Quando fazer drenagem linfática?

Perguntado por: Ivan Santiago de Teixeira  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (25 avaliações)

Assim, a drenagem linfática é indicada nos seguinte casos:
  1. Durante a gravidez;
  2. Após cirurgia plástica;
  3. Após o tratamento do câncer para combater o linfedema;
  4. Lesões e traumatismos nos músculos, tendões ou articulações;
  5. Durante o período menstrual;
  6. Após qualquer cirurgia;
  7. Em caso de celulite;

Quando devo fazer drenagem linfática?

Recomenda-se a frequência de 3 vezes na semana até o primeiro mês, sendo que após esse período as sessões podem ser mais espaçadas, como 2 vezes na semana, evoluindo para 1 vez na semana. Essa avaliação da frequência será feita pelo fisioterapeuta, de acordo com a necessidade apresentada.

Quais os benefícios da drenagem linfática?

Benefícios da drenagem linfática
  • Ajuda a combater e a evitar o inchaço e a retenção de líquidos;
  • Evita a formação de celulites;
  • Elimina as toxinas do corpo;
  • Colabora no processo de cicatrização de lesões e na recuperação de cirurgias plásticas;
  • Melhora a circulação sanguínea, a venosa e a linfática;

Quantas sessões de drenagem linfática são necessárias para dar resultado?

Resultado: Na primeira sessão já é possível perceber diminuição do inchaço nos membros, mas o ideal, segundo Daniel, é fazer de 5 a 10 sessões para se ter um resultado duradouro. "Já vi o resultado se manter por até 6 meses após 10 sessões. Mas depende muito do problema da pessoa.

Quanto custa uma sessão de drenagem linfática?

O preço de uma sessão de drenagem linfática pode variar bastante de acordo com a clínica, com a localidade e o profissional. Em média, cada sessão custa em torno de R$ 40 a R$ 100, podendo ser ainda mais cara.

Drenagem Linfática Corporal - Aula Prática Completa! | Gabi Tuller

24 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura o resultado da drenagem linfática?

O resultado de uma massagem bem-feita, seja ela modeladora, drenagem linfática etc., dura, normalmente, de dois a três dias, pois esse é o tempo que o sistema linfático leva para desacelerar e voltar ao que era antes. Por isso, o interessante é fazer as massagens por duas ou três vezes por semana.

Quantas sessões de drenagem linfática por semana?

Portanto para que os resultados sejam efetivos a Drenagem Linfática deve fazer parte da sua rotina. Se o seu caso for de muita retenção de líquido, ela pode ser feita diariamente ou 3 vezes por semana, podendo ser utilizada também em casos de pré e pós-operatório.

Como manter o resultado da drenagem linfática?

Aposte em uma atividade física: segundo Thais Pepe, dermatologista de São Paulo, a atividade física propicia aumento do retorno nervoso, potencializando os efeitos da drenagem linfática. Por isso, vale a pena investir em exercícios, ainda que sejam leves, como uma caminhada de 30 minutos por dia.

Para que serve drenagem linfática na barriga?

Combater o inchaço

A drenagem linfática ajuda a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos, porque, através das massagens, ajuda drenar líquidos e toxinas até aos gânglios linfáticos, facilitando a sua eliminação.

O que é drenagem linfática emagrece?

Drenagem linfática emagrece.

Embora a DLM ajude a eliminar o excesso de líquidos e de toxinas do organismo, desinchando a região que antes estava inchada, ela não promove perda de gordura corporal. Ou seja, não emagrece.

O que a drenagem pode fazer por você?

5 motivos para fazer drenagem linfática
  • Diminui a retenção de líquidos. ...
  • Melhora a aparência da celulite e reduz medidas. ...
  • Acelera a recuperação de cirurgias. ...
  • Alivia incômodos em gestantes. ...
  • Promove relaxamento e bem-estar.

Como drenar a barriga?

