Quando é indicado o cateter venoso central?

Perguntado por: Gaspar Freitas  |  Última atualização: 28. Februar 2025
Pontuação: 4.9/5 (33 avaliações)

O Acesso Venoso Central é um procedimento médico delicado recomendado para a medicação de remédios que não podem ser ingeridos ou inseridos convencionalmente na veia. Normalmente é indicado em cirurgias de grande porte ou naqueles pacientes mais graves, internados em unidades de terapia intensiva.

Quando é usado o cateter venoso central?

O cateterismo venoso central é, às vezes, usado para monitorar a pressão venosa central (pressão na veia cava superior, a veia de grande porte que devolve sangue ao coração a partir da parte superior do corpo). A pressão venosa central reflete a pressão no átrio direito quando ele está cheio de sangue.

Quais as indicações para se realizar o acesso venoso central?

Principais indicações de acesso venoso central:
  • Manutenção de acesso venoso por longos períodos;
  • Infusão de medicamentos irritantes quando aplicados extravasculares, como nutrição parenteral total ou quimioterapia;
  • Monitorização hemodinâmica;

São indicações para a instalação de um cateter venoso central exceto?

São indicações para instalação de acesso venoso central, EXCETO:
  1. A. impossibilidade de conseguir acesso venoso periférico.
  2. B. atendimento inicial do paciente em parada cardiorespiratória.
  3. C. uso de drogas vasoativas.
  4. D. nutrição parenteral total.
  5. E. monitorização da PVC (pressão venosa central).

Qual a função do acesso venoso central?

O cateter venoso central (CVC), também chamados de acesso venoso central, é indispensável no manejo do paciente grave na emergência ou unidades de terapia intensiva.

Punção venosa com JELCO, como NÃO errar uma VEIA

29 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo o paciente pode ficar com cateter venoso central?

Os cateteres venosos umbilicais devem ser removidos o mais cedo possível quando não forem mais necessários, mas podem ser utilizados até 14 dias se manipulados assepticamente (categoria II).

Qual a finalidade do cateter venoso central e Intracath?

O Cateter Intracath é indicado na terapia intravenosa central, que é uma via de administração de fármacos em infusões de média e longa duração em pacientes críticos. O produto é um dispositivo estéril introduzido no sistema circulatório por meio de uma punção.

Quem usa cateter venoso central?

O cateter venoso central totalmente implantado (CVC-TI) vem sendo utilizado desde 1983, tornando-se essencial no tratamento de pacientes com câncer(5). Possibilita a infusão de quimioterápicos, hemoderivados e nutrição parenteral, além de coleta de sangue para exames laboratoriais(6-7).

Onde é colocado o cateter venoso central?

É um dispositivo de acesso vascular inserido perifericamente. A ponta está localizada em nível central, na altura do terço distal da veia cava, podendo possuir lúmen único ou duplo. Tem como indicações a administração de antibióticos, terapia nutricional parenteral e na quimioterapia.

Quem coloca o cateter venoso central?

Por se tratar de um procedimento invasivo e maior risco de complicações, a punção do cateter deve ser realizada por um profissional treinado e com habilidade técnica-científica. Dessa forma, o procedimento é executado pelas enfermeiras residentes em onco-hematologia e enfermeiras assistenciais da unidade.

O que pode ser infundido no cateter venoso central?

Os três principais sítios que são “buscados” neste procedimento incluem: veia jugular interna; veia subclávia; veia femoral.

Qual a diferença entre acesso venoso central e periférico?

Existem dois tipos de cateteres: o cateter venoso periférico, que é a introdução de um cateter nos membros, como braço, mão e perna; e o cateter venoso central, que é usado em pacientes que necessitam de quantidades maiores de medicamento e soro, bem como de medicações específicas, como quimioterapia ou dieta parental.

Quais os cuidados com cateter venoso central?

Dentre os cuidados de enfermagem realizados ao paciente em uso de CVC de curta permanência, destacaram-se, nesta revisão, as ações para prevenção de IPCS: higiene das mãos, desinfecção de conexões, antissepsia da pele, curativos, avaliação diária do dispositivo e utilização de bundles.

Quais são os tipos de acesso venoso central?

Existem diversos tipos de acessos venosos centrais, destacando-se os de curta duração, os de inserção periférica (PICC) e os de longa duração, como os semi-implantados (tunelizados) e os totalmente implantados (CVCTI).

Quais as principais contra indicações de passagem de cateter venoso central?

As contraindicações para passagem de acesso venososo central são apenas relativas e incluem: -Coagulopatia; -Trombocitopenia; -Hemotórax ipsilateral ou trombose ou pneumotórax, estenose ou infecção no local proposto para inserção do acesso.

Qual é a função do cateter?

Catéter é um dispositivo utilizado para infundir medicamentos diretamente na corrente sanguínea, sem a necessidade de puncionar veias dos braços. Geralmente ele é necessário para a realização de quimioterapia para câncer.

Quais as vantagens e desvantagens do uso do cateter venoso central?

A análise dos dados mostrou que a principal vantagem foi a diminuição do número de punções venosas. A maioria não identificou desvantagens do uso do catéter. A dificuldade relatada relacionou-se à progressão do catéter e a falta de habilidade profissional quanto aos cuidados com a manutenção do mesmo.

Quais os três tipos de cateter?

Quais os tipos de cateter? O cateter é um tubo usado para ser introduzido no organismo a fim de aplicar medicação e soro ou remover líquidos que não são eliminados naturalmente. Você normalmente encontra cateter venoso, intravenoso, duplo J e nasal.

Qual é a sigla do acesso venoso central?

Cateter Venoso Central (CVC): cateter vascular inserido no coração ou próximo dele ou em grandes vasos para infusão de medicamentos ou nutri- ção, coleta de sangue ou monitorização hemodinâmica.

Pode coletar sangue do acesso venoso central?

Quanto a coleta de sangue através do cateter venoso central, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não recomenda tal procedimento a nenhum dos profissionais, pelo risco de infecção de corrente sanguínea relacionada à cateter.

Como é feito o acesso venoso central?

O procedimento

O acesso venoso central consiste na inserção de um catéter venoso intra-torácico, que pode ser colocado por exemplo na veia cava superior, veia braquiocefálica, veia subclávia e mais comumente na veia jugular interna.

Como fazer para colocar o cateter venoso central?

O CVC é implantado cirurgicamente em uma grande veia situada no tórax ou pescoço e deslizado até atingir a veia cava superior. O cateter é, então, fixado ao tórax. Após a inserção, o CVC pode ser utilizado para administrar terapia IV ou para retirar sangue para exames laboratoriais.

O que são cateteres centrais?

Os cateteres venosos centrais de inserção periférica (PICC) são dispositivos intravenosos, introduzidos através de uma veia superficial ou profunda da extremidade superior ou inferior até o terço distal da veia cava superior ou proximal da veia cava inferior.

Quais são as complicações relacionadas ao cateter venoso central?

As complicações relacionadas à cateterização venosa central incluem punção de artéria carótida, pneumotórax, hemotórax, tamponamento cardíaco, infecções, embolia e hidrotórax.

O que não pode fazer com cateter?

Cuidado com a realização de exercícios ou atividades pesadas, como carregar peso acima de 2Kg, movimentos bruscos e com força excessiva podem provocar sangramentos e descolamento do curativo.

Artigo anterior
Pode comer ovo e depois comer laranja?
Artigo seguinte
Como colocar álcool na lamparina?