Quando haverá a decisão de impronúncia?

Perguntado por: Miguel Isaac Cunha de Valente  |  Última atualização: 5. Januar 2022
Pontuação: 4.6/5 (71 avaliações)

A impronúncia é a decisão por meio da qual o juiz conclui que não há provas da materialidade do fato ou da existência de indícios suficientes de autoria ou de participação para levar o acusado a julgamento perante o Tribunal do Júri (Art. 414, CPP).

O que acontece quando o réu é Impronunciado?

Fernando CAPEZ define a impronúncia: É uma decisão de rejeição da imputação para o julgamento perante o Tribunal do Júri, porque o juiz não se convenceu da existência do fato ou de indícios suficientes de autoria ou de participação. Nesse caso, a acusação não reúne elementos mínimos sequer para ser discutidos.

O que acontece depois da impronúncia?

A decisão de impronúncia não resolve definitivamente o mérito, uma vez que, enquanto não ocorrer a extinção da punibilidade (pela prescrição, por exemplo), poderá ser formulada nova denúncia, desde que surjam provas novas, conforme dispõe o parágrafo único do art. 414 do CPP.

Por que a decisão de impronúncia não transita em julgado?

A sentença de impronúncia faz coisa julgada material. Na sentença de impronúncia o juiz não absolve o réu, apenas reconhece que a acusação não reúne os elementos mínimos autorizadores do julgamento pelo Júri, extinguindo o processo sem julgamento do mérito.

Quando o juiz deve impronunciar o réu?

O juiz deverá impronunciar o réu quando: a) inexistir prova da materialidade do fato ou não houver indícios suficientes de autoria. b) se convencer que o delito não é de competência do Tribunal do Júri.

ENTENDA A DECISÃO DE IMPRONÚNCIA

25 questões relacionadas encontradas

Que pronunciar ou impronunciar o réu?

Kaspary que despronunciar é "alterar um julgamento anterior, em que o réu foi pronunciado", enquanto impronunciar é "julgar, desde logo, improcedente a denúncia ou queixa contra o indiciado, determinando a sua soltura".

Qual a decisão que encerra a primeira fase do rito de Júri em que o juiz deve obrigatoriamente recorrer de ofício?

Resposta à acusação em 10 dias pelo acusado (art. ... No rito do tribunal do júri, a absolvição sumária ocorre ao final da primeira fase e não logo após a resposta à acusação como prevê no procedimento comum ordinário (art. 415);

Quando o Juiz estiver convencido em não se tratar de crime doloso contra a vida?

5).” Nos termos do art. 413 do Diploma Processual Penal, se o Juiz ficar convencido da materialidade do fato e da existência de indícios suficientes de autoria ou de participação do acusado no crime doloso contra a vida, pronunciará o réu.

Qual é o recurso contra a sentença de impronúncia ou de absolvição sumária?

I. Segundo o código de processo penal, contra a sentença de impronúncia ou de absolvição sumária caberá apelação, já contra a decisão que concluir pela competência do juízo e que pronunciar o réu caberá recurso em sentido estrito.

O que é a despronúncia e quais suas hipóteses de cabimento?

Trata-se da reforma da decisão de pronúncia, quando do julgamento do recurso em sentido estrito. A pronúncia é alterada para impronunciar o réu. Isso se chama despronúncia.

O que é pronúncia impronúncia é absolvição sumária?

Com a impronúncia, encerra-se o juízo da formação da culpa e a instância do processo penal condenatório, porque não há lastro para a acusação; na absolvição sumária, encerra-se o processo e a ação penal, porque a pretensão punitiva deduzida na acusação é improcedente.

O que é a absolvição sumária?

Trata-se de decisão judicial competente para reconhecer que a acusação ou queixa prestada contra alguém é considerada improcedente. Há, ainda, a absolvição sumária que ocorre quando o juiz absolve o réu no início do processo instaurado para apuração de crimes dolosos praticados contra a vida.

Quais os efeitos gerados faz coisa julgada formal ou material ?) Por uma decisão de impronúncia tais efeitos impedem que o caso seja novamente reanalisado?

