Quando mudar de psicólogo?

Perguntado por: Flávio Oliveira  |  Última atualização: 19. Juni 2024
Pontuação: 4.4/5 (63 avaliações)

Você, enquanto paciente, pode trocar de psicólogo a qualquer momento sem arcar com prejuízos à terapia. Pelo contrário, o novo profissional pode oferecer um relacionamento mais adequado e garantir avanços mais significativos. A mudança não precisa ser necessariamente justificada por desentendimentos.

É normal querer trocar de psicólogo?

“Muitas vezes isso não ocorre e o paciente sente necessidade de trocar de psicólogo”, diz. As trocas podem ocorrer por muitos motivos, entre eles, incompatibilidade de personalidade, mudança de necessidades, falta de progresso, entre outros. “No geral, os motivos para trocar são subjetivos.

Como falar para minha psicóloga que não quer ir mais?

O ideal é conversar com seu terapeuta sobre, entender o que pode ter levado a esse momento, identificar se é alguma questão sua ou com a dinâmica dos atendimentos, não deixe de expor isso em sessão e junto ao seu terapeuta encontrar uma solução de enfrentamento, será importante para você e para ele essa troca.

Quando é a hora de parar a terapia?

Quando os objetivos iniciais são atingidos, quando há uma sensação de "esvaziamento" na sessão, quando há estabilidade no humor, quando as queixas gerais diminuem, quando o paciente consegue compreender por si mesmo a origem e a solução para os problemas, entre outros.

Pode fazer terapia com dois psicólogos?

Quando se tratar de trabalho multiprofissional e a intervenção fizer parte da metodologia adotada, conforme artigo 7º do CEPP, alínea “d”, é possível que mais de um(a/e) profissional de Psicologia preste serviços a uma mesma pessoa.

Quero trocar de Psicólogo. É uma boa ideia? | Acidamente

33 questões relacionadas encontradas

Qual o tempo mínimo de uma sessão de terapia?

Geralmente, sessões de terapia duram entre 45 minutos e uma hora e ocorrem uma vez por semana. Podem ser mais abrangentes e prolongadas, mas não quer dizer que algumas não possam ser focadas em questões pontuais e terem uma duração menor e pré-determinada.

Pode abraçar o psicólogo?

Abraços! O psicólogo precisa ser isento, ou seja, não ser amigo e nem ter nenhum grau de parentesco ou profissional com o paciente, para não ter a sua avaliação distorcida por sentimentos e vivências anteriores. Boa tarde! O relacionamento entre o psicólogo e o paciente é terapêutico e não de amizade.

Como saber se a terapia não está funcionando?

5 sinais de que a terapia não está funcionando
  1. Você não sente segurança em falar tudo. ...
  2. Você não sente vontade de ir. ...
  3. Você sente que não teve melhoras. ...
  4. O terapeuta tem comportamentos escusos. ...
  5. O terapeuta não traz questões relevantes.

Como encerrar com o terapeuta?

Saiba como terminar a relação com o seu terapeuta
  1. AVALIE SEUS OBJETIVOS INICIAIS. Idealmente, você estabeleceu objetivos quando começou a terapia, diz Dontea' Mitchell-Hunter, psicoterapeuta. ...
  2. SEJA DIRETO. ...
  3. ELABORE UM PLANO PÓS-TRATAMENTO. ...
  4. FAÇA DA SUA ÚLTIMA SESSÃO ALGO SIGNIFICATIVO.

Como saber se é um bom psicólogo?

Como escolher um bom psicólogo? Pontos para se considerar
  1. Analisar sua disponibilidade financeira. ...
  2. Checar as credenciais do profissional. ...
  3. Saber qual o seu objetivo da terapia. ...
  4. Descobrir o perfil do profissional. ...
  5. Pesquisar qual linha da psicologia mais combina com você ...
  6. Pedir indicações.

É normal querer parar a terapia?

É muito comum , em determinados momentos do tratamento, surgir o desejo de parar como uma resistência ao tratamento por algum aspecto que possa estar sendo tratado, por alguma sensação que o profissional possa estar evocando no paciente.

Por que as pessoas desistem da terapia?

