Quando indica condição?

Perguntado por: César Joaquim Matias Rodrigues Pacheco  |  Última atualização: 19. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (38 avaliações)

As conjunções condicionais iniciam uma oração subordinada em que é indicada uma hipótese ou uma condição necessária para que seja realizada ou não o fato principal: Exemplos: Se, caso, quando, conquanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a não ser que.

Quando indica tempo ou condição?

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).

Quando é causa?

De acordo com a circunstância que expressam, classificam-se em: a) Causais: introduzem uma oração que é causa da ocorrência da oração principal. São elas: porque, que, como (= porque, no início da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que, etc.

Porque indica condição?

Assim, em (1), a conjunção “porque” inicia uma oração que exprime uma circunstância de causa. Já em (2), a conjunção “caso” inicia uma oração que indica uma condição (real ou hipotética).

Quais são as conjunções subordinativas?

Se, caso, salvo se, desde que, contanto que, dado que, a menos que, a não ser que. Conforme, segundo, como, consoante. Por mais que, por menos que, apesar de que, embora, conquanto, mesmo que, ainda que, se bem que. Mais, menos, menor, maior, pior, melhor, seguidas de que ou do que.

Dó Ré Mi - Música Infantil

25 questões relacionadas encontradas

Quais são as conjunções causais?

- causais: indicam a causa da ação expressa na oração principal. As conjunções causais são: porque, visto que, como, uma vez que, posto que, etc.

Como classificar as conjunções subordinativas?

→ Podemos classificar as conjunções subordinativas em:
  • • integrantes – são introdutórias de orações subordinadas substantivas: que, se, como, etc.; ...
  • • causais – exprimem causa: porque, como, uma vez que, já que, etc.; ...
  • • concessivas – exprimem concessão: embora, ainda que, mesmo que, apesar de que, etc.;

O que é condição no português?

Condição é aquilo que se impõe como necessário para a realização ou não de um fato. As orações subordinadas adverbiais condicionais exprimem o que deve ou não ocorrer para que se realize ou deixe de se realizar o fato expresso na oração principal.

O que é uma relação de condição?

As relações condicionais são aquelas que expressam uma imposição para que algo aconteça. É necessário impor para que seja realizado ou não. A conjunção mais conhecida da condição é a partícula 'se', que já indica a probabilidade. Exemplo: "Se todo mundo concordar, libero a festa".

O que é condição em português?

Significado de Condição

substantivo feminino Característica, aspecto ou essência que determina algo ou alguém: condição humana; condição financeira. Estado em que algo ou alguém se encontra: o carro está em boas condições; o doente está em péssimas condições.

O que é causa exemplos?

Ser a razão, o motivo ou a causa de; dar origem a; ser a origem de; provocar: o vento forte causou o desabamento; causou ao pai uma enorme decepção. [Gíria] Chamar a atenção para si; ser alvo de escândalo, de comentários; escandalizar: ele acabou por causar na festa.

Porque relação de causa?

Entre as duas orações existe, pelo seu próprio sentido, uma relação de causa: o menino soltou um grito, porque se assustou. O que não existia era uma conjunção causal que estabelecesse expressamente essa relação entre as duas orações.

Que indica consequência?

Conjunção consecutiva (consequência)

As principais conjunções consecutivas são: que, precedida de de forma que, de modo que, de sorte que, tanto que, além das estruturas tão que, tanto que, tamanho que.

Quando é uma relação de tempo?

A RELAÇÃO DE TEMPO. Recordando: Na relação de tempo e verificação, o fato principal é aquele que é observado, verificado pelo comunicante; e esse fato da verificação é colocado numa relação de tempo com o fato secundário. O fato secundário indica o tempo quando se verifica (ocorre, acontece) o fato principal.

Quando expressa tempo?

São as palavras que expressam tempo/período. Os advérbios de tempo mais comuns são hoje, amanhã, ontem, sempre, nunca, antes, depois, cedo, tarde, entre outros. Veja: Eu cheguei depois.

O que é relação de explicação?

As explicativas ligam a oração anterior a uma oração que a explica, que justifica a ideia nela contida. Expressam a relação de explicação, razão ou motivo (exemplo: que, porque, porquanto, pois, por isso (anteposta ao verbo), já que, visto que, como). Feche a porta, que está chovendo.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

O que é causalidade na língua portuguesa?

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa

1 Condição, natureza ou qualidade daquilo que é causal, daquilo que fundamenta, gera ou explica algo ou produz algum efeito. 2 Influência da causa sobre o efeito; relação entre causa e efeito.

Quais palavras expressam condição?

Além de advérbios e locuções adverbais, como talvez, se calhar, possivelmente, etc., a hipótese e a condição exprimem-se por meio de orações introduzidas pelas chamadas conjunções e locuções subordinativas condicionais: se, aliás, a não ser que, salvo se, contanto que, sem que, desde que, a menos que, quando (que ...

Quais são os verbos de condição?

Os verbos de estado que compõem predicativos são chamados copulativos: ser, estar, permanecer, ficar, etc.

Qual a classificação da conjunção quando?

g) Temporais (exprimem tempo): quando, enquanto, logo que, desde que, assim que. h) Finais (exprimem finalidade): a fim de que, para que, que. i) Proporcionais (exprimem proporção): à proporção que, à medida que, quanto mais, quanto menos. j) Integrantes: que, se (quando iniciam oração subordinada substantiva).

Como Conformativo?

O como conformativo inicia uma «oração que exprime um fato em conformidade com outro expreso na oração principal» (idem, pág. 327). Reconheça-se, contudo, que a diferença é, por vezes, difícil de detectar em certos contextos, dada a proximidade destes dois valores de como.

Quais são as conjunções coordenativas e Subordinativas?

As conjunções podem ser divididas em: subordinativas, as quais conectam duas orações, sendo que uma delas é fundamental para a construção do sentido completo da outra; e coordenativas, que ligam elementos independentes, ou seja, unem orações ou termos de idêntica função gramatical detentores de sentido completo.

Quais são as conjunções?

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. Quando duas ou mais palavras desempenham o papel de conjunção recebem o nome de locução conjuntiva.

Quais são conjunções aditivas?

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

Artigo anterior
Qual é o parente mais próximo do bonobo é da espécie humana?
Artigo seguinte
Quem é considerado segurado do INSS?