Quando levar o bebé resfriado ao médico?

Perguntado por: Luísa Gabriela Loureiro  |  Última atualização: 4. März 2025
Pontuação: 4.1/5 (57 avaliações)

Resfriado em bebê e o que fazer no primeiro contágio Isso não deve despertar preocupação. Mas, se o bebê tiver tosse ou febre acima de 37,8 graus e dificuldade para respirar, o ideal é que ele seja levado ao médico, pois pode-se tratar de um resfriado preocupante.

Quando devo me preocupar com o resfriado do bebê?

A pediatra Fabiane Durão detalha quais são os sinais de alerta que os pais devem procurar antes de procurar um médico: "A gravidade acontece quando há falta de ar. Se a criança começa a ter dificuldade para respirar é sinal de que deve ser levada à emergência.

Quando levar o bebê gripado no médico?

Se a criança ficar muito desanimada ou tiver febre por mais de três dias, vale ir ao pronto-socorro mais próximo. A médica conta que não é qualquer febre que os responsáveis precisam levar a criança ao pronto-socorro. Em geral, a infecção viral vai ter febre de 3 a 5 dias.

O que fazer quando o bebê fica resfriado?

No geral, o bebê resfriado apresenta os sintomas por uma média de sete dias.
  1. Quando procurar o pediatra com o bebê resfriado? ...
  2. Oferecer bastante líquido. ...
  3. Fazer repouso e preferir brincadeiras mais leves. ...
  4. Deixe o bebê sentado. ...
  5. Banhos mornos podem ajudar a controlar a temperatura. ...
  6. Uso de aspirador nasal e soro fisiológico.

Quanto tempo pode durar um resfriado em bebê?

Os sintomas do resfriado infantil podem durar até sete dias, então é válido ficar atento se alguns destes sinais surgirem. Caso eles permaneçam depois de uma semana, procure um médico.

Bebê Resfriado - O que fazer? [DICAS FUNDAMENTAIS]

32 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre bronquiolite e resfriado?

Apesar de ser predominante no outono, a bronquiolite pode ocorrer. Com sintomas parecidos com os de uma gripe, a doença se diferencia porque também deixa o paciente cansado, além de provocar tosse seca, coriza, falta de ar e febre.

Como saber se a criança está com bronquiolite?

Sintomas da bronquiolite

Geralmente, as crianças apresentam um ruído agudo quando expiram (sibilos). Na maioria dos bebês, os sintomas são leves. Mesmo que os bebês possam respirar um tanto rapidamente e estar sofrendo muita congestão, continuam alertas, felizes e comendo bem.

Como saber se o bebê está gripado ou resfriado?

Os principais sintomas de resfriado são coriza, congestão nasal, espirros, tosse, olhos lacrimejantes e febre baixa ou mal-estar.

Como saber se o bebê está com catarro no pulmão?

Segundo a especialista, febre, secreção, catarro e muco no pulmão, como chiado, falta de ar e tosse são sinais de que a criança está com os pulmões acometidos.

Como é a tosse de bronquiolite?

Em um ou dois dias o quadro evolui para tosse mais intensa, dificuldade para respirar, respiração rápida e sibilância (chiado/chio de peito). Por vezes, podem haver sinais e sintomas mais graves, como sonolência, gemência, cianose (arroxeamento dos lábios e extremidades) e pausas respiratórias.

Quando a gripe é preocupante?

Portanto, fique atento à evolução dos sintomas, especialmente após os primeiros cinco dias. E para os pacientes de risco, a indicação é buscar um profissional em casos de febre, prostração e falta de apetite (que pode levar a uma rápida e perigosa desidratação).

Como saber se o bebê está respirando bem?

A freqüência respiratória considerada normal para crianças varia conforme a idade:
  1. até 2 meses: até 60 movimentos respiratórios por minuto (mrm)
  2. 2-11 meses: até 50 mrm.
  3. de 1-4 anos: até 40 mrm.

Quando devo me preocupar com a respiração do bebê?

