Quando é cabível liminar?

Perguntado por: Manuel Moura  |  Última atualização: 2. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (10 avaliações)

A liminar pode ser concedida quando há risco de prejuízo a um direito ou interesse protegido pela lei, e a demora na decisão final pode causar danos irreparáveis. O objetivo da liminar é proteger os direitos das partes envolvidas em um processo, garantindo a efetividade da decisão final.

Quais os requisitos do pedido liminar?

Quem pode solicitar liminar? Quem move a ação pode solicitar a liminar caso exista urgência no caso. A decisão do juiz é formada a partir e uma análise, onde ele avalia se o quadro, de fato, precisa ser resolvido com prontidão. Para isso, a decisão envolve o nível de urgência da situação.

Quando pedir liminar ou tutela de urgência?

A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.

Pode pedir liminar no meio do processo?

O pedido liminar é cabível em qualquer fase do processo, devendo-se observar os requisitos de cada tipo de tutela previsto em lei. Em geral, o pedido liminar acompanha a petição inicial ou contestação/reconvenção, mas nada impede que, diante do surgimento de urgência no curso do processo, o pedido seja formulado.

Quais são as medidas liminares?

Decisão judicial provisória proferida nos 1º e 2º graus de jurisdição, que determina uma providência a ser tomada antes da discussão do feito, com a finalidade de resguardar direitos. Geralmente concedida em ação cautelar, tutela antecipada e mandado de segurança.

O que é decisão liminar? #AGUexplica

18 questões relacionadas encontradas

Quando o juiz indefere a liminar?

O que significa pedido de liminar indeferido e deferido? Pedido Liminar indeferido significa que o pleito formulado não foi acolhido pelo juiz. Ou seja, foi negado. Nesses casos, o advogado ou advogada poderá recorrer da decisão através do Recurso de Agravo de Instrumento.

Qual a diferença entre ação cautelar e liminar?

O que a decisão liminar busca fazer é evitar efeitos irreparáveis no decorrer do processo, pois sempre existe uma chance que a decisão final ocorra no sentido de evitar essa ação. Porém, ao se determinar essa medida cautelar, o juiz não está antecipando sua decisão final em qualquer medida.

Como funciona o pedido de liminar?

A decisão liminar é aquela proferida em caráter de urgência, para garantir ou antecipar um direito que tem perigo de ser perdido. Pode ser concedida com base na urgência ou evidência do direito pleiteado. É uma decisão temporária, pois depende de confirmação por sentença de mérito.

Qual artigo da liminar no novo CPC?

Além das tutelas de urgência, pode ser citado como exemplo de decisão liminar o artigo 285-A, CPC, o qual estabelece a possibilidade de proferir sentença de improcedência, com resolução do mérito, antes mesmo da citação, desde que observados certos requisitos.

O que diz o artigo 294 do CPC?

A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência. Parágrafo único. A tutela provisória de urgência, cautelar ou antecipada, pode ser concedida em caráter antecedente ou incidental.

Qual o prazo que o juiz tem para julgar a liminar?

Em alguns casos, o juiz posterga a análise da liminar para ouvir a parte contrária, ou indeferi em razão de entender não ser urgente para a parte autora, ou ainda por inúmeros outros motivos. Análise do Pedido Liminar = Aproximadamente 15 dias. Sentença (decisão final de 1° grau) = Aproximadamente 06 meses.

Quando é possível ocorrer a tutela provisória liminar?

Tutela provisória – Há tutela provisória quando o órgão julgador antecipa os efeitos da tutela definitiva (não importando se a tutela definitiva é satisfativa ou cautelar), bem como quando o órgão julgador, num processo sem natureza cautelar, determina, no curso do procedimento, a adoção de uma medida de natureza ...

Pode pedir tutela de urgência a qualquer momento?

A ANTECIPAÇAO DOS EFEITOS DA TUTELA PODE SER PEDIDA, ATRAVÉS DE SIMPLES PETIÇAO, A QUALQUER TEMPO. PRESENTES OS REQUISITOS, A MEDIDA DEVE SER DEFERIDA, NAO RESTANDO MARGEM DE DISCRICIONARIEDADE PARA O JULGADOR.

