Quando e as Cavalhadas de Pirenópolis?

Perguntado por: Isabela Leite de Vicente  |  Última atualização: 7. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (52 avaliações)

Pela segunda vez na história, as tradicionais Cavalhadas de Pirenópolis, que aconteceriam nos dias 14 e 22 de maio, foram canceladas em 2021, assim como ocorreu no ano passado, por conta da pandemia do coronavírus.

Em qual época do ano acontece a Cavalhada de Pirenópolis?

Ela é realizada nos meses de maio e junho, durante três dias, na Festa do Divino.

Quando se realiza a Cavalhada?

As Cavalhadas, propriamente dita, inicia-se no Domingo às 13:00 h no campo oficial construído para este fim, o Campo das Cavalhadas. Rodeando o Campo são erguidos camarotes rústicos feitos de paus e telhados de palha, semelhantes às palafitas.

Quanto tempo dura as Cavalhadas?

Para os pirenopolinos, as Cavalhadas são a festa mais esperada do ano. Realizadas como parte da Festa do Divino, durante três dias não se fala em outra coisa. Como é feriado municipal, o comércio não abre as portas na segunda e na terça-feira e toda a cidade acompanha as batalhas entre mouros e cristãos.

Qual o significado da Cavalhada em Pirenópolis?

As Cavalhadas de Pirenópolis são uma atração turístico-cultural de Pirenópolis, município do estado de Goiás. A encenação é apresentada após a Festa do Divino Espírito Santo, quando dois exércitos contendo doze cavaleiros cada, durante três dias, se apresentam para um público de milhares de pessoas.

Cavalhadas

34 questões relacionadas encontradas

O que significa a Cavalhada?

Significado de Cavalhada

substantivo feminino Cavalgada. Manada de cavalos. ... substantivo feminino, plural [Folclore] Justas ou torneios em que há jogo da argolinha e outras diversões. (São reminiscências dos torneios da Idade Média, em que os cavaleiros exibiam, em espetáculo público, sua destreza e valentia.).

Qual o objetivo da Cavalhada?

Instituídas pela rainha Isabel, de Portugal, motivada por novos conflitos religiosos, as cavalhadas representam a luta entre os cavaleiros vestidos de azul (cristãos) ou vermelho (mouros), armados de lanças e espadas. ... No final, os cristãos vencem os mouros, que se convertem ao cristianismo.

Quem são esses mascarados?

Mascarados são uma manifestação folclórica de Pirenópolis, que acontece durante as Cavalhadas, na Festa do Divino Espírito Santo. ... E os mascarados são a principal ferramenta da população pirenopolina que quer se expressar, sem ser identificado, claro.

Como é formada a Cavalhada?

A Cavalhada é formada por 12 cavaleiros mouros, vestidos de vermelhos que se posicionam do lado onde o sol nasce, isto é, com as costas para o poente e 12 cavaleiros cristãos, vestidos de azul, que se posicionam do lado do sol poente,isto é, com as costas voltadas para o nascente, dando a idéia de um grande campo de ...

Como as Cavalhadas chegaram no Brasil?

As cavalhadas chegaram ao Brasil com os portugueses e espanhóis, no início do século 16. Enquanto a festa de Pirenópolis tem origem espanhola, a de Palmeiras de Goiás possui tradição portuguesa. O traço comum entre ambas as cavalhadas é a participação da banda de música, com composições típicas da cavalaria.

Como é chamada a festa que ocorre no interior de Goiás na cidade de Pirenópolis?

Cavalhadas em Pirenópolis: tradições e sociabilidade no interior de Goiás.

Qual é a conduta de um cavaleiro das Cavalhadas?

Há, portanto, regras rígidas na conduta dos cavaleiros, há um ritual e normas internas a serem seguidas, o que revela o papel das Cavalhadas como um elo social, uma expressão importante da identidade local e por isso é preciso preservar a imagem de seus personagens, especialmente dos cavaleiros.

Em que consiste a Festa do Divino de Pirenópolis?

