Quando é indicado o uso de antissépticos para realização de curativos?

Perguntado por: Rita Clara de Azevedo  |  Última atualização: 16. Mai 2024
Pontuação: 4.3/5 (13 avaliações)

No entanto, os antissépticos são utilizados sobre a pele ou mucosas, para prevenir ou tratar infecções, limpar feridas ou fazer a higienização das mãos antes de cirurgias, por exemplo.

Por que devemos aplicar antisséptico nos ferimentos?

Antisséptico se refere a tudo o que for utilizado no sentido de degradar ou inibir a proliferação de micro-organismos presentes na superfície da pele e mucosas. São substâncias usadas para desinfectar ferimentos, evitando ou reduzindo o risco de infecção por acção de bactérias ou germes.

Qual é a função do antisséptico?

Ele explica que o antisséptico é um produto utilizado na superfície do corpo para interromper e impedir o desenvolvimento de bactérias e vírus. Pode ter diferentes características: fungicida (contra fungos), virucida (contra os vírus), bactericida (contra bactérias) ou esporicida (contra os esporos).

O que é antisséptico para feridas?

Os antissépticos são utilizados para evitar a proliferação e crescimento de microorganismos, como bactérias e fungos. Feridas e lesões ficam expostas, e é de suma importância mantê-las bem higienizadas e com um curativo bem feito.

Quais os principais cuidados de enfermagem na realização de um curativo?

Lavar as mãos; Fazer registro do curativo e da evolução do processo de cicatrização para acompanhamento da ferida, presença de secreção e drenagem se houver; Fazer orientações ao cliente e /ou família; Organizar a sala.

Tudo que você precisa saber sobre o uso de antissépticos em feridas.

37 questões relacionadas encontradas

Qual a sequência da realização dos curativos?

- Umedecer a gaze com soro fisiológico. - Proceder a limpeza da incisão de dentro para fora, sem voltar ao início da lesão. - Secar a incisão de cima para baixo. - Ocluir com gaze, chumaço ou outro curativo prescrito.

Como deve ser realizado um curativo?

Curativo simples para cortes
  1. Lavar a ferida com água fria corrente e sabão neutro ou soro fisiológico;
  2. Secar a ferida com gaze seca ou pano limpo;
  3. Cubra a ferida com gaze seca e prenda-a com um esparadrapo, band-aid ou curativo pronto, que se vende nas farmácias.

Qual o melhor antisséptico para fazer curativo?

Caso queira usar um antisséptico, aqueles à base de iodopovidona e a clorexidina são os mais recomendados, pois atuam contra múltiplos microrganismos e não interferem no processo de cicatrização.

Qual o melhor antisséptico para curativos?

A limpeza da ferida operatória deverá ser feita com álcool 70, de acordo com as orientações de seu médico assistente. Dependendo da fase de cicatrização que estiver pode também ser usado algo para cicatrização.

Como fazer um curativo antisséptico?

Para fazer o curativo de forma adequada, é preciso escolher o material mais adequado para o tipo de ferida, aplicar um antisséptico e uma pomada na ferida, cobrir a ferida com uma gaze ou uma bandagem esterilizada e prender o curativo com um esparadrapo, uma fita adesiva ou uma película.

Como utilizar o antisséptico?

O uso do enxaguante bucal deve ser realizado após a escovação e o uso do fio dental. Normalmente, a aplicação do antisséptico é realizada duas vezes ao dia, em uma quantidade de 10 a 20 ml, com tempo de aplicação de 30 a 60 segundos.

Qual o tempo de ação dos antissépticos?

O gluconato de clorexidina é um antisséptico de amplo espectro, atuando como bactericida e bacteriostático, tem uma forte tendência a se ligar a tecidos, o que lhe confere um bom efeito residual, tem ação efetiva em 15 segundos e quando associado a álcool tem aumentada a sua persistência antimicrobiana, além disto é ...

Quais os tipos de antisséptico?

Remédios Antissépticos
  • Neopiridin Neo Química 12 Pastilhas. R$ 11,99 R$9,59 20% OFF. ...
  • Ciflogex Spray Menta Cimed 30ml. ...
  • Neopiridin Neo Química Spray 50ml. ...
  • Cutisanol Gel Cristália 100g. ...
  • Flogoral Aché Menta Spray - 30ml. ...
  • Kuramed Spray Cimed 50ml. ...
  • AD-Muc 100mg Biolab 10g Pomada. ...
  • Própolis e Gengibre Apis Vida Spray 30ml.

