Quando devo aplicar fundo preparador?

Perguntado por: Bernardo Ricardo Teixeira Matos Faria  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (28 avaliações)

O fundo preparador de pintura é indicado para repintura, para paredes de gesso, bem como paredes com algum problema como descascando ou que foram pintadas com cal por exemplo.

Para que serve o fundo preparador?

O fundo preparador de paredes possui uma base acrílica ou esmaltada e sua função consiste em potencializar a aderência da tinta sobre a superfície, proporcionando uma fixação mais duradoura.

Quando usar fundo preparador ou selador?

Se você está construindo uma parede e quer garantir um melhor rendimento em massas, texturas e tintas, o selador é imprescindível. Mas, se você precisa fixar bem as partículas que estão esfarelando, para que a superfície fique pronta, firme e forte para receber a pintura, o recomendado é utilizar o fundo preparador.

Precisa passar Fundo Preparador antes de pintar?

– Sempre que se faz uma repintura é preciso usar o fundo preparador? Resposta: Não. Se a parede estiver suja, mas sem partículas soltas, deve-se fazer uma limpeza com detergente e após a secagem um lixamento.

Quanto tempo pra secar o fundo preparador?

No de demãos e Secagem

Final: 4 horas.

FUNDO PREPARADOR OU SELADOR, O QUE USAR NESSE CASO?

33 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo esperar para pintar depois do fundo preparador?

Uma única demão, com intervalo de 4 horas entre o Fundo e a Tinta de acabamento. Não exceder 16 horas entre o tempo da aplicação do fundo preparador para iniciar a aplicação do acabamento.

Pode passar fundo preparador em cima da tinta?

Após, aplique o fundo preparador de pintura, como se estivesse aplicando uma tinta comum. Depois da aplicação, siga os passos normais para aplicação da tinta escolhida para o local. Você perceberá que o uso do fundo preparador melhora a aderência da tinta, bem como sua durabilidade.

O que passar antes de pintar uma parede?

Veja como fazer isso.
  1. Lixe a parede. A lixa usada deverá ser com uma gramatura mais grossa, como de 60 ou 80. ...
  2. Aplique o selador. ...
  3. Aplique a massa corrida. ...
  4. Aplique a tinta. ...
  5. Analise a parede. ...
  6. Limpe a parede. ...
  7. Aplique o fundo preparador. ...
  8. Corrija as imperfeições.

Como pintar paredes que já foram pintadas?

Ao pintar uma parede já pintada o importante é sempre retirar as camadas antigas de tinta que estejam mal pintadas. É preciso retirar toda a parte de tinta que esteja descascando, depois é hora de lixar a parede até deixá-la uniforme.

Como pintar uma parede que está com a tinta tá soltando?

Retirar toda a tinta que se está a soltar ou com má aderência, lixar toda a área para a uniformizar, aplicar um primário promotor de aderência indicado para este tipo de suportes, deixar secar, e depois pintar com uma tinta adequada, lixando suavemente entre demãos.

O que vem primeiro o selador ou a massa corrida?

Depois do selador é necessário aplicar a primeira demão de massa corrida, usando espátula e desempenadeira de aço. Se a parede foi bem rebocada e não contém muitas imperfeições a aplicação é mais tranquila e uma fina camada já é o suficiente.

Quando passar selador na parede?

O selador é recomendado para novas pinturas, enquanto o fundo é usado em repinturas. O fundo preparador é um produto não pigmentado e transparente. Sua função é juntar as partículas soltas da superfície. Assim, evita que a nova tinta que será aplicada desprenda da parede.

Tem que passar selador antes da massa corrida?

Logo após a finalização da construção da parede, é necessário que, antes da aplicação da massa corrida, da tinta e de qualquer outro revestimento, seja aplicado o selador ou fundo preparador para paredes.

Pode passar Fundo Preparador em cima de massa corrida?

Nada impede que você aplique um selador ou um fundo preparador, mas geralmente não há esta necessidade e a aplicação da tinta pode ser feita diretamente sobre a massa corrida que já deve ter sido devidamente lixada e está pronta para acabamento final.

O que passar na parede depois do reboco?

“Se o desejo é um resultado mais rústico, pode tirar partido das imperfeições do reboco, aplicar selador e pintar em seguida. Mas se quer um fino acabamento de qualidade superior, deve-se aplicar a massa corrida ou acrílica, lixar e aplicar a tinta”, recomenda.

Como tirar uma cor escura da parede?

Dicas para cobrir uma tinta escura com uma clara
  1. Lixe a parede. A parte mais trabalhosa é a inicial: lixar a parede. ...
  2. Escolha a tinta certa para a parede. Você precisa saber qual o tipo de tinta foi utilizado anteriormente. ...
  3. Demãos. Para cobrir tintas escuras, suba o número de demãos. ...
  4. Papéis de parede.

Como tirar a tinta velha da parede?

O emprego de um maçarico a gasolina ou a gás ou de uma lamparina permite retirar a tinta mais rapidamente. Faça passar a chama de um lado para o outro, a fim de fundir a tinta que pretende remover, tendo, porém, o cuidado de não danificar a superfície pintada restante.

É preciso lixar a parede para pintar?

Embora não seja necessário lixar para cada parede antes da pintura, pontos ásperos nas paredes, ou locais que tenham sido pintados anteriormente, precisam ser lixados antes de serem pintados novamente. Se a parede de reboco for nova, lixar para retirar areais sobressalientes.

Como preparar uma parede velha para pintar?

COMO PREPARAR PAREDE VELHA PARA PINTURA
  1. Parede esfarelando: o reboco velho deverá ser retirado de toda a parede. ...
  2. Tinta descascando: com uma espátula, será necessário retirar todas as “cascas” e lixar.
  3. Manchas, mofo e sujeiras em geral: lavar a parede velha com água sanitária e/ou sabão neutro é fundamental para limpar.

Como preparar parede crua para pintura?

A primeira dica sobre como preparar a pintura de parede rebocada é o lixamento correto da superfície e, nesse caso, indica-se uma lixa mais bruta de gramatura 60 ou 80. Caso o reboco seja muito irregular, pode subir essa numeração, se for necessário.

Quais etapas para pintar parede?

Conheça as etapas do processo de pintura
  1. PASSO 1: PROTEJA-SE.
  2. PASSO 2: PROTEJA O AMBIENTE.
  3. PASSO 3: LIXE AS SUPERFÍCIES.
  4. PASSO 4: APLICAR SELADOR.
  5. PASSO 5: APLICAÇÃO DE MASSA.
  6. PASSO 6: APLICAÇÃO DA TINTA.

Pode aplicar textura em cima da tinta?

Texturas ou estuque em gesso podem proporcionar a sua casa o charme das paredes estilo velho-mundo europeu. Esse visual pode ser pintado de qualquer cor, podendo ser aplicado na maioria das superfícies, até mesmo em paredes já pintadas.

Pode passar selador em cima de parede já pintada?

O selador, como foi mencionado, não deve ser aplicado em paredes que já estão com tinta e nem sem preparação. Ele é indicado para superfícies como o reboco novo, concreto aparente, blocos de concreto e fibrocimento. Em caso de repintura, você deverá lixar a parede até que ela volte à condição de reboco.

Artigo anterior
Tem área de Psicologia na Marinha?
Artigo seguinte
Quais as regras de acentuação gráfica?