Quando o bebê precisa usar os músculos entre as costelas ou do pescoço para respirar, é sinal de que está fazendo mais força que o normal. Se notar um “buraco” no peito enquanto inspira e um “V” de ponta cabeça no pescoço, são sinais de alerta.

Como é a respiração de quem está com bronquiolite?

Respirar rapidamente ou ter dificuldade para respirar (em bebês, o primeiro sinal pode ser uma pausa entre as respirações que dura mais de 15 a 20 segundos) Sibilância (som de chiado) durante a respiração, que normalmente dura uma semana. Tosse grave (muito ruim) que pode durar mais de duas semanas.

O que fazer quando o bebê está com o nariz congestionado?

Existem duas ferramentas-chave para desbloquear o nariz e remover o muco que nenhum dos pais pode ficar sem: solução salina e aspiradores nasais. Uma solução salina suave respeita a mucosa nasal, suaviza o muco e incentiva a expulsão, enquanto o uso cuidadoso do aspirador nasal ajuda gentilmente a desbloquear o nariz.

Como evitar que o bebê tenha bronquiolite?

Como prevenir a bronquiolite?
  1. Lavar as mãos com água e sabão;
  2. Usar álcool gel;
  3. Evitar aglomerações e ambientes fechados: “O ideal é que o bebê comece a sair de casa após completar o ciclo vacinal, dessa forma, o sistema imune estará mais fortalecido.

Quais são os sinais de esforço respiratório?

O cansaço respiratório, ou falta de ar, é um sintoma comum que pode variar de leve a grave. Aqui estão alguns sinais que indicam cansaço respiratório: Respiração rápida e superficial: Respirar mais rápido do que o normal, mesmo em repouso, pode ser um sinal de dificuldade respiratória.

Quais os sintomas da pneumonia silenciosa infantil?

Especialmente em bebês e crianças pequenas, a pneumonia silenciosa pode ser mais desafiadora de ser reconhecida. Alterações no padrão de sono, apetite e atividade física, bem como dificuldade respiratória, cansaço, irritabilidade e febre baixa são sinais importantes que podem indicar uma infecção.

Como identificar bronquiolite em casa?

Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.

É possível ter bronquiolite sem febre?

Inicia-se habitualmente por corrimento e obstrução nasal, tosse, com ou sem febre.

Quando desconfiar de bronquiolite?

Após um ou dois dias, a doença começa a evoluir; é a partir daí que os pais ou responsáveis precisam estar atentos aos sinais de bronquiolite: tosse mais intensa, dificuldade para respirar, respiração rápida e sibilância (chiado/chio de peito)

Como uma gripe vira bronquiolite?

Na maioria das vezes, a bronquiolite é desencadeada através do contato com o vírus sincicial respiratório (vírus responsável por grande parte dos casos de infecção do trato respiratório inferior em bebês). Porém, o vírus não é o único responsável por infeccionar essa estrutura.

Como saber se o pulmão está limpo?

Chiado no peito

A respiração ideal de qualquer pessoa deve ser leve e silenciosa. Isso mostra que o processo adequado do pulmão está em plena ocorrência. No entanto, é comum que algumas pessoas passem a ouvir chiados ao inspirar ou expirar, tal como se houvesse algum tipo de bloqueio na saída ou entrada de ar.

Como cuidar da bronquiolite em casa?

Algumas medidas que podem ser feitas incluem:
  1. Ficar de repouso em casa, evitando sair com o bebê ou levá-lo para a creche;
  2. Oferecer muita água e leite durante o dia, para evitar a desidratação e facilitar a eliminação do vírus;
  3. Manter o ar umidificado, utilizando um umidificador ou deixando uma bacia de água no cômodo;

Como contar respiração do bebê por minuto?

Conte quantas vezes a criança respira por minuto para decidir se tem respiração rápida. A criança deve estar quieta e tranqüila enquanto você observa sua respiração. Se a criança está assustada ou chorando, será difícil obter uma contagem precisa das respirações.

Artigo anterior
A dispensa por falecimento pode ser nos dias de folga?
Artigo seguinte
Como notificar alguém?