Por que os fenóis não reagem com ácidos?

Perguntado por: Maria Diana Carvalho Faria Abreu  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (16 avaliações)

Essa propriedade ocorre porque os elétrons do anel benzênico realizam ressonância, dando estabilidade para o carbono ligado ao grupo OH, enquanto se forma o ânion fenóxido.

Porque o fenol tem caráter ácido?

Fenol é uma função orgânica caracterizada por uma ou mais hidroxilas ligadas a um anel aromático. Apesar de possuir um grupo -OH característico de um álcool, o fenol é mais ácido que este, pois possui uma estrutura de ressonância que estabiliza a base conjugada.

Por que os fenóis são mais ácidos que os álcoois?

Os fenóis em geral são bem mais ácidos que os álcoois porque o sal resultante (fenolato ou fenóxido) é estabilizado pela ressonância do anel (deslocalização de elétrons).

O que é acidez de fenóis?

Fenóis (pka ~ 10) são mais ácidos que álcoois (pka ~ 15) por poderem deslocalizar a carga negativa pelo anel, mas são menos ácidos do que os ácidos carboxílicos (pka ~ 5).

Por que o fenol é muito mais ácido do que um álcool alifático?

Por outro lado, fenóis (pKa ~ 10) são mais ácidos de que álcoois devido às estruturas de ressonância mostradas a seguir: pKa (fenol) = 9.95 Mais ácido do que álcoois alifáticos, mas menos ácido do que os ácidos carboxílicos !? Etc.

O caráter ácido dos Fenois - Química Orgânica - Química

29 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença entre álcool e fenol?

A grande diferença entre um fenol e um álcool é o carbono ao qual a hidroxila se encontra ligada. Nos fenóis, a hidroxila sempre estará ligada a um carbono do anel aromático, enquanto que nos álcoois, a hidroxila sempre estará ligada a um carbono saturado (que não apresenta dupla ou tripla ligação).

Porque os ácidos carboxílicos apresentam maior caráter ácido que os respectivos álcoois?

Ácidos carboxílicos são compostos polares que possuem pontos de fusão e ebulição maior que o de álcoois devido a carbonila presente em suas estruturas que resulta em ligações hidrogênio dímeras.

O que se refere o termo acidez?

Definição - O que é Acidez (sólidos ou líquidos)

Caracteriza-se pelo valor de PH (potencial de Hidrogênio) da água ou solo. O valor sete corresponde ao PH neutro. Abaixo disso, é ácida. Acima, é básica, ou alcalina.

O que o fenol pode causar?

“Pode provocar desde uma eritema até necrose e gangrena dos tecidos, dependendo do tempo de contato e da concentração das soluções. O maior perigo do fenol é a habilidade de penetrar rapidamente na pele, causando severas lesões que podem ser fatais”1.

O que é basicidade e acidez?

Para Arrhenius, um ácido é uma substância que se dissocia em uma solução aquosa liberando íons de hidrogênio (H+). Já uma base trata-se de uma substância que, em meio aquoso, é capaz de dissociar-se, liberando íons hidróxidos (OH-).

Porque é que o fenol não é um álcool?

Fenol e álcool

Em sua composição o fenol é caracterizado pela ligação entre a hidroxila (ou mais de uma) e um anel aromático. Essa ligação acontece diretamente entre os dois compostos. Já no álcool a hidroxila não está ligada diretamente ao anel aromático.

Quais as propriedades dos álcoois e fenóis?

Algumas propriedades dos fenóis são que, em sua maioria, eles são sólidos, incolores, mais ácidos que os álcoois, polares, tóxicos e atuam como fungicidas e bactericidas. Os fenóis são compostos orgânicos que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado diretamente a um carbono do anel aromático.

Qual é a diferença em termos de grupo funcional entre os álcoois e os fenóis?

A diferença é que os álcoois são caracterizados pela hidroxila ligada a carbonos saturados (que realizam ligações simples), todavia, nos enóis, a hidroxila está ligada a carbonos insaturados (que realizam ligações duplas) em cadeias abertas.

