Quais são os métodos contraceptivos?

Perguntado por: Guilherme Samuel Machado Moura Matos  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (71 avaliações)

6 métodos contraceptivos hormonais
  • Pílula anticoncepcional. Utilizado via oral, a pílula anticoncepcional é um dos métodos mais conhecidos entre as mulheres. ...
  • Implante anticoncepcional. ...
  • DIU hormonal. ...
  • Adesivo anticoncepcional. ...
  • Anel vaginal. ...
  • Anticoncepcional injetável. ...
  • Preservativos. ...
  • DIU de cobre.

O que são métodos contraceptivos Cite exemplos?

Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que têm vida sexual ativa e querem evitar uma gravidez. Além disso, a camisinha, por exemplo, protege de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Quais são os métodos contraceptivos mais eficazes?

Entre os mais utilizados estão:
  • Pílula anticoncepcional – índice de falha 0,1%;
  • Injeção contraceptiva – índice de falha 0,1%;
  • SIU – Sistema intrauterino liberador de levonorgestrel – falha de 0,1%;
  • Implante hormonal – índice de falha 0,1%;
  • Anel vaginal – falha de 0,1%;
  • Adesivo anticoncepcional – índice de falha 0,1%;

Quantos métodos contraceptivos?

Divisão dos métodos contraceptivos

Métodos de barreira; Dispositivo intrauterino (DIU); Métodos hormonais; Método de contracepção de emergência (pílula do dia seguinte).

Qual é o pior anticoncepcional?

Lista de anticoncepcionais que mais causam trombose
  • Selene.
  • Diane.
  • Allestra.
  • Belara.
  • Ciclo 21.
  • Level.
  • Stezza.
  • Mercilon.

Os principais métodos contraceptivos.

44 questões relacionadas encontradas

Qual a melhor opção para não engravidar?

A pílula combinada (progesterona e estrógeno) é o método contraceptivo mais utilizado por brasileiras, de acordo com o Ministério da Saúde. Também é o meio mais seguro para evitar a gravidez, com 99,7% de eficácia, de acordo com a ginecologista e obstetra Leryane Marques Blaszkowski.

O que é um método contraceptivo?

Métodos contraceptivos ou anticoncepcionais são todos os recursos utilizados por homens e mulheres para evitar a gravidez. São cerca de 20 tipos, que podem ser simples, gratuitos, temporários ou permanentes, de eficácia variada e que também podem ser usados para prevenir doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Quais são os métodos contraceptivos tratados no texto?

Os métodos contraceptivos tratados no texto são, respectivamente: a) Preservativo (camisinha), pílulas anticoncepcionais e dispositivo intrauterino. b) Preservativo (camisinha), laqueadura e pílulas anticoncepcionais.

Quais são as vantagens dos métodos contraceptivos?

Vantagens: é fácil de utilizar, não interfere com o contato íntimo, é um método reversível e não altera a flora vaginal. Desvantagens: não protege contra DST's, pode levar a aumento do peso e não pode ser usado em vários casos, como problemas no fígado ou pressão alta.

Quais as vantagens e desvantagens dos métodos contraceptivos hormonais de barreira comportamentais e cirúrgicos *?

Vantagens: confere autonomia para a mulher e não possui efeitos hormonais. Desvantagens: necessita de medição correta pelo médico para tamanho adequado, é fundamental o uso correto para garantir a eficácia, não protege contra algumas ISTs e não está recomendado para pacientes com prolapsos genitais.

É um método regulamentado pela Constituição Federal por meio da Lei 9.263 de 1996 artigo 226 A esterilização cirúrgica masculina é um método que?

Um dos métodos utilizados é a vasectomia ou esterilização cirúrgica masculina, no qual cortam e amarram os canais deferentes. É um método regulamentado pela Constituição Federal pela Lei 9.263, de 1996, artigo 226.

Quais são os métodos contraceptivos hormonais?

Os métodos hormonais de contracepção contêm progestina ou uma combinação de progestina e estrogênio. As opções hormonais incluem o implante, o dispositivo intrauterino (DIU), a injeção, a pílula, o anel e o adesivo.

É verdade que o DIU não é indicado para mulheres jovens já que nem sempre a cirurgia pode ser desfeita?

O método mais eficaz de se prevenir a gravidez é a abstinência sexual. O DIU não é indicado para mulheres jovens, já que nem sempre a cirurgia pode ser desfeita. Após ser retirado da vagina, o diafragma deve ser lavado com água fria e sabão neutro e, depois de seco, deve ser guardado em sua caixinha.

Qual é o princípio de ação do método contraceptivo?

Os métodos contraceptivos impedem a concepção de uma gravidez: os métodos mais modernos agem por meio da interrupção da entrada de espermatozoides no útero ou pela inibição da liberação de óvulos pelo ovário.

O que fazer para evitar a gravidez depois da relação?

A lista de opções é grande. Há, por exemplo, os de barreira: preservativos feminino e masculino, diafragma, DIU (dispositivos intrauterino) de cobre ou de prata e espermicidas. Também tem os hormonais, como anticoncepcional oral ou injetável, anel vaginal, implante, adesivo cutâneo e DIU com liberação de hormônio.

Quais são os métodos contraceptivos hormonais e não hormonais?

Todos os métodos hormonais são incluídos nessas restrições, independente da via de administração (oral, injetável, transdérmico, anel vaginal). Os métodos contraceptivos não hormonais são liberados, como por exemplo, DIU de cobre e preservativos.

O que diz a lei 9263 1996?

LEI Nº 9.263, DE 12 DE JANEIRO DE 1996.

Regula o § 7º do art. 226 da Constituição Federal, que trata do planejamento familiar, estabelece penalidades e dá outras providências. Art. 1º O planejamento familiar é direito de todo cidadão, observado o disposto nesta Lei.

Como funciona o programa de planejamento familiar?

Conforme a lei federal 9.263/96, o planejamento familiar é direito de todo o cidadão e se caracteriza pelo conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal.

Quais são as vantagens e desvantagens do coito interrompido?

É importante frisar que o coito interrompido é um método que pode ser usado por qualquer pessoa, pois não possui contraindicação, além de ser uma alternativa que não afeta a fertilidade do casal. Entretanto, como desvantagem, destaca-se a não proteção contra doenças sexualmente transmissíveis.

Quais as diferenças entre os métodos anticoncepcionais comportamentais de barreira e hormonais?

A tabelinha e o coito interrompido são exemplos de métodos comportamentais. - Os métodos hormonais são medicamentos que contêm hormônios que atuam evitando a ovulação ou dificultando a passagem do espermatozoide através do espessamento do muco.

Quais as desvantagens do anticoncepcional?

Em algumas mulheres, pode causar redução do apetite sexual; A progesterona, hormônio contido nas pílulas, pode causas retenção de líquido e inchaço; Altera a coagulação do sangue, o que pode levar à formação de coágulos dentro dos vasos; Pode causar dores de cabeça, enxaquecas e alterações no humor.

Como usar a tabelinha para evitar a gravidez?

Como calcular a tabelinha
  1. Pegue um calendário contendo um mês de 30 dias.
  2. Anote nesse calendário o primeiro dia da sua menstruação. Esse será o primeiro dia do seu ciclo menstrual. Os primeiros 9 dias da sua menstruação são aqueles em que há menos chances de engravidar. Marque todos eles no calendário.

Artigo anterior
Porque é importante trabalhar a coordenação motora fina?
Artigo seguinte
Qual é o conhaque mais caro do mundo?