Quando é indicado utilizar divisor de tensão?

Perguntado por: Isabel Kelly Pinheiro Garcia Monteiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (35 avaliações)

A divisão da tensão através de um divisor resistivo tem por finalidade fornecer uma parte da tensão de alimentação para um componente ou circuito. Por exemplo, pode-se utilizar um divisor de tensão para obter 6V numa lâmpada, a partir de uma fonte de 10V, conforme ilustrado na Fig. 4.

Qual a utilidade de um divisor de tensão?

Quando um resistor variável, ou potenciómetro, é utilizado num divisor de tensão, a tensão de saída pode variar continuamente entre zero e valor da tensão de entrada. ... Dispositivos deste tipo são utilizados em equipamento eletrónico para controlar funções como o volume, a tonalidade ou o brilho.

Quando usar divisor de corrente?

O divisor de corrente funciona bem quando você sabe o valor de resistência da sua carga. Como o LED é um diodo e o diodo não é bem descrito como uma resistência, não é algo muito trivial de ser feito.

Em que tipo de circuito se aplica divisor de corrente e de tensão Respectiviamente?

Em um circuito em série, a regra do divisor de tensão é usada para calcular a queda de tensão nos resistores. Em um circuito paralelo, a regra do divisor de corrente é usada para calcular as correntes do ramal.

Quando a tensão se divide?

No circuito série a corrente que passa pelos condutor será sempre a mesma em qualquer ponto, já em paralelo a corrente se divide entre os consumidores. No circuito série, a soma das tensões nos consumidores é igual a tensão da fonte, isto é, a tensão da fonte se divide entre todos os consumidores.

Me Salva! CRC06 - Divisor de Tensão

22 questões relacionadas encontradas

Como a corrente se divide em um circuito?

Na associação em paralelo, a corrente elétrica é dividida entre os diferentes ramos do circuito. A associação em paralelo é obtida quando os resistores são ligados de modo que a corrente elétrica divide-se ao passar por eles.

O que é a primeira lei de Ohm?

A primeira Lei de Ohm afirma que a corrente elétrica que atravessa um dispositivo qualquer é sempre diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada a esse dispositivo. Imagine um aparelho submetido a uma diferença de potencial (ddp) em que flui uma corrente elétrica de intensidade i.

Quais são os tipos de circuitos?

Existem vários tipos de circuitos sendo os principais o circuito em série, circuito paralelo e circuito misto. No circuito em série existem trechos que funcionam de forma independente. No circuito em paralelo, os caminhos funcionam de forma dependente.

Como funciona a divisão de tensão e a divisão de corrente nos circuitos CC?

A corrente que passa por um resistor é igual à tensão dividida pela resistência dele, a tensão é igual à multiplicação da resistência em paralelo com a corrente total e a resistência em paralelo é igual ao produto das resistências dividido pela soma delas.

O que é circuito divisor de tensão?

Um divisor de tensão é um circuito simples de resistores em série. A tensão de saída é uma fração fixa da tensão de entrada. O fator de divisão é determinado por dois resistores.

Quando usar a lei de Kirchhoff?

Leis de Kirchhoff
  1. As Leis de Kirchhoff são utilizadas para encontrar as intensidades das correntes em circuitos elétricos que não podem ser reduzidos a circuitos simples.
  2. A 1ª Lei de Kirchhoff é chamada de Lei dos Nós, que se aplica aos pontos do circuito onde a corrente elétrica se divide.

Como dimensionar divisor de tensão?

calculadora do divisor de tensão calcula a tensão de saída do divisor de tensão baseado no valor do resistor, R1, resistor R2, ea tensão de entrada, VIN. Esta tensão de saída, que é a tensão que cai através da resistência, R2, é calculada pela fórmula, VOUT= VIN (R2/(R1 + R1)).

Como funciona o circuito multiplicador de tensão?

Esse circuito possibilita a obtenção de uma tensão contínua de saída que é múltiplo inteiro do valor de pico de uma tensão de entrada, que neste caso é alternada (quadrada ou senoidal). As chaves ligam e desligam em sincronia com a freqüência da fonte.

