Quando é que se diz que um átomo é estável?
Perguntado por: Lara Castro Lourenço | Última atualização: 22. November 2024Pontuação: 4.4/5 (29 avaliações)
A denominação “regra do octeto” surgiu em razão da quantidade estabelecida de elétrons para a estabilidade de um elemento, ou seja, o átomo fica estável quando apresentar em sua camada de valência 8 elétrons.
Quando se diz que um átomo é estável?
O átomo encontra-se estável quando acontece o emparelhamento de todos os seus elétrons, isto é, quando estão todas as caixas com dois elétrons cada. Exemplo: Façamos a distribuição eletrônica do oxigênio (O), que possui oito elétrons em seu estado natural.
Quando um átomo é considerado instável?
Como saber se um átomo é instável? Todos os elementos instáveis possuem 84 prótons. Em alguns casos o elemento possui menos prótons e também é radioativo por que a taxa nêutron/próton é muito baixa, tornando-o instável.
O que é um átomo instável?
O núcleo de um átomo é instável quando ele apresenta um número de prótons maior ou igual a 84. Porém, existem algumas exceções, pois há átomos que apresentam um número de prótons menor que 84 e mesmo assim são instáveis, como: Césio (Cs): apresenta 55 prótons em seu núcleo.
O que é átomo estável é instável?
Quando o átomo está estável, é pq ele esta com balanceado, com 8 na sua ultima camada de valência, já quando ele esta instável, é quando ele necessita fazer ligações para poder balancear.
Teoria do Octeto - Brasil Escola
O que é um átomo estável é instável?
Vale esclarecer que os atomos que tiverem espaço para dois eletrons apenas em sua camada de valência, esse já é considerado estável, como ocorre com o Helio (H). Os gases nobres são estáveis já por natureza, e a regra do octeto tem a finalidade de "igualar" os atomos "comuns" aos gases nobres.
Como a estabilidade de um átomo é adquirida?
De acordo com a teoria do octeto, um átomo adquire estabilidade quando alcança a quantia de dois ou oito elétrons na camada de valência durante a realização de uma ligação química com um ou mais átomos.
Quantos elétrons o hidrogênio precisa para ficar estável?
Na verdade, o hidrogênio é a única exceção da regra do octeto, sendo assim, ele fica estável com 2 elétrons.
Qual poderia ser considerado estável de acordo com a regra do octeto?
Um elemento estável deve apresentar 2 ou 8 elétrons na camada de valência.
O que mantém a estabilidade da união entre os átomos?
Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente. Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.
O que garante a estabilidade do núcleo do átomo?
Para que um núcleo seja estável, é preciso que a repulsão elétrica entre os prótons seja compensada pela atração entre os núcleons devido à interação nuclear. Entretanto, um próton repele todos os outros prótons do núcleo, já que a interação eletromagnética é uma interação de longo alcance.
Quantas ligações O carbono precisa fazer para ficar estável?
Para alcançar a estabilidade, o carbono deve encontrar mais quatro elétrons para preencher sua camada externa, totalizando oito e satisfazendo a regra do octeto. Assim, os átomos de carbono podem formar ligações com até quatro outros átomos.
Por que os átomos formam ligações químicas?
As ligações químicas podem ocorrer através da doação e recepção de elétrons entre os átomos, que se transformam em íons que mantém-se unidos via a denominada ligação iônica. Compostos iônicos conduzem eletricidade no estado líquido e eles normalmente apresentam um alto ponto de fusão e ebulição.
Quantas ligações o hidrogênio pode fazer?
Nas ligações covalentes (interage com ametais ou com ele mesmo), realiza apenas uma ligação simples.
Quando o hidrogênio fica estável?
A estabilidade do átomo de hidrogênio é alcançada quando ele recebe um elétron na camada de valência (a camada mais externa de um átomo).
Quantas ligações o oxigênio precisa para ficar estável?
Com seis elétrons na camada de valência, o oxigênio só fica estável quando as ligações químicas reúnem mais dois elétrons. Assim, o elemento une-se a dois átomos de hidrogênio e forma a estrutura da água.
Quantos elétrons o magnesio precisa para ficar estável?
Ao ganhar ou perder elétrons, um átomo se transforma em um íon, e a variação do número de elétrons sempre irá ocorrer na camada de valência. No caso, o átomo de magnésio não é estável pela Teoria do Octeto, uma vez que possui dois elétrons na camada de valência.
Porque o hidrogênio se estabiliza com 2 elétrons?
Cada um dos hidrogênios está satisfeito, porque eles estão seguindo a regra do dueto. Esses dois elétrons nessa ligação estão ao redor do hidrogênio e do alumínio. Sendo assim, do ponto de vista do hidrogénio, ele tem um dueto completo. E o mesmo acontece com esse hidrogênio.
Quantos elétrons o fósforo precisa para ficar estável?
No primeiro caso, o fósforo ficou estável com 10 elétrons em sua camada de valência; já no segundo exemplo, o enxofre ficou com 12 elétrons.
Quais são os átomos de maior estabilidade eletrônica?
a) Os átomos de maior estabilidade eletrônica são os gases nobres, pois tem 8 elétrons na camada de valência, com exceção do hélio.
O que faz um elemento ser instável?
O núcleo de um átomo é instável quando a combinação do número de prótons e do número de nêutrons em seu interior não confere estabilidade. De uma forma geral, o núcleo é instável se seu número de prótons é igual ou superior a 84.
O que diz a teoria de Bohr?
A teoria de Bohr explica que os elétrons estão em órbitas específicas em torno do núcleo atômico, que é positivo, e nessas órbitas (chamadas de fundamentais) os elétrons se movimentariam sem perder energia.
Qual foi a ideia de Bohr?
Propôs a existência de um núcleo e elétrons orbitando em sua volta. O modelo atômico de Bohr, proposto em 1913 por Niels Bohr, apresenta os elétrons distribuídos em camadas ao redor de um núcleo.
Qual é a principal característica da pintura de gênero?
Como funciona uma Smart TV 4K?