O que determina a acidez de um composto?

Para os ácidos próticos, podemos prever a ordem de acidez através de uma escala de pKa, sendo que o ácido mais forte doa ou transfere o próton com maior facilidade. As bases também podem ser organizadas em ordem de força para a abstração de prótons através do pKb, por exemplo.

Qual é a principal característica da função fenol?

O Fenol é uma função orgânica, ou seja, está constituída de compostos orgânicos (presença de átomos de carbono), caracterizada pela presença do grupo funcional hidroxila (-OH) juntos aos anéis benzênicos (carbono de núcleo benzênico) ou aromáticos (C6H6).

Porque o fenol é usado na manutenção de cadáveres?

O fenol possui a propriedade de matar todos os micro-organismos presentes enquanto o formol, por sua vez, é um fixador de células que impede a decomposição. Este processo químico estabelece um ambiente ascético capaz de resistir a uma invasão microbiana.

Como manipular fenol?

Resultados e discussão: A manipulação dessa substância deve ser realizada utilizando-se luvas, óculos e casaco protetores. Deve-se manter o material em um container bem fechado, armazenando-o em local fresco, seco e bem ventilado.

Para que serve o vermelho de fenol?

A solução de vermelho fenol é usada como um indicador de pH: sua cor exibe uma gradual transição do amarelo ao vermelho na faixa de pH entre 6.6 e 8.0. Acima de pH 8.1, vermelho fenol vira em uma cor rosa brilhante (magenta). Sua utilização é conjugada com o elemento Orto-Tolidina. Ideal para análise de pH em piscinas.

O que é acidez e pH?

O pH é definido como potencial hidrogeniônico, que é uma escala logarítmica que indica com valores de 0 a 14 se a solução é ácida, neutra ou básica. Segundo a Teoria da dissociação iônica de Arrhenius, uma substância é considerada ácida se, em meio aquoso, ela liberar como único cátion o H+ (ou H3O+).

Como se identifica o ácido?

Qualquer substância com um valor de pH entre 0 até 7 é considerada ácida, enquanto um valor de pH de 7 a 14 é uma base. O valor 7 é o neutro, que corresponde à água. Um ácido é qualquer composto químico que, em solução aquosa, libera íons de hidrogênio (H+).

Como pode ser definido um ácido?

Características dos ácidos

São condutores de eletricidade devido à liberação de íons em meio aquoso. Em contato com meio básico, sofrem reação de neutralização, formando como produtos dessa reação sal e água. Alteram a cor da solução na presença de substância indicadora, como tornassol ou fenolftaleína.

Por que os ácidos carboxílicos apresentam temperatura de fusão e ebulição mais alta que os álcoois e cetonas correspondentes?

Visto que os ácidos carboxílicos possuem a hidroxila e o oxigênio, eles realizam ligações de hidrogênio, inclusive realizam o dobro de ligações de hidrogênio que as moléculas dos álcoois. Por esse mesmo motivo, os seus pontos de ebulição e fusão são mais elevados que os dos álcoois.

Qual a diferença entre álcool e ácido carboxílico?

Os álcoois podem ser classificados em primários, secundários e terciários de acordo com o carbono ao qual a hidroxila está ligada. ... Já os ácidos carboxílicos são aqueles que possuem um grupo carboxila, ou seja, COOH, no início ou no final da cadeia, resultado da união de um grupo carbonila (CO) com uma hidroxila (OH).

Qual é o tipo de ligação Intermolecular que os ácidos carboxílicos fazem com os álcoois?

Os ácidos carboxílicos formam ligações de hidrogénio (link forças intermoleculares) mais fortes que as dos álcoois (link alcoois) uma vez que as ligações O-H estão mais polarizadas nos primeiros.

Artigo anterior
O que é o registro L210 na ECF?
Artigo seguinte
Qual curso está em alta 2022?