Decisão de Impronúncia. Decisão de impronúncia é o exemplo da coisa julgada formal, pois é o ato onde o Juiz singular, diante da ausência de materialidade e, ou indícios de autoria ou participação, nega-se o prosseguimento da ação penal, resultando na extinção do processo sem a resolução de mérito.

O que é pronúncia e impronúncia do réu?

É a chamada sentença processual que, após análise das provas do processo, declara admissível a acusação a ser desenvolvida em plenário de Júri, por estar provada a existência de um crime doloso contra a vida e ser provável a sua autoria. ...

Em que fase do júri acontece a pronúncia e qual é a sua finalidade?

A pronúncia é expediente exclusivo do rito de júri. Encerra a chamada primeira fase da ação penal, a partir da qual, uma vez preclusa, o processo avança à fase de plenário. Para a pronúncia do/a acusado/a, basta o convencimento da materialidade do fato e indícios de autoria (ou participação).

O que significa ser impronunciado?

Significado de impronunciar

[Jurídico] Determinar (julgar) a improcedência de uma denúncia ou da acusação contra algo ou alguém por falta de provas: o juiz impronunciou o governador, declarando liberdade ao mesmo. Etimologia (origem da palavra impronunciar). Im + pronunciar.

Qual o recurso cabível para a decisão que absolve sumariamente art 397 CPP )?

Fundamentação da sentença de absolvição: A decisão que absolve sumariamente o acusado deve ser fundamentada, pois que dela cabe recurso apelação.

Qual é o recurso cabível da decisão de absolvição sumária?

Na hipótese de absolvição sumária, o recurso cabível é o de apelação, caso contrário, o juiz designará audiência de instrução e julgamento, providenciando a intimação do acusado, de seu defensor, do Ministério Público, se for o caso, do querelante e do assistente.

Qual a natureza jurídica da decisão de impronúncia?

Qual a natureza jurídica da impronúncia? É uma decisão interlocutória mista terminativa. Apensar de decisão interlocutória, o recurso cabível á a apelação, haja vista que a lógica recursal do processo penal não é a mesma do processo civil.

Qual é o prazo que o Ministério Público será ouvido no caso aja preliminares na resposta a acusação de crime doloso contra a vida?

"Art. 409. Apresentada a defesa, o juiz ouvirá o Ministério Público ou o querelante sobre preliminares e documentos, em 5 (cinco) dias."

É cabível da decisão de impronúncia do procedimento do júri?

O recurso cabível da impronúncia será a apelação, conforme art. 416 CPP. Nas hipóteses taxativas do art. 415 CPP, o juiz presidente proferirá sentença de mérito, absolvendo o acusado em decisão capaz de formar coisa julgada material.

Quando o juiz pronuncia está o magistrado julgando admissível a denúncia ou a queixa em razão?

R: Pronúncia: julga admissível a acusação, remetendo o caso à apreciação Tribunal do Júri. O juiz fundamentadamente, pronunciará o acusado, se convencido da materialidade do fato e da existência de indícios suficientes de autoria ou de participação.

Qual decisão deverá ser proferida pelo juiz ao final da primeira fase do procedimento do júri e qual é o recurso cabível?

O recurso cabível para impugnar essa decisão é o recurso em sentido estrito (art. 581, II), porque ele conclui pela incompetência do júri.

Em que casos a decisão do Tribunal do Júri comporta apelação?

Caberá apelação no prazo de 5 (cinco) dias: (...) III - das decisões do Tribunal do Júri, quando: a) ocorrer nulidade posterior à pronúncia; b) for a sentença do juiz-presidente contrária à lei expressa ou à decisão dos jurados; c) houver erro ou injustiça no tocante à aplicação da pena ou da medida de segurança; d) ...

Qual a sequência procedimental da sessão de julgamento em plenário?

A sequência dos atos na sessão plenária segue a mesma ordem da audiência de instrução, debates e julgamento que encerrou a primeira fase (oitiva da vítima, inquirição das testemunhas de acusação, das testemunhas de defesa, peritos, assistentes técnicos, requerimentos e interrogatório).

Artigo anterior
Quando gera ITBI?
Artigo seguinte
Quantos ml de tinta vai no cartucho HP 667 XL?