Fazer movimentos de pressão com a lateral da mão em volta do umbigo em direção à crista ilíaca, e depois da crista ilíaca até o região inguinal. Repetir entre 5-10 vezes de cada lado; A drenagem da parte lateral da barriga deve ser de cima para baixo, pressionando suavemente a pele até chegar ao quadril.

Quem deve fazer drenagem linfática?

A drenagem linfática deve ser realizada por profissionais habilitados, como fisioterapeutas e massoterapeutas.

Quanto tempo de uma drenagem para outra?

O ideal é que o procedimento seja feito uma vez por semana. O tempo de duração do tratamento depende de caso a caso.

Quais os efeitos colaterais da drenagem linfática?

Em entrevista para o site Guia do Bebê, a fisioterapeuta Samanta Cordeiro esclarece que quando realizada da maneira errada durante a gravidez, a drenagem pode gerar o comprometimento da circulação, hematomas, dores intensas, eritema (vermelhidão), deslocamentos de trombos, micro-varizes, e até mesmo a piora do quadro ...

Como fazer uma drenagem linfática na barriga?

Drenagem: Posicione a palma das mãos na altura da costela e faça movimentos de cima para baixo em direção às virilhas, pressionando a barriga e friccionando os dedos. Repita os movimentos entre 10 e 15 vezes.

O que fazer após drenagem linfática?

Beber água antes e depois da drenagem linfática ajuda a reduzir a retenção dos líquidos e facilita na eliminação das toxinas do organismo. Portanto, beber a quantidade de água adequada diariamente é fundamental para manter-se saudável e contribuir no funcionamento do sistema linfático.

O que comer depois da drenagem linfática?

– Alimentos ricos em fibras como cereais integrais, aveia e leguminosas. Para além do consumo privilegiado destes alimentos, é importante aumentar a ingestão hídrica, seja através do consumo de água ou de chás e infusões. Sugerimos o chá verde, o chá de dente de leão, o chá de cavalinha e o de hibisco.

É melhor fazer drenagem antes ou depois do treino?

“É muito interessante fazer a drenagem, principalmente após os treinos, pois gera uma maior oxigenação local que auxilia no descanso dos músculos”. De acordo com Priscila, o sistema linfático tem como função retirar os líquidos em excesso do organismo e transportá-los ao sistema circulatório.

Quantas vezes por semana fazer drenagem pós operatorio?

O número de sessões da drenagem linfática pós cirúrgica sempre depende do profissional que vai executar a massagem. Sendo assim, não se tem uma quantidade de vezes por semana exata que o paciente deve fazer a drenagem, e sim a quantidade de vezes que funciona para ele obter os melhores resultados.

Qual o resultado da drenagem?

O resultado da Drenagem Linfática é a diminuição do inchaço (provocado pela retenção de líquido, por problemas na tireoide ou pelo ciclo menstrual), a diminuição da celulite, a melhora na aparência da pele e o relaxamento muscular.

Quais profissionais podem fazer massagens?

O massoterapeuta é um profissional com formação técnica para executar diferentes tipos de massagem orientais e ocidentais. O curso técnico em Massoterapia tem, em média, dois anos de duração.

Como fazer drenagem linfática em si mesmo?

Movimentos da drenagem linfática manual

Já com a mão em forma de conchinha, faça também movimentos lentos e de leve compressão, como se estivesse bombeando a pele. Repita entre cinco a dez vezes nas regiões dos corpos que apresentam gânglios linfáticos.

Qual a massagem para tirar barriga?

Quatro tipos de massagens para emagrecer
  1. Drenagem linfática. A drenagem linfática é um tipo de massagem para emagrecer que se utiliza de movimentos lentos, com sentido certo e toque leve. ...
  2. Massagem modeladora. ...
  3. Massagem modeladora com ventosas. ...
  4. Massagem redutora.

Artigo anterior
Como engordar de forma rápida?
Artigo seguinte
Como pagar o CCM?