Como deve ser o espaço escolar na Educação Infantil?
Perguntado por: Mauro Domingues Pires | Última atualização: 16. April 2022Pontuação: 4.3/5 (40 avaliações)
O espaço criado para a criança deverá estar organizado de acordo com a faixa etária da criança, isto é, propondo desafios cognitivos e motores que a farão avançar no desenvolvimento de suas potencialidades. O espaço deve estar povoado de objetos que retratem a cultura e o meio social em que a criança está inserida.
Como deve ser o espaço escolar?
Escola bonita não deve ser apenas um prédio limpo e bem planejado, mas um espaço no qual se intervém de maneira a favorecer sempre o aprendizado, fazendo com que as pessoas possam se sentir confortáveis e consigam reconhecê-lo como um lugar que lhes pertence.
Como deve ser o ambiente escolar na Educação Infantil?
Por ser um ambiente de convívio diário onde as crianças passam a maior parte do tempo, o espaço físico do ambiente escolar precisa ser descontraído para que os alunos sintam-se à vontade, principalmente na educação infantil onde as crianças começam a exercer sua capacidade de questionamento.
Como trabalhar o espaço na Educação Infantil?
É importante que essas crianças entendam as propriedades dos espaços, por meio de pontos de referência, direção, área. Embora muito se pense em usar mapas, mas a utilização de jogos como “mapa do tesouro” pode auxiliar crianças a terem uma noção mais espacial, não somente em duas direções.
Qual o papel do espaço na Educação Infantil?
Organizar o espaço escolar é um aspecto importante de toda proposta pedagógica, pois é nesse espaço que a criança irá construir o seu conhecimento. Assim sendo, o educador assume papel de extrema importância na mediação da organização do espaço e em ajudar os alunos no desenvolvimento de suas atividades.
Organização do Espaço e do Tempo na Educação Infantil - Conhecimentos Pedagógicos
Como deve ser pensado o tempo e o espaço escolar?
Nesse sentido, a organização do tempo nas creches e pré-escolas deve considerar as necessidades relacionadas ao repouso, alimentação, higiene de cada criança, levando-se em conta sua faixa etária, suas características pessoais, sua cultura e estilo de vida que traz de casa para a escola (BARBOSA; HORN, 2001).
Como deve ser pensado a organização do tempo e do espaço na Educação Infantil?
Buscando uma perspectiva de sucesso para a aprendizagem, é preciso que a organização deste espaço seja pensada como um ambiente acolhedor e prazeroso para a criança, ou seja, um lugar onde as crianças possam brincar e criar suas brincadeiras sentindo-se estimuladas e autônomas.
Como organizar o tempo e espaço na Educação Infantil?
Promover momentos para cantar, ouvir músicas, ler histórias, parlendas, poemas, assistir filmes, dramatizar. Organizar situações matemáticas, por exemplo, enumerar os materiais como brinquedos. Para as crianças maiores, propor atividades com situações de agrupar, tirar, subtrair, repartir, registrar quantidades.
Qual a importância do espaço escolar para o aprendizado?
Nesse sentido, o espaço escolar se torna uma ferramenta que ajuda crianças e adolescentes a muito mais do que aprender a ler e contar: é o local onde aprendem a se comunicar, fazer amigos, resolver problemas, ou seja, iniciam seu desenvolvimento socioemocional.
Como o espaço interfere na prática pedagógica?
O ambiente escolar está alinhado com a proposta pedagógica da escola e permite colocá-la em prática. O arranjo espacial auxilia no desenvolvimento cognitivo e motor da criança, além de trabalhar o imaginário e o subjetivo. ... A escola deve ser um espaço seguro, lúdico e revigorante, para educandos e educadores.”
O que se entende por espaço de qualidade nas creches?
Um espaço externo estruturado com qualidade faz com que as crianças se socializem, aperfeiçoem a capacidade motora e explorem a natureza, que é fundamental nessa fase do seu desenvolvimento, estimulando a curiosidade e a criatividade.
O que trabalhar em espaços tempos quantidades relações e transformações na Educação Infantil?
O Campo de experiências “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” é o que se aproxima mais da Matemática na Educação Infantil. Está ligado ao desenvolvimento de noções espaciais temporais, de noções de grandezas, medidas e quantidades e da reflexão sobre processos de transformação.