É uma grande festa religiosa que cultua o Divino Espírito Santo. ... Esse festejo reúne diversas manifestações religiosas e folclóricas, como as “Cavalhadas de Pirenópolis“, a folia rural, novenas, missas, procissões, roqueira, mascarados, pastorinhas, congadas e apresentações de grupos folclóricos.

O que significa os bois de Pirenópolis?

Conhecidos também como “curucucus” os mascarados de Pirenópolis surgiram nas Cavalhadas há muitos anos. Alguns dizem que a sua origem está ligada a Portugal, podendo também ser de influência africana. Já outros acreditam que os mascarados surgiram para “espantar“ os maus espíritos.

Qual a importância das Cavalhadas para o Estado de Goiás?

Sobre os 200 anos de tradição do evento, o político afirmou que as Cavalhadas busca valorizar a tradição, além de preservar e incentivar a manifestação da história, folclore e religiosidade do povo goiano. “O estado de Goiás conseguiu ser referência nacional na divulgação de eventos culturais e religiosos.

Quando e onde acontece a Cavalhada no Brasil?

A cavalhada é uma festividade folclórica brasileira que ocorre principalmente nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e em estados do Nordeste. É uma festa que se originou na Idade Média, a partir dos torneios entre cavaleiros, e que chegou ao Brasil através dos portugueses.

Quais as características da Festa do Divino?

A Festa do Divino atual

Em Pirenópolis, Goiás, ela é uma mescla de várias manifestações folclóricas. Além das cavalhadas, representando as batalhas entre mouros e cristãos, há a alvorada, os mascarados e representação teatral. Na parte religiosa da festa, há novenas, missas e procissões.

Qual é a origem da Festa do Divino?

A origem remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos designados de Bodo aos Pobres com distribuição de comida e esmolas. Tradição que ainda se cumpre em algumas regiões de Portugal.

Porque a Festa do Divino foi reconhecida como patrimônio?

Por ser uma referência cultural dinâmica e de longa continuidade histórica; 13 Dossiê de Registro da Festa do Divino Espírito Santo de Paraty. p. 108.

Qual o outro nome da Festa do Divino de Pirenópolis?

Festa do Divino Espírito Santo é, sem sombra de dúvida, a maior manifestação popular de Pirenópolis. Esta intensa festa mescla variadas manifestações religiosas e profanas, de diversas origens e significados.

Qual é a festa popular mais antiga de Goiás?

Registros históricos apontam as Cavalhadas de Santa Cruz de Goiás como a festa mais antiga do Estado, segundo o pesquisador Jacy Siqueira.

Quais as danças tradicionais de Goiás?

Danças tradicionais

Danças folclóricas: São manifestações como o congo, o vilão, o Moçambique, a dança do tambor e a catira, entre outras, boa parte das quais com influência africana.

Quais são as festas populares da região Centro-oeste?

Além da Cavalhada e do Fogaréu, são ainda comemoradas as festas a seguir.
  • Folia de Reis.
  • Festa do Divino.
  • Festa de São Benedito.
  • Romarias do Divino Pai Eterno.
  • Congada de Catalão.
  • Nossa Senhora dos Navegantes.

Quais as manifestações goianas mais populares?

10 festas populares e tradicionais goianas
  1. Cavalhadas. As Cavalhadas são celebrações inspiradas nas tradições de Portugal e da Espanha na Idade Média.
  2. Festa do Divino Espírito Santo. ...
  3. Procissão do Fogaréu. ...
  4. Folia de Reis. ...
  5. Festival de Nova Veneza. ...
  6. FICA. ...
  7. Pecuária. ...
  8. Canto da Primavera. ...

Como se chama a festa do Espírito Santo?

A Festa do Divino Espírito Santo é uma das mais antigas e difundidas tradições do catolicismo popular brasileiro. A origem dos festejos está ligada a data do Pentecostes, celebrado cinquenta dias depois da Páscoa.

Artigo anterior
Quem trabalha de segunda a sexta trabalha quantas horas?
Artigo seguinte
Onde está escrito na Bíblia que não recebemos porque não sabemos pedir?