Falta de vínculo entre psicólogo e paciente: não há confiança para contar coisas intimas ou seja, o paciente não se sente a vontade; Desconhecimento da abordagem adotada pelo psicólogo o que gera falta de confiança no processo psicoterapêutico.

Quanto tempo para ter alta da terapia?

Estudo realizado a respeito de terapia de longo prazo

E, consequentemente, em três anos de tratamento observaram-se benefícios ainda maiores. Concluindo: quanto mais tempo a pessoa permanecer em tratamento psicoterápico, mais benefícios ela receberá.

Como saber se meu psicólogo está gostando de mim?

Qual o melhor "como saber se meu psicólogo está gostando de mim" Não existe um "melhor" método para saber se o psicólogo está gostando do paciente. O mais importante é focar na relação terapêutica, na confiança e no progresso pessoal alcançado durante o processo de terapia.

Qual o máximo de pacientes que um psicólogo pode ter?

Durante uma jornada de trabalho de seis (6) horas, a(o) psicóloga(o) deverá realizar um máximo de oito (8) atendimentos, reservando-se tempo para construção de projeto terapêutico, discussão de caso e reuniões de equipe, seguindo o princípio da Integralidade.

O que é melhor psicólogo ou terapeuta?

O terapeuta tem formação em qualquer outra área e oferece tratamento ou presta cuidados a uma pessoa com sofrimento psíquico. Já psicologo tem formação especifica, pois curso graduação em curso de psicologia e portanto tem tal titulação (diploma).

Como não desistir da terapia?

Para evitar que isso leve a pessoa a desistir da psicoterapia, é importante ser transparente com o psicólogo e relatar sobre essa dificuldade”. A professora do curso de Psicologia da Unit salienta ainda que para que o processo psicoterapêutico seja bem-sucedido é imprescindível uma parceria entre psicólogo e paciente.

Como agradecer um psicólogo?

Agradeço muito à minha psicóloga por todo o trabalho que temos feito, pois tem me ajudado muito. Obrigada pela paciência e pelo comprometimento comigo! Você é demais!

Como desmarcar uma sessão de terapia?

Para isso o psicólogo que deverá realizar o procedimento, nunca o paciente, pois o mesmo não tem acesso a essa função. Após cancelar o horário o mesmo voltará para agenda externa do profissional podendo ser aproveitado em outra marcação de consulta.

Quando a terapia não faz efeito?

O nosso corpo precisa de um tempo para reagir as medicações e a psicoterapia tem um processo mais lento, através de algumas sessões. Se você sentir que mesmo depois de um tempo não está dando resultados, tente buscar outros profissionais que você confie e se identifique.

Quanto tempo dura um tratamento com psicólogo?

No geral, é indicado de 4 a 6 meses de terapia, mas como já mencionado, depende muito da situação. Normalmente, as sessões acontecem semanalmente ou quinzenalmente. O ideal é não espaçá-las muito para não perder o ritmo do tratamento. Uma simples avaliação psicológica pode durar cerca de cinco sessões.

Quando o psicólogo não quer mais atender o paciente?

Geralmente, quando a psicóloga decide não atender mais o paciente, é importante que ela comunique sua decisão de forma ética e profissional, oferecendo alternativas para que o paciente possa dar continuidade ao seu tratamento com outro profissional.

Quando o psicólogo se apega ao paciente?

É completamente normal desenvolver um forte apego ao seu terapeuta durante o processo de terapia. A relação terapêutica é projetada para ser um espaço seguro e confiável, onde você pode explorar seus pensamentos, sentimentos e experiências profundas.

Quando o paciente fala pouco?

Quando o paciente tem dificuldade em se expressar

Talvez ainda não sinta confiança para abrir ao seu psicólogo alguns assuntos mais íntimos e importantes e neste caso, apenas o tempo, e a relação entre paciente e psicólogo poderá auxiliá-lo devendo o psicólogo respeitar este tempo necessário.

Pode ser amigo do seu psicólogo?

De acordo com o Código de Ética do Conselho Federal de Psicologia é vedado ao psicólogo: “Estabelecer com a pessoa atendida, familiar ou terceiro, que tenha vínculo com o atendido, relação que possa interferir negativamente nos objetivos do serviço prestado”.

Artigo anterior
É possível o parcelamento na execução fiscal?
Artigo seguinte
Qual é a carne mais consumida no Brasil?