O que trabalhar em cada campo de experiência da Bncc?
Assim, os campos de experiência da BNCC favorecem o desenvolvimento amplo da criança: motor, linguístico, cognitivo e socioemocional. Continue a leitura para conhecê-los mais de perto e conferir exemplos de como explorar cada campo junto aos pequenos!
Qual objetivo de trabalhar quantidade?
Objetivo Geral Fazer com que identifiquem os números e estabeleçam suas relações com a quantidade. Objetivos Específicos - Identificar e nomear os números de 0 a 10 - Estabelecer a relação/ correspondência do numero e a quantidade - Possibilitar o desenvolvimento das percepções visuais, auditivas e sensório-motoras.
Como deve ser o ambiente na sala de aula?
Ambiente agradável
O ambiente de uma sala de aula deve ser agradável e todos se devem sentir bem, alunos e professores. Deve, pois, ser um espaço descontraído e convidativo, não demasiadamente formal nem demasiadamente relaxado, de modo a encontrar-se o equilíbrio.
O que é ambiente na educação infantil?
A escola deve ser considerada como um espaço de amizades, respeito, convivências onde a criança possa se sentir confiante e segura. Estudar os espaços/ambientes escolares significa estudar como é a organização de uma escola, entender como ela se organiza para receber seus alunos, pais, funcionários e comunidade.
O que é o espaço escolar?
Para começar, vale conhecer conceitualmente o que é espaço escolar, que consiste no local onde são realizadas as atividades, também referente ao mobiliário, objetos de decoração e recursos didáticos.
Quais são os principais espaços escolares?
Existem muitos espaços em uma escola, e é indispensável torná-los ambientes que promovam e revelem aprendizagens: as paredes, fachadas, salas de aula, corredores, pátios, banheiros, refeitório e tantos outros podem se transformar em verdadeiros locais que circulam conhecimentos.
O que caracteriza o ambiente escolar?
O ambiente escolar é composto por recursos físicos, que envolvem a infraestrutura e o design da escola, e recursos humanos, que envolve o relacionamento entre equipe escolar, alunos e pais.
O que as escolas devem oferecer aos alunos?
Uma boa escola deve oferecer a possibilidade de aquisição de conhecimento ao estudante em um lugar onde ele se sinta bem e, por isso, tenha mais disposição para aprender, fazer amigos, se relacionar e explorar a diversidade de experiências à sua disposição.
O que é noção de tempo e espaço na Educação Infantil?
As noções espaciais ajudam a criança a conhecer e compreender melhor o espaço ao qual está inserido, facilitando assim, suas vivências nesse lugar e também uma visão mais ampla sobre esse espaço. As noções temporais favorecem a construção temporal, ou seja, a noção da simultaneidade de acontecimentos.
O que é organização do tempo na Educação Infantil?
Resumo: A organização do tempo pedagógico na educação infantil sempre foi permeada pelas mais diversas significações e concepções ao longo do tempo, sendo compreendida como disciplinadora de almas pequenas ou estruturante e significante para educadores e educandos.
Qual é o papel do professor pedagogo na organização do tempo e do espaço oferecida na Educação Infantil?
O profissional pedagógico (pedagogo) tem como base compreender o desenvolvimento humano e ajuda-lo na garantia desse momento. Além da dimensão afetiva e relacional do cuidado, é preciso que o professor possa ajudar a criança a identificar suas necessidades e priorizá-las, assim como atendê-las de forma adequada.
Como deve ser feita a organização do tempo escolar e quais fatores devem ser levados em consideração?
Essa organização do tempo escolar é normalmente feita no momento da elaboração do projeto-político-pedagógico (PPP) de cada escola. As pessoas mais indicadas para a organização desse tempo escolar são os próprios professores, por conhecerem as necessidades e a realidade da sala de aula.
Como é medido o tempo na Educação Infantil?
Marcado pelo relógio, o tempo da escola é único, medido e deve ser apre(e)ndido pelos sujeitos”. Observando que a forma de medir o tempo surgiu a partir de construções sociais, o presente trabalho propõe descrever sobre a relação deste tempo com o processo de escolarização da Educação Infantil.
O que são astros?
Qual é a forma geométrica mais perfeita?