Quando devo utilizar o CST 060?

Perguntado por: Ricardo Gaspar Soares  |  Última atualização: 1. Februar 2025
Pontuação: 4.3/5 (62 avaliações)

A indicação de CST 60 significa que o produto é tributado e sujeito a substituição tributária e que o ICMS ST já foi retido anteriormente.

Quando se usa o CST 060?

Dessa forma, no momento da venda dessa mercadoria, a nota fiscal deve indicar o CST 060, mostrando que a mercadoria é nacional, tributada e que o ICMS já foi cobrado em operação anterior por substituição tributária.

Qual o CFOP para o CST 060?

2.1. Com emissão de NF-e: - Deverá utilizar CFOP 5.103 (CST 10, 30 ou 70) ou CFOP 5.104 (CST 60), conforme a situação.

O que significa 060?

60 — ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária. 70 — Com redução de base de cálculo e cobrança do ICMS por substituição tributária. 90 — Outras.

Qual a diferença entre o CST 010 e 060?

O CST de ICMS pode mudar para o mesmo produto em situações de vendas diferentes. Por exemplo: O mesmo produto pode ser vendido com CST 060 para dentro do estado, e CST 010 para outro estado que não possui um convênio. Mas mesmo em um único estado de destino, poderá haver mais de um CST a ser usado.

CST 10 e 60 substituição tributária

33 questões relacionadas encontradas

Quais CST tributado a 4 %?

- A tributação do ICMS na operação interestadual de uma mercadoria importada classificada no CST 100 é 4%, já uma mercadoria classificada no CST 000 é 12%, ou seja, a empresa destacou 8% à maior de ICMS.

Qual o CST para o CFOP 5405?

O contribuinte substituído deverá emitir a correspondente documentação fiscal nos termos do artigo 274 do RICMS/2000, com a indicação do CFOP 5405 e o CST 60.

Como saber qual CFOP e CST usar?

É importante observar que o sufixo que compõe o CFOP também é um código em si, denominado CST (Código de Situação Tributária). Este código determinará se a transação é isenta, não tributável, totalmente tributável, parcialmente tributável, diferida e assim por diante. O CST são os dois últimos números do CFOP.

Qual CST usar para CFOP?

Deverão ser utilizados os CFOP 5103 e CST 10, 30 ou 70 ou CFOP 5104 e CST 60 conforme a situação.

Quando usar 5.102 ou 5405?

O CFOP de revenda pode ser 5405 para remessa de mercadoria por conta e ordem de terceiros ou 5102 para venda de mercadoria adquirida de terceiros. A escolha depende do contexto específico da operação.

Como saber se o produto é tributado ou não?

Para saber se a mercadoria ou serviço que sua empresa comercializa está sujeita à substituição tributária, você deve consultar a legislação local, normalmente disponibilizada no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do estado.

Qual a diferença entre isento e não tributado?

Isenção trata-se de um beneficio temporário podendo ser mudado pela Receita e significa que está dispensada a cobrança de tributos, enquanto que Não tributada compreende a não incidência de tributo em uma operação.

O que significa cada CST?

CST é a sigla para Código de Situação Tributária, referente à incidência do ICMS sobre produtos ou serviços comercializados. Ele é formado por três dígitos, cada um deles correspondente a informações sobre o produto ou serviço ao qual se aplica.

Qual o CST de tributação?

Se o produto é de origem nacional e a tributação pelo ICMS ocorreu anteriormente sob o regime de substituição tributária, por exemplo, o CST será 010.

Qual CST usar para destacar ICMS?

7- Para haver o destaque o ICMS deve ser calculado e além disso, no TES o campo F4_CSOSN "Campo Cod. Sit. SN" deve estar como 101 ou 900.

Qual CST usar para CFOP 5.102 Lucro Real?

Para todas as empresas do Regime Lucro Real, cuja a operação seja uma Venda de Mercadoria (CFOP 5102), aplicar a CST 01, Alíq. de PIS de 1,65% e Alíq.

Quando posso utilizar o CST 090?

CST 090 – Nacional com tributação “outras” de ICMS, entenda o que significa. O CST 090 é um código utilizado no âmbito do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para identificar operações com origem nacional e cuja tributação se classifica como “outras”.

O que é CST 041 na nota fiscal?

O CST 41 é uma sigla que representa a “Classificação Tributária” de uma operação que não está sujeita à incidência do ICMS. Em outras palavras, é um código utilizado para identificar operações em que o imposto não é cobrado, seja de forma temporária ou definitiva.

Como inserir CST na nota fiscal?

1) Edite o item da nota fiscal, clicando no ícone lápis. 2) Na tela de edição do item, é exibida a lista de impostos. 3) Selecione o ICMS e altere o CST.

Quando uso CST 041?

41 - Não tributada: Indica que no tipo da operação não existe a incidência do ICMS, um exemplo é nas exportações de mercadorias (Constituição Federal, Art. 155 X, a).

Quando usar CST 04 PIS e COFINS?

CST de PIS/Cofins

1) Os CST de Saída 04 a 09 são exclusivos de operações de receitas (vendas), caso não seja uma operação de geradora de receita deverá ser informado o CST 49. Exemplo: devolução de compras, transferências, remessa para conserto, remessa p/ industrialização, bonificação, demonstração, etc.

Artigo anterior
Como medir o diâmetro de um círculo?
Artigo seguinte
Por que o futebol é tão popular?