Quando fazer a calagem do solo?

Perguntado por: Martim César de Vaz  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (69 avaliações)

A princípio, a calagem deve ser realizada 3 meses antes do plantio da lavoura. O calcário deve incorporado uniformemente ao solo, até a profundidade de 20 cm, pode ser distribuído manualmente (a lanço), ou com aração e gradagem (plantio convencional).

Quando é necessário fazer calagem do solo?

Segundo Caires, a calagem em plantio direto deve ser feita:
  • Apenas em solo com pH menor que 5,6 (CaCl2) ou com o V% menor que 65, isso tudo na camada de 0 a 5 cm;
  • O cálculo deve ser feito pelo método de elevação da saturação por bases para 70% (considerando a análise de solo de 0 a 20 cm);

Em qual momento o calcário deve ser aplicado quando necessário?

"A calagem deve ser feita com antecedência de três meses antes do plantio para que haja tempo suficiente para a reação do corretivo, com o início das chuvas." Já no sistema plantio direto, como não há movimentação mecânica do solo, o calcário aplicado na superfície do solo não deve ser incorporado.

Quando devemos realizar uma nova calagem?

A época de realizar a calagem é de três meses (90 dias ) antes do plantio, no mínimo, para ocorrer as correções necessárias da acidez e da fertilidade do solo.

Quanto tempo dura a calagem?

Outro benefício importante é que a calagem tem efeito residual de 5 anos, dependendo da dose aplicada, podendo chegar a até 20 anos.

Como calcular a calagem no solo? Resolvemos com um exemplo prático!

42 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura o efeito do calcário?

Na melhor das situações, um bom calcário tem seus efeitos sobre a solução dos solos três meses depois da aplicação, tempo em que reagiu apenas cerca de 30% do total aplicado e em que nesse período tenha o solo água suficiente para as reações esperadas.

Qual a validade do calcário?

Os sacos devem ser armazenados sobre estrados, distantes, no mínimo, 30 cm das paredes, em local coberto, seco e arejado. As pilhas deverão ter, no máximo, 12 sacos de altura. Validade do produto indeterminada, se mantidas as condições de armazenamento.

Como calcular a necessidade de calagem?

O cálculo de calagem baseado no método da elevação da porcentagem de saturação de bases consiste na seguinte fórmula:
  1. t.ha-¹ de calcário = (V2 – V1).T/PRNT.
  2. V2 = 70% (saturação por bases desejada) ...
  3. t.ha-¹ de calcário = Y.[Al³+ – (mt.t/100)] + [X-(Ca²+ + Mg²+)].100/PRNT.
  4. X= exigência em cálcio e magnésio pela cultura.

Quando usar calcário dolomítico?

Assim, o calcário dolomítico é um insumo utilizado para a correção de acidez no solo que também é capaz de fornecer magnésio. Por essa razão, sua aplicação é recomendada em cultivos que tenham o magnésio como macronutriente.

Porque corrigir e adubar o solo?

A correção do solo tem como objetivo principal estabelecer o equilíbrio entre cátions e íons no solo para que as plantas se desenvolvam de forma saudável evitando a presença de pragas e doenças e assim aumentar a produtividade do plantio. ... Por meio da análise de solo pode-se saber como está a saúde da terra.

Para que serve calcário nas plantas?

Portanto, a aplicação do calcário no solo (calagem), além de corrigir a acidez do solo, também fornece os macronutrientes cálcio (CaO) e magnésio (MgO), neutraliza o efeito fitotóxico do alumínio e do manganês, aumenta a disponibilidade de elementos nutrientes para as plantas, e potencializa os efeitos dos ...

Como usar o calcário na Terra?

1- Distribua uniformemente sobre o terreno metade da quantidade de calcário sobre o terreno e realize a aração o mais profundo possível. 2- Distribua a outra metade da quantidade de calcário sobre o terreno arado e passe a grade niveladora. Dessa forma, o calcário ficará bem distribuído por toda a camada arada do solo.

Pode jogar calcário em cima do capim?

Como grande parte dos solos brasileiros, por formação geológica, são ácidos, esse manejo é imprescindível para o bom desenvolvimento da forrageira (capim). Além da correção da acidez, a calagem (processo de aplicação do calcário no solo) fornece suprimento de cálcio e magnésio para as plantas.

Por que devemos fazer a calagem do solo?

Os solos brasileiros são ácidos em sua maioria. ... Os principais objetivos da calagem são: eliminar a acidez do solo e fornecer suprimento de cálcio e magnésio para as plantas.

O que pode ser feito no solo calcário?

O calcário é uma rocha composta, basicamente, de carbonato de cálcio. Ele é o material mais abrangente dentro da indústria podendo, dependendo do processo de metamorfismo, servir para a produção de cimento, cal, brita, metalúrgica e, é claro, para os agricultores.

Quais as vantagens da aplicação do calcário?

A aplicação de calcário (calagem) atua na acidez do solo e também há o fornecimento de nutrientes como cálcio e magnésio para as plantas. É importante ressaltar que a verificação não só nutricional é fundamental no preparo do solo para o plantio, bem como também é de suma importância a análise do pH do solo.

Qual a diferença do calcário Calcitico para o dolomítico?

O calcário pode ser dolomítico ou calcítico, escolher entre um tipo e outro depende da necessidade da planta cultivada e da relação Ca/Mg presente no solo. O calcário pode ser dolomítico ou calcítico, escolher entre um tipo e outro depende da necessidade da planta cultivada e da relação Ca/Mg presente no solo.

Por que deve ser utilizado calcário dolomítico para a correção de acides do solo para tomate?

Deve-se preferir o uso do calcário dolomítico, que fornece simultaneamente cálcio e magnésio.

Pode dar calcário dolomítico para galinhas?

A principal restrição ao uso de calcários dolomíticos como fonte de cálcio é o conteúdo elevado de magnésio, quando comparado à farinha de conchas, uma vez que o excesso deste íon pode trazer prejuízos à absorção de cálcio, limitando seu uso, efetivamente comprovado, com poedeiras, por extensos trabalhos desenvolvidos ...

Qual é a fórmula da necessidade de calcário?

ha-¹ de calcário = (V2 - V1). T/PRNT, em que: V2 = 70% (saturação por bases desejada); V1 = saturação por bases atual (análise de solo) = [(Ca²+ + Mg²+ + K+).

Como calcular Ki e Kr do solo?

K. Ki: é o índice de intemperismo do solo, calculado pela relação SiO2/Al 2O3 x 1,7. Quanto menor o valor significa que o solo é mais intemperizado. Portanto, o índice ki mede o grau de decomposição da fração argila presente no solo.

Como calcular o SMP?

O método consiste em adicionar um volume de solução tampão na amostra de solo e a leitura do pH em suspensão da amostra representa o índice SMP.

Pode jogar calcário com chuva?

Um cuidado a ser tomado é a não aplicação do calcário em solos úmidos, pois a aplicação não é uniforme por causa da aderência do corretivo aos grãos de solo úmido.

Quais os problemas causados pelo uso excessivo de calcário?

Normalmente o calcário altera o pH do solo. Altera muito mais quando amontoado em determinada área da lavoura. A elevação do pH a níveis muito altos aumenta ou diminui a disponibilidade dos nutrientes.

Artigo anterior
É normal ter mãos e pés gelados?
Artigo seguinte
Quando é marcado o tiro livre indireto?