Quando instalar um Para-raio?

Perguntado por: Diego Miranda Lopes  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (14 avaliações)

O Corpo de Bombeiros exige então a instalação de para-raio em edificações com definições como:
  1. Que contenha materiais inflamáveis;
  2. Prédios com mais de 30 metros de altura;
  3. Estruturas isoladas com mais de 25 metros de altura,
  4. Entre outros requisitos.

Quem pode instalar um Para-raio?

Conhecidos popularmente no mercado como SPDA, os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, ou para-raios, são uma exigência do corpo de bombeiros, precisam ter a NBR-5419 da ABNT como norma regulamentada, e podem ser instalados em diversos estabelecimentos, como residências e indústrias em geral.

Quando precisa de projeto SPDA?

A inspeção de um SPDA deve ser feita durante a construção da estrutura, após a instalação do sistema, após alterações ou reparos ou quando houver suspeita de que a estrutura foi atingida por uma descarga atmosférica.

Como determinar se é necessário instalar Para-raios em edifícios?

casos, a necessidade de proteção é evidente, por exemplo:
  1. a) locais de grande afluência de público;
  2. b) locais que prestam serviços públicos essenciais;
  3. c) áreas com alta densidade de descargas atmosféricas;
  4. d) estruturas isoladas, ou com altura superior a 25 m;
  5. e) estruturas de valor histórico ou cultural.

Onde é obrigatório ter Pára-raio?

O que é a Norma NBR 5419

Como São Paulo, onde a lei obriga que qualquer edifício com mais de um andar possua um para-raios.

PARA RAIO e DPS são obrigatórios?

45 questões relacionadas encontradas

O que é SPDA em um projeto?

Um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) tem por objetivo principal evitar a incidência direta de raios na estrutura a ser protegida, através da constituição de pontos preferenciais de incidência para as descargas que eventualmente atingiriam a estrutura na ausência do sistema.

Como é feita a instalação de um Para-raio?

DÚVIDAS COMUNS SOBRE A INSTALAÇÃO DE PARA RAIOS. O sistema de para raios é composto por hastes metálicas que devem ser inseridas na terra por meio de cabos condutores. No sistema, as hastes são colocadas em locais estratégicos visando criar um caminho para que a descarga elétrica possa circular até a terra.

Como instalar um Para-raio rural?

O para-raios deve ser instalado no ponto mais alto da propriedade e deve ser ligado à terra para que a corrente do raio seja levada para o chão e dissipada. É possível aproveitar postes de luz existentes no confinamento.

Qual a área de cobertura de um Para-raio?

Geralmente, um para-raios consegue proteger uma área cônica, cuja base possui raio aproximadamente igual à sua altura. Ou seja, um para-raios posicionado a 20 metros de altura protegerá uma área de 20 metros de raio, cujo centro será a base do sistema de proteção.

Quantos metros protege um Para-raio?

Os para-raios e sua proteção

Em construções mais altas, como em torres e prédios, a proteção contra os raios é efetiva somente até a altura de 30 m a partir do solo. Nesse último caso, a área protegida tem o formato próximo ao de um cone com altura e raio similares, de aproximadamente 30 m.

Quantos metros um raio pode atingir?

Grande parte dos raios ocorre nas descargas da nuvem para o solo ou vice-versa, e podem atingir comprimentos entre 6 e 10 km em média, mas os que ocorrem entre duas nuvens Cumulonimbus podem ser muito mais compridos. Em Oklahoma (EUA), em 2007, foi registrado um relâmpago com 321 km de comprimento.

Quantos km Um Para-raio cobre?

Alcance da proteção de um SPDA

O ângulo de proteção será de 24°, portanto o cone de proteção terá um raio de aproximadamente 26 metros.

Como fazer para raio em casa?

Passo a passo:

Compre um circuito receptor LF e use fios de cobre para conectá-los a um capacitor de 10 pF. Isto irá criar uma ressonância de 300 kHz que pode detectar raios. Anexe dois condutores para cada lado do circuito.

Quais são os tipos de para-raios?

No mercado, estão disponíveis diversos tipos de Para Raios: Franklin, Gaiola de Faraday, Estrutural, Radioativo, minicaptores, e a lista segue.

Qual cabo para Pára-raio?

Bitolas Mais Utilizadas

Os fabricantes disponibilizam uma variedade de tamanhos Cabos de cobre nu em sistema de pára-raios no intuito de atender às diversas classificações de corrente , dentre as formações mais usadas podemos citar : Cabo de cobre nu 35. Cabo de cobre nu 50. Cabo de cobre nu 70.

O que é SPDA e para que serve?

O SPDA serve para proteger pessoas, edifícios, prédios, tanques, tubulações e outros contra descargas atmosféricas. A função do SPDA é direcionar e dissipar as descargas atmosféricas por um caminho seguro até a terra.

O que deve conter em um projeto de SPDA?

Etapas do projeto de SPDA
  • Gerenciamento dos possíveis riscos.
  • Definição de recursos de proteção.
  • Determinação da forma adequada de proteção.
  • Determinação da quantidade e posição das descidas.
  • Definição do condutor de aterramento.
  • Indicação das equalizações de Potenciais.
  • Estipular as MPS-Medidas de Proteção contra Surtos.

Como funciona o SPDA?

Como funciona o sistema de proteção contra raios? Basicamente, o SPDA é composto de três subsistemas que funcionam em conjunto para “captar” e “desviar” a descarga atmosférica, de modo que ela não atinja o interior da edificação. Esses subsistemas são: Captação da descarga atmosférica (raio).

Quanto custa um Para-raio para residência?

O preço médio para realizar a instalação de para-raios em locais residenciais, custa cerca de R$ 1.500,00 para uma cobertura de prédio com 200m².

Como fazer um bom aterramento contra raios?

É importante resaltar que o aterramento para raio deve contar com no mínimo duas hastes de 5/8'', com 2,40 metros. Geralmente, são utilizadas três hastes, como forma de garantir maior resistência ôhmica.

Como instalar Pára-raio em caixa d'água?

É importante garantir que as antenas tenham uma base própria para fixação, estejam aterradas e conectadas ao sistema de para-raio. A caixa d'água também precisa estar aterrada, pois pode atrair raios. São dois tipos de sistemas de para-raios previstos na NBR – 5419: o Franklin e a Gaiola de Faraday.

Porque o Para-raio atrai o raio?

Em um pára-raios eletricamente carregado, as cargas elétricas se localizam, em sua grande maioria, na ponta, o que faz gerar um campo elétrico mais intenso nessa região do que no restante do pára-raios.

O que acontece quando um raio atinge um Para-raio?

É que um raio incidir num local significa que ali houve uma atração tão forte entre as cargas do solo e do céu que uma corrente elétrica pôde ser conduzida entre esses dois pontos.

O que é mais perigoso o raio ou trovão?

"O raio é perigoso porque é uma descarga elétrica, que ao atingir uma pessoa, ou cair próximo dela, pode ser fatal. Já o trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio", explica Gerson Santos, integrante do grupo de espetáculos Ciência em Show.

Artigo anterior
Pode manipular Venvanse?
Artigo seguinte
Quais os princípios ou bases que nortearam as pessoas na organização de Rochdale?