Pode entrar com liminar sem advogado?

O grande ponto é: você não deve entrar com um processo sem advogado! Embora a Lei dos Juizados Especiais permita que determinadas ações sejam iniciadas sem a presença de um advogado, a mesma lei impõe vários obstáculos e burocracias para que isso aconteça, o que só pode ser analisado por um profissional da área.

Qual a diferença entre pedido de liminar e tutela antecipada?

A tutela liminar é aquela decidida de pronto pelo juiz, assim que recebe o pedido, sem a manifestação da outra parte. Já a tutela provisória, embora também objetive uma decisão antes de concluída a instrução do processo, pode ou não incluir o contraditório da outra parte antes da decisão.

Quem faz o pedido de liminar?

A decisão liminar é dada pelo juiz que recebe um pedido da parte do litígio e reconhece que o pedido tem caráter urgente e fundamentação jurídica. A decisão liminar é sempre provisória.

Como fundamentar o pedido de tutela de urgência?

As tutelas de urgência possuem como fundamento:
  1. O direito fundamental à jurisdição efetiva (art. 5º, inciso XXXV da CF);
  2. O princípio da isonomia, pois as tutelas de urgência promovem um reequilíbrio de forças, isso porque o ônus do tempo recai sobre aquele que provavelmente não tem direito.

Quais as causas de Improcedencia liminar do pedido?

De acordo com a lei, poderá ocorrer a improcedência liminar do pedido quando os pedidos da petição inicial se fundarem em sentido contrário ao enunciado da súmula do STF ou do STJ. Entretanto, os enunciados da súmula dos Tribunais de Justiça só serão motivo para improcedência liminar quando tratarem de direito local.

Quais são os tipos de tutela de urgência?

301 do Código de Processo Civil de 2015 “A tutela de urgência de natureza cautelar pode ser efetivada mediante arresto, sequestro, arrolamento de bens, registro de protesto contra alienação de bem e qualquer outra medida idônea para asseguração do direito”.

O que é tutela de urgência em caráter liminar?

A tutela urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo. Se for uma liminar de tutela de urgência antecipada deve ser comprovado também que essa tutela pode ser reversível (300, par. 3º. NCPC).

O que acontece quando a liminar não é cumprida?

EXECUÇÃO DE MULTA DIÁRIA. RITO PRÓPRIO. Constatado o descumprimento da decisão liminar, cabível a aplicação da multa diária, contudo, sua execução deve seguir o rito previsto pelos artigos 534 e 535 do Código de Processo Civil , de forma a assegurar a garantia constitucional da ampla defesa e contraditório.

Como pedir liminar na petição?

Eis, então, os dois requisitos para conseguir uma liminar:

1) o advogado precisa demonstrar que você tem direito; 2) o advogado precisa demonstrar que seu caso é urgente; Há uma outra forma de obter uma "liminar", que é quando a pessoa consegue demonstrar cabalmente, de modo irrefutável, que ela tem direito.

Como conseguir uma liminar na Justiça?

Para conseguir uma liminar, é necessário apresentar um pedido ao juiz, acompanhado de documentos que comprovem a existência de um direito ou interesse a ser protegido, o risco de prejuízo e a urgência da medida. O pedido de liminar deve ser apresentado ao juiz competente para julgar a ação principal.

Quando cabe uma medida cautelar?

As medidas cautelares podem ser aplicadas quando não existem os requisitos que autorizam a prisão preventiva, conforme prescreve o art. 321 do CPP.

Quando começa a contar o prazo para cumprimento da liminar?

O prazo para o cumprimento da medida liminar deve ser contabilizado em dias corridos, pois não se trata de prazo para a prática de algum ato processual - mas para a implementação do próprio direito material reconhecido - e tampouco porque não há determinação em sentido contrário.

Artigo anterior
Como se diz olá em Paraguai?
Artigo seguinte
O que é o sistema de castas?