Como saber a tensão de um circuito?

- A tensão no gerador elétrico é igual à soma de todas as tensões dos resistores: V = V1 + V2 + V3 + V4 .. - A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R .

Qual é a relação de tensões e correntes em circuitos séries e paralelos?

A principal diferença entre circuito em série e paralelo é a maneira como a tensão e a corrente apresentam-se. A tensão será a mesma em todos os pontos do circuito em paralelo e a corrente poderá variar. Já no circuito em série, é a tensão que pode ser diferente, enquanto a corrente elétrica é a mesma.

Como calcular tensão e corrente de um circuito misto?

Inicialmente devemos encontrar o valor da resistência equivalente para o circuito misto. A corrente elétrica pode ser calculada através da seguinte equação: (U = R . i), e a potência pode ser determinada diretamente dos valores da resistência e da corrente.

O que são circuitos elétricos e como são classificados?

Classificação. Os circuitos elétricos são classificados de duas maneiras: Circuitos de corrente contínua: possuem fontes de tensão e correntes contínuas (que não variam no decorrer do tempo). Circuitos de corrente alternada: possuem fontes de tensão e correntes alternadas (que variam no decorrer do tempo)

O que são os circuitos elétricos?

Circuito elétrico é uma ligação de dispositivos, como geradores, resistores, receptores, capacitores, indutores, etc., feita por meio de um fio condutor, que permite a passagem de cargas elétricas pelos elementos do circuito.

Qual é a diferença entre circuito elétrico e circuito eletrônico?

Os circuitos eletrônicos diferem dos circuitos elétricos por possuírem interligações entre diversos componentes eletrônicos, enquanto os circuitos elétricos somente têm conexões entre componentes elétricos. Antigamente, a montagem de circuitos eletrônicos era executada de forma artesanal e sobre um chassis.

Qual é Lei de Ohm?

A Lei de Ohm é uma fórmula utilizada para calcular a relação entre a tensão, a corrente e a resistência num circuito elétrico. Para os alunos de eletrónica, a Lei de Ohm (E = IR) é tão importante e fundamental como a equação da relatividade de Einstein (E = mc²) é para os físicos.

O que diz a primeira lei de Kirchhoff?

1ª lei de Kirchhoff: lei dos nós

De acordo com as leis de Kirchoff, a soma de todas as correntes que chegam a um nó do circuito deve ser igual à soma de todas as correntes que deixam esse mesmo nó. Essa lei é uma consequência do princípio de conservação da carga elétrica.

O que é a segunda Lei de Ohm?

A Segunda Lei de Ohm é usada para calcular o valor da resistência elétrica e depende de alguns fatores geométricos do corpo. De acordo com a Segunda Lei de Ohm, a resistência de um fio será tão menor quanto maior for a sua espessura.

Em qual circuito a corrente é sempre a mesma?

Em um circuito em série, corrente e tensão se comportam de maneira diferentes sobre as cargas do circuito. O fluxo de elétrons, corrente elétrica, no circuito sempre será o mesmo sobre as cargas, isso porque há apenas um único caminho para a passagem desses elétrons.

Como funciona uma fonte de corrente?

Uma fonte de corrente é um dispositivo elétrico ou eletrônico que mantém uma corrente elétrica constante entre seus terminais independente da carga, ou seja, dos demais dispositivos a serem alimentados pela fonte.

Como funciona o circuito dobrador de tensão?

Quando volta o semi ciclo positivo, o circuito equivalente é o mesmo do primeiro ciclo positivo, mas ai o capacitor C1 está com o valor 2Vp. Ao ficarem em série esta tensão é somada à tensão da fonte e distribuída entre os capacitores, resultando numa tensão de 2Vp no capacitor C2.

Artigo anterior
Qual a importância de limpeza de Registro do Windows?
Artigo seguinte
Quais são os sintomas de uma pessoa carente?