Quando é necessário fazer uma curetagem?

Perguntado por: Catarina Fabiana de Baptista  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (48 avaliações)

A curetagem é indicada a pacientes com abortamento retido (quando o feto não tem mais batimentos cardíacos, mas não se exteriorizou espontaneamente), abortamento incompleto (quando houve sangramento, mas sem a saída completa do feto e restos ovulares) e em casos de não grávidas que apresentam sangramento excessivo e ...

Quando deve ser feito a curetagem?

Quando é indicada
  1. Retirada de restos ovulares em caso de aborto;
  2. Retirada de restos da placenta após o parto normal;
  3. Para remover o ovo sem embrião;
  4. Para remover pólipos uterinos;
  5. Aborto retido ou infectado, quando os restos encontram-se ali por mais de 8 semanas;

Quais os motivos para fazer curetagem?

A curetagem é um procedimento realizado após processos de abortamento, para a retirada de material biológico que tenha ficado retido no útero.

É necessário fazer curetagem com 9 semanas?

tive um aborto com 9 semanas de gestação, preciso fazer curetagem? Se você já fez uma ultrassonografia e mostrou que o aborto foi completo, a curetagem não se faz necessária. Ela fica reservada para os casos em que ainda há restos ovulares dentro do utero (abortamento incompleto).

Quando se faz raspagem no útero?

Raspagem dos restos ovulares quando há aborto, especialmente quando os restos se encontram por mais de 4 semanas no interior do útero; Retirada de restos placentários em parto normal, quando houver suspeita de retenção de restos placentários. Retirada de tumores benignos (pólipos uterinos);

Curetagem

43 questões relacionadas encontradas

Quem faz cauterização no útero precisa de repouso?

Recuperação do procedimento

Após a cauterização, é recomendável que a mulher fique de uma a quatro semanas sem ter relações sexuais, a depender da rapidez da cicatrização.

Quando faz curetagem tem que ficar de repouso?

A recuperação da curetagem uterina (tratamento) é de cerca de 3-7 dias, devendo a mulher permanecer em repouso para prevenir aparecimento de complicações, que são raras, mas podem surgir sangramentos, infecções uterinas, perfuração do útero, bexiga ou alça intestinal.

Como é um aborto espontâneo de 9 semanas?

Principais Sintomas de Aborto Espontâneo

Corrimento vaginal com forte odor. Sangramento vaginal com coágulos. Dor intensa na cabeça. Cólica forte.

É necessário fazer curetagem com 3 meses?

Até 8 semanas de gravidez, a grande chance é de ocorrer um abortamento completo e de a curetagem não ser necessária. Acima de 8 semanas, o risco é de um aborto incompleto é uma curetagem pode ser necessária. O seu caso precisa ser revisto. Converse com o seu médico.

O que pode acontecer se não fazer a curetagem?

Sem a curetagem, os restos placentários apodrecem no útero da mulher, ocasionando infecções gravíssimas, a retirada do útero e até a morte. Embora a curetagem, apesar de a maioria das mulheres desconhecer, não ser um procedimento inofensivo, ela é necessária em casos de abortos provocados.

O que fazer para expelir o feto morto?

A curetagem é um procedimento realizado pelo ginecologista, em que se faz uma limpeza do útero através de raspagem da parede do útero e a aspiração manual intra-uterina consiste na aspiração do interior do útero com uma espécie de seringa, para eliminar o embrião morto e restos de um aborto incompleto.

O que faz perder o bebê no início da gravidez?

São fatores de risco:

Vício em álcool e em drogas ilícitas. Uso de medicamentos, como anti-inflamatórios, caso ingeridos perto do período de concepção. Baixo ou alto peso: Mulheres com o Índice de Massa Corporal (IMC) inferior a 18,5 ou superior a 25 também têm maiores chances de perder o bebê.

Como saber se o feto foi expulso?

Quais são os sinais do aborto retido?
  1. Sangramento vermelho vivo ou em cor marrom;
  2. Dor pélvica;
  3. Desaparecimento dos sintomas gestacionais (náuseas, vômitos, frequência urinária elevada);
  4. Ausência de crescimento no volume uterino e da barriga.

Qual o risco de engravidar depois de uma curetagem?

As probabilidades de gravidez depois de uma curetagem são as mesmas que as de qualquer outra mulher com a mesma idade. Isso porque a ovulação pode acontecer logo após passar por uma curetagem, e por isso não é incomum que a mulher engravide logo depois desse procedimento, ainda antes da vinda da menstruação.

Precisa fazer curetagem com 6 semanas?

Uma gravidez de 6 semanas tem grande chance de evoluir para um abortamento completo, isto é, você pode eliminar todos os restos ovulares sem necessidade de curetagem. Você tem o prazo de 4 a 6 semanas para que isso ocorra.

Pode perder o bebê com 3 meses?

Atualmente, é possível fazer um aborto na região dentro das primeiras 24 semanas de gravidez. Em circunstâncias específicas, também é possível fazer um aborto depois desse período - por exemplo, quando a vida da mãe está em risco ou quando a criança nasceria com uma deficiência grave.

O que faz perder o bebê com 5 meses?

Fatores genéticos

A maior parte dos abortos espontâneos (50%) ocorre em decorrência de anormalidades cromossômicas, sendo a Trissomia 16 a mais frequente. Portanto, o risco de perder o bebê está mais relacionado a anomalias genéticas do que a qualquer outro fator.

Como é o coágulo que sai quando aborta?

Podem surgir pequenos coágulos no absorvente. Liberação de coágulos maiores e tecido cinza. Em alguns casos pode ser possível identificar o saco amniótico. Dor e câimbras toleráveis na região do abdômen, coxas e costas, que melhoram com a menstruação.

É normal os sintomas de gravidez desaparecem com 9 semanas?

O desaparecimento dos sintomas gravídicos não é esperado com 9 semanas. Mas a ausência desses sintomas não significa que a gravidez não está indo bem. O ultrassom é fundamental para ver se a evolução da gravidez está adequada. A dosagem do BHCG pode dar indícios de uma evolução esperada.

Qual a cor do sangue quando aborta?

Um aborto espontâneo geralmente é precedido por uma mancha de sangue vermelho-vivo ou escuro ou um sangramento mais evidente. O útero se contrai, causando cólicas.

Como é o repouso da curetagem?

O repouso habitual após uma curetagem por aborto incompleto é de cerca de sete dias. Posteriormente, poderá realizar suas atividades habituais e, inclusive, voltar a usar um contraceptivo, indicado pelo seu médico.

O que sente depois da curetagem?

Depois da curetagem, você deve sentir cólicas leves e um pequeno sangramento, que costumam cessar em alguns dias. Só fique atenta a sintomas como febre, dores abdominais e secreção ou sangramento com odor fétido, que podem ser sinal de infecção e de que há ainda algum material retido.

Quanto tempo depois da curetagem posso ter relação médico responde?

Quanto tempo depois da curetagem posso ter relação sexual. Você deve esperar cessar totalmente o sangramento vaginal e estiver sem for. Geralmente isso ocorrerá após 1 semana mas pode demorar até 15 dias.

O que não pode fazer depois de uma cauterização?

Como é a recuperação após a cauterização
  • Podem surgir câimbras abdominais nas primeiras 2 horas após o procedimento;
  • Podem acontecer pequenos sangramentos até 6 semanas após a cauterização;
  • Deve-se evitar contato íntimo ou utilizar tampões até que os sangramentos desapareçam;

Artigo anterior
Quanto tempo pode ser o mandato de síndico?
Artigo seguinte
O que diz o artigo 55 do Código Penal?