Como usar a vírgula no portanto?

Perguntado por: Margarida Moreira  |  Última atualização: 24. Oktober 2024
Pontuação: 4.1/5 (36 avaliações)

- A vírgula deve ser usada antes das conjunções ADVERSATIVAS (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto) e CONCLUSIVAS (logo, portanto, por isso, por conseguinte, então): “Ele sempre se dedicou à empresa, porém nunca foi promovido.” “Ele sempre se dedicou à empresa, por isso será promovido.”

Como empregar o portanto?

PORTANTO (junto) é uma conjunção que remete ao sentido de conclusão de algo. Exemplo: “Meu carro estragou ontem. Portanto, não vou viajar.” Vocês podem substituí-lo pela expressão “por isso”.

Como se deve usar a vírgula corretamente?

O uso da vírgula é muito comum na língua portuguesa, mas não está associado à respiração durante a leitura. Há regras específicas para seu uso, indicando leves pausas, mas também o destaque e a separação de algumas palavras ou de alguns termos entre as orações.

Quando usar vírgula depois da conjunção?

Assim, a vírgula indica a separação, e a conjunção, a união de dois segmentos do período (as orações). Com exceção da conjunção "mas", as demais conjunções, tanto adversativas como conclusivas, podem aparecer no interior da oração da qual participam. Nesse caso, as conjunções devem vir entre vírgulas.

Quando colocar entre vírgulas?

A vírgula, então, é aplicada uma única vez antes ou depois de alguma palavra ou expressão. Algumas palavras ou locuções, por expressarem sozinhas um sentido que independe dos outros elementos da oração, devem ser apresentadas entre vírgulas. Em geral, essas palavras ou locuções encerram em si mesmas uma pausa.

virgula com portanto

45 questões relacionadas encontradas

Tem vírgula depois de portanto?

4. Antes de qualquer conjunção coordenativa, deve-se empregar a vírgula. Exemplos de conjunções coordenativas: mas; porém; contudo; todavia; entretanto; não obstante; no entanto; portanto; assim; logo; portanto; por isso; por conseguinte; de modo que, de maneira que; porque; pois; senão, etc.

Tem vírgula depois de no entanto?

Ao iniciarem uma frase, as conjunções “porém”, “entretanto”, “contudo”, “todavia” e “no entanto” podem, ou não, ser seguidas de vírgula.

Estou bem graças a Deus tem vírgula?

Em conclusão, a expressão "estou bem graças a Deus, tem vírgula" é uma forma popular de expressar que a pessoa está bem, mas com ressalvas ou algum tipo de problema. Sua interpretação pode variar de acordo com o contexto e as crenças individuais. É uma expressão comum no cotidiano e não possui um estudo específico.

Tem vírgula antes de o qual?

Observação:O pronome relativo O QUAL (e flexões), quando não vier antecedido de preposição, só deverá ser empregado em orações explicativas; antecedido de vírgula, portanto. Exemplo: (23) A prova de Português, a qual inclui uma questão de redação, é uma das mais cansativas do vestibular.

Tem vírgula antes de visto que?

A expressão visto que é, como o consulente igualmente refere, considerada como locução conjuncional causal, por vezes com sentido explicativo. A relação que se estabelece entre a subordinante e a subordinada causal é de grande contiguidade pelo que será de evitar o uso de ponto e vírgula.

Pode colocar vírgula entre o sujeito e o verbo?

Para acertar no uso da vírgula, a principal regra é não separar elementos que têm relação sintática. Fique atento para não separar: O sujeito do verbo, por mais longo que seja o sujeito.

Estou bem e você tem vírgula?

Estou bem e você tem vírgula? Sim, esta frase possui o uso da vírgula após o adjetivo e a palavra "e". A frase "Tô bem, e você?" é uma expressão comumente utilizada em contextos informais, além de ter uma linguagem informal.

Qual a conjunção de portanto?

Conjunções coordenativas conclusivas estabelecem relação de conclusão. As principais conjunções coordenativas conclusivas são “portanto”, “então”, “assim”, “logo”.

Tem ponto antes de portanto?

Explicação – Erro de pontuação: quando no início da oração, a conjunção conclusiva “portanto” pede vírgula antes, nunca depois de si: O aluno é inteligente, disciplinado e estudioso, portanto conseguiu aprovação no último vestibular.

O que pode substituir a vírgula?

O travessão, que é representado graficamente por um hífen prolongado (–), substitui parênteses, vírgulas, dois-pontos.

Tem vírgula antes de até?

No uso geral, quando as orações são curtas, pode-se omitir a vírgula antes do e, ou, nem e até, algumas vezes, antes do mas.

Tem vírgula depois da palavra hoje?

Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador. Hoje todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.

Tem vírgula depois de boa tarde?

Devo escrever “boa tarde, amigo!” ou “boa tarde amigo”? Quando usar vírgula após uma saudação? Quando há um vocativo em uma frase, o uso da vírgula é obrigatório.

Tem vírgula depois de amanhã?

Recomendam muitas obras: expressões adverbiais simples (de curta extensão) devem fazer o uso facultativo da vírgula: “Amanhã, o ministro convocará manifestantes.” “Ontem, o chefe pediu mais empenho.”

Tem vírgula depois de então no início da frase?

"Logo", "por isso" e "então" são algumas das conjunções conclusivas. Elas também precisam ser obrigatoriamente antecedidas por vírgula em uma frase.

Tem vírgula depois de bem como?

Primeiramente, você deve atentar-se ao fato de que a locução “bem como” aparece grafada ente vírgulas. E mais: tal construção nos conscientiza de que perfeitamente substitui a conjunção “e”, dando uma ideia de adição (Patrícia e sua irmã).

Tem vírgula depois de ou melhor?

- A vírgula deve ser usada para separar os incisos explicativos, retificativos ou continuativos (por exemplo, ou melhor, isto é, a saber, ou antes, aliás, digo, por assim dizer, além disso...): “O gerente era muito respeitado, ou melhor, muito temido.” “Ele deve, por exemplo, ouvir mais os seus funcionários.”

Tem vírgula entre data e hora?

Tem vírgula entre data e hora? É certo, sim, virgular, mas não obrigatoriamente. Não só as datas, mas também o local. Enfim, quando iniciam a frase, os adjuntos de tempo e lugar podem ou não vir separados por uma vírgula – depende do redator e das circunstâncias (tipo de frase, estilo, gosto, extensão do adjunto).

Artigo anterior
Qual é a geração de hoje?
Artigo seguinte
Quando não pode fazer reposição hormonal?