hormônios. Da sua primeira menstruação até o início da menopausa, o estrogênio e a progesterona estimu- lam as células mamárias normais.

Quando começar a fazer reposição hormonal?

A reposição hormonal precisa ser iniciada no máximo em até dez anos após o início da menopausa ou até os 60 anos de idade, o que ocorrer primeiro. Depois disso, se a mulher ainda não faz uso de hormônios, os benefícios deste tipo de tratamento são menores que os riscos, então a TRH não é mais indicada.

Qual a melhor vitamina para quem está na menopausa?

Vitaminas do complexo B

Na fase da menopausa, elas são essenciais para o correto funcionamento do organismo da mulher. As vitaminas B6 e B12 desempenham um papel significativamente mais importante: a B6 é importante para formar células vermelhas no sangue, possui ação antioxidante e contribui para o metabolismo.

Como desinflamar o organismo na menopausa?

O ômega-3 (encontrado no atum, salmão, nozes) também é uma excelente opção, já que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Disponível no leite desnatado, iogurte natural, queijo branco ou baixo em gordura, amêndoas, manjericão, agrião, brócolis.

Qual o médico especialista para cuidar da menopausa?

No geral, manter um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e exercícios físicos são uma boa recomendação. Procure um médico ginecologista ou endocrinologista para mais informações e indicação do melhor tratamento.

Artigo anterior
Como usar a vírgula no portanto?
Artigo seguinte
Quando acontece La Niña?