Como usar antisséptico na ferida?

Deve aplicar o spray a uma distância de aproximadamente 10 cm em toda a área da ferida. As compressas coaguladas ou com crostas também podem ser humedecidas com o Spray para Feridas Hansaplast antes da remoção, de modo a permitir uma remoção fácil.

Pode passar antisséptico em ferida aberta?

Luz afirma que a limpeza do local deve ser feita com água corrente ou soro fisiológico. O especialista diz também que não se deve usar substâncias antissépticas, pois elas atrasam a cicatrização.

Como usar antisséptico no machucado?

Aplique uma fina camada na pele limpa e seca, massageando até completa absorção. Utilizar 3x ao dia, ou conforme orientação médica. Antisséptico para desinfetar e limpar machucados e ferimentos. Limpa a superfície machucada, dificultando a proliferação de bactérias.

Quais são os 3 tipos de curativos?

5 tipos de curativos
  • Alginato. Alginato de cálcio com sódio é uma solução incolor e com rápida absorção pela pele, além de facilitar no desbridamento da ferida. ...
  • Hidrogel. ...
  • Carvão ativado. ...
  • Antissépticos. ...
  • Hidrocolóide.

Quais os benefícios do antisséptico?

A principal função do sabonete antisséptico é a higienização e desinfecção da pele. Isso é feito por meio de seus ingredientes, que ajudam a reduzir e prevenir a proliferação de vírus, fungos e bactérias na região. Ele é um aliado na hora de remover profundamente todo tipo de impureza que possa existir na sua pele.

O que é uma ação antisséptica?

Um antisséptico é uma substância que interrompe ou retarda o crescimento de micro-organismos. Ele é usado com frequência ​​em hospitais e outros ambientes médicos para reduzir o risco de infecção durante a cirurgia e outros procedimentos.

Qual a forma correta de fazer um curativo em um ferimento?

Lavar a ferida com água fria corrente e sabão neutro ou soro fisiológico; Secar a ferida com gaze seca ou pano limpo; Cobrir a ferida com gaze seca e prende-la com um esparadrapo, band-aid ou curativo pronto, que se vende nas farmácias.

Qual remédio usar para curativos?

As principais pomadas cicatrizantes incluem:
  1. Sulfato de neomicina + bacitracina zíncica. ...
  2. Gel de silicone. ...
  3. Sulfato de cobre e zinco. ...
  4. Colagenase. ...
  5. Dexpantenol. ...
  6. Fibrinolisina. ...
  7. Sulfadiazina de prata. ...
  8. Desoximetasona.

Qual o curativo ideal para ferida aberta?

Curativo Adesivo de Hidropolímero

Absorve o exsudato e expande-se à medida que a absorção se faz. Indicação: feridas abertas não infectadas com leve a moderada exsudação. Contra indicação: feridas infectadas ou com tecidos necrosados.

Quais são os 4 tipos de curativos?

Existem muitos tipos de machucados e consequentemente várias soluções possíveis, fique atento para os tipos de curativos mais comuns no tratamento de feridas abertas:
  • Compressas. ...
  • Curativos adesivos. ...
  • Ataduras. ...
  • Curativo líquido.

Qual o maior cuidado na hora de fazer um curativo?

Fazer curativos requer alguns cuidados, higiene, paciência e, em alguns casos mais complexos, ajuda especializada. Independente do tipo de ferida é importante lavar as mãos e, se possível, calçar luvas limpas, para evitar o risco de contaminação.

Pode usar clorexidina em feridas abertas?

A clorexidina degermante agride o tecido. Não se deve usar clorexidina em feridas. A composição é agressiva ao leito da ferida! Para limpeza das feridas utilizamos apenas soro fisiológico e com cuidado para que o jato não seja feito com muita força e possa lesar os possíveis tecidos de granulação em formação.

Artigo anterior
O que melhora as dores da artrose?
Artigo seguinte
Quanto mais branco mais sujo fica?