Quando há impossibilidade no cumprimento do prazo para a realização da perícia deve se?

Perguntado por: Benjamim Lourenço de Andrade  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 5/5 (69 avaliações)

13.2.1.2.1 Na impossibilidade do cumprimento do prazo, deve o profissional, antes de vencido aquele, requerer prazo suplementar, sempre por escrito.

Quando há impossibilidade ao cumprimento do prazo para realização da perícia deve se?

13.2.1.2.1 – Na impossibilidade do cumprimento do prazo, deve o Contador, antes de vencido aquele, requerer prazo suplementar, sempre por escrito.

O que acontece se o perito não cumpre prazos?

O que ocorre se o perito não cumprir o encargo no prazo assinado ? ... No caso previsto no inciso II, o juiz comunicará a ocorrência à corporação profissional respectiva, podendo, ainda, impor multa ao perito, fixada tendo em vista o valor da causa e o possível prejuízo decorrente do atraso no processo.”

Quando o perito está impedido de executar perícia?

? Caso o perito não possa exercer suas atividades com isenção, é fator determinante que ele se declare impedido, após nomeado ou indicado, quando ocorrerem as situações previstas nesta Norma. Quando nomeado, o perito deve dirigir petição, no prazo legal, justificando a escusa ou motivo do impedimento.

O que acontece se o perito não entregar o laudo no prazo?

Art. 432. Se o perito, por motivo justificado, não puder apresentar o laudo dentro do prazo, o juiz conceder-lhe-á, por uma vez, prorrogação, segundo o seu prudente arbítrio. Parágrafo único.

Não Consegui Fazer a Perícia de Prorrogação e Agora?

22 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo o perito tem para entregar o laudo?

O perito entrega o laudo. E, em prazo de quinze dias úteis, após, os assistentes entregam seu parecer e os advogados se manifestam sobre o laudo. O prazo de quinze dias corre em paralelo para advogado e assistente.

Qual o prazo para o perito juntar laudo?

477 do Novo CPC. Art. 477. O perito protocolará o laudo em juízo, no prazo fixado pelo juiz, pelo menos 20 (vinte) dias antes da audiência de instrução e julgamento.

Quando o perito-contador deve se declarar impedido?

O perito-contador pode declarar-se suspeito quando, após, nomeado, contratado ou escolhido verificar a ocorrência de situações que venha suscitar suspeição em função da sua imparcialidade ou independência e, desta maneira, comprometer o resultado do seu trabalho em relação à decisão.

Em que situação um perito pode Escusar-se da execução de um trabalho pericial?

- É dever do próprio perito escusar-se, de ofício, do encargo que lhe foi atribuído, na hipótese em que seu conhecimento técnico não seja suficiente para realizar o trabalho pericial de forma completa e confiável.

Quando o perito-contador nomeado pelo juiz está impedido de exercer suas funções *?

Quando nomeado em juízo, o perito-contador deve dirigir petição, no prazo legal, justificando a escusa ou o motivo do impedimento. ... Quando indicado pela parte, não aceitando o encargo, o perito-contador assistente deve comunicar à parte, por escrito, com cópia ao juízo, a recusa devidamente justificada.

O que significa Decorrido o prazo do perito?

Indica que foi encerrado o prazo dado para que uma das partes realizasse algum ato no processo.

Quais são as fases processuais de uma perícia?

Geralmente, uma audiência de instrução e julgamento será feita pelas etapas: Tentativa de Conciliação. Argumentação do perito. Produção de provas orais.

Qual o prazo para o perito comunicar as partes?

O laudo pericial deve ser protocolado em juízo em prazo a ser fixado pelo juiz, que deverá ser 20 (vinte) dias antes da audiência de instrução e julgamento (Art. 477 do Novo CPC). As partes serão intimadas para manifestação acerca do laudo pericial, com prazo de 15 (quinze) dias para tal.

É condição para declínio na realização da perícia?

3a Questão (Ref.: 200508129825) Pontos: 1,0 / 1,0 É condição para declínio na realização da perícia intimada: IMPEDIMENTO ILEGAL NÃO HAVER FORÇA MAIOR SER ESPECIALIZADO NA MATÉRIA IMPEDIMENTO LEGAL SER FORMADO NA ÁREA 4a Questão (Ref.: 200508130088) Pontos: 1,0 / 1,0 O parecer de pericial contábil, na esfera judicial, ...

Como o perito deve requerer o prazo suplementar?

antes de vencido o prazo requerer prazo suplementar, sempre por escrito. aguardar ordem do juiz.

Qual o prazo para apresentação da escusa do perito-contador?

§ 1o A escusa será apresentada no prazo de 15 (quinze) dias, contado da intimação, da suspeição ou do impedimento supervenientes, sob pena de renúncia ao direito a alegá-la.

Quando o perito pode recusar?

O perito pode recusar o encargo atribuído pelo juiz, alegando motivo legítimo. Motivo legítimo é aquele que, dentro do razoável, justifica a recusa (fatores pessoais e profissionais).

Quando o juiz pode desconsiderar laudo pericial?

De acordo com o artigo 436 do Código de Processo Civil, o Juiz não fica vinculado ao laudo pericial, podendo formar a sua convicção a partir de outros elementos ou fatos provados no processo.

Em quais situações o perito-contador pode ser punido civil e criminalmente por não cumprir suas obrigações?

Dar, oferecer ou prometer dinheiro ou qualquer outra vantagem a testemunha, perito, contador, tradutor ou intérprete, para fazer afirmação falsa, negar ou calar a verdade em depoimento, perícia, cálculos, tradução ou interpretação: Pena – reclusão, de três a quatro anos, e multa.

O que é considerado impedimento legal?

Impedimento é quando autoridade ou servidor tem sua imparcialidade questionada no exercício de sua função, assim devendo abstém-se imediatamente do caso, constituindo falta grave.

Quais são os casos de impedimento e suspeição a que o perito nomeado está sujeito?

Há suspeição do juiz: I - amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes ou de seus advogados; II - que receber presentes de pessoas que tiverem interesse na causa antes ou depois de iniciado o processo, que aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa ou que subministrar meios para atender às despesas do ...

Qual a diferença de impedimento e suspeição?

O impedimento tem caráter objetivo, enquanto que a suspeição tem relação com o subjetivismo do juiz. ... No impedimento há presunção absoluta ( juris et de jure ) de parcialidade do juiz em determinado processo por ele analisado, enquanto na suspeição há apenas presunção relativa ( juris tantum ).

O que é juntada de laudo?

A juntada de laudo pericial, ainda que se coadune com a tese da defesa durante a sessão de julgamento, após os debates orais, caracteriza cerceamento de defesa, causando a nulidade do julgamento, mesmo que não tenha sido objeto de protesto em plenário. ...

Quanto tempo leva para o juiz dar a sentença de uma perícia judicial?

Contestação da perícia (talvez não aconteça por não precisar da perícia): 30 dias; Depoimento de testemunhas (se for preciso) em outro lugar (cidade ou estado diferente): cerca de 90 dias: Prazo para razões finais (informações finais trazidas pelo advogado e pelo INSS): 45 dias; Prazo para sentença: entre 3 e 6 meses.

Quanto tempo demora para sair o resultado da perícia judicial?

Além disso, o juiz, na maioria dos processos, já determina que seja designada uma perícia médica, e nomeia um perito judicial, isto é, uma perito que não do INSS. É um perito de confiança do juiz. O tempo que leva do despacho do juiz até a realização da perícia, são, em média, 60 dias.

Artigo anterior
O que ajuda a manter o peso?
Artigo seguinte
O que deve constar na justificativa de um projeto?