Quando deve ser usado o sistema extensivo de criação?
Perguntado por: Lisandro Davi de Pinto | Última atualização: 6. April 2022Pontuação: 4.8/5 (40 avaliações)
O sistema extensivo de criação deve ser usado quando o valor da terra for considerado baixo, como resultado das condições de solo e de pastagens. Deve ser usado para produção de lã e de animais para consumo, para limpeza de campo, ou para a produção de animais destinados ao abate, com idade mais avançada.
Quando um sistema de produção é considerado extensivo?
Na pecuária, é usual chamar-se de extensivo todo sistema que tem como principal característica a exploração de grande extensão de terra com poucos insumos, equipamentos e mão de obra. O baixo nível tecnológico desse sistema implica em baixa produtividade da terra, no caso ocupada com pastagens.
Qual a diferença entre sistema intensivo de produção e sistema extensivo?
Características da agricultura extensiva
Esse sistema de produção agrícola, ao contrário da agricultura intensiva, é realizado de forma tradicional e trabalha com grande número de trabalhadores; O uso de tecnologia é reduzido ou inexistente.
Quais as vantagens do sistema extensivo?
- Baixa necessidade de investimentos. Por ter uma grande área para pastoreio, os animais podem retirar os insumos da própria terra. ...
- Ideal para o Gado de Corte. ...
- Maior trabalho para Gestão do Gado. ...
- Baixa produtividade e degradação. ...
- Suplementação Mineral.
Quais as vantagens e desvantagens da criação extensiva?
- Sustenta um sistema agroflorestal chamado montado, onde a biodiversidade é muito elevada e o sequestro do carbono é superior às emissões.
- Potencia a qualidade dos produtos provenientes dos animais, como a carne e o leite.
- Requer menos investimento.
O que é criação INTENSIVA e EXTENSIVA | GEOGRAFIA |
Qual é a desvantagem da pecuária extensiva?
A grande desvantagem da pecuária extensiva é justamente a necessidade de ocupar amplas áreas de terra, o que acarreta impacto ambiental e degradação de biomas nativos. Além disso, há ineficiência no controle do desempenho de cada animal, já que o rebanho se espalha pela propriedade.
Quais as vantagens do sistema de criação intensivo?
- melhoria dos índices de conversão alimentar;
- redução da idade de abate e maior ganho de peso;
- elevação da produtividade e viabilidade;
- padronização das rotinas produtivas e do produto acabado;
- menor custo de produção.
Quais as vantagens e desvantagens do sistema intensivo?
A vantagem desse sistema é o baixo investimento enquanto as desvantagens são a ocupação de grandes áreas da propriedade para essa atividade, baixas taxas de desmame, baixa produtividade anual comparada aos outros sistemas.
Qual é a vantagem que justifica o emprego da agropecuária extensiva?
Porém, uma das vantagens desse modelo é o fato de o controle de pragas na agricultura ser realizado por meios naturais, com um menor emprego de fertilizantes, agrotóxicos e outros tipos de produtos químicos.
Como funciona o sistema intensivo?
Este sistema produtivo possui exploração animal de alta tecnologia, de forma a permitir a obtenção de animais com altos rendimentos produtivos no menor tempo possível, buscando uma produtividade máxima por cabeça e por área.
O que é produção intensiva?
A agricultura intensiva é o método mais comum de cultivo do solo e a principal fonte de alimentos em todo o mundo. Baseia-se na obtenção de altos rendimentos e apresenta uma exploração agressiva da terra com o uso sobrante de insumos.
O que é cultivo extensivo?
Na agricultura extensiva são usados os elementos dispostos na natureza sem a inserção de tecnologias, por isso possui uma baixa produtividade. A produção depende unicamente da fertilidade natural do solo; por não usar insumos agrícolas é necessário ocupar grandes áreas de cultivo.
O que é extensivo e intensivo?
O diferencial, basicamente, está na duração dos cursos e no tempo diário de dedicação diária que cada um demanda: Intensivo: seis meses de preparação, indicado para quem possui cinco ou mais horas por dia para estudar; Extensivo: doze meses de preparação, indicado para quem possui quatro horas por dia para estudar.
O que é extensiva e intensiva?
A pecuária intensiva é considerada o oposto da pecuária extensiva. A primeira característica que difere os dois sistemas é a criação feita em áreas menores, em sistema de confinamento. Nele, o gado é separado em lotes e criado em área restrita, que pode ser um piquete, um curral ou uma baia.
São características da agropecuária extensiva?
A agropecuária extensiva é aquela praticada a partir de técnicas mais tradicionais e com baixo teor tecnológico. Na agricultura, ela se caracteriza pela produção com baixos investimentos e com o emprego de uma grande quantidade de trabalhadores.
Onde é praticada a agricultura extensiva?
A agricultura extensiva é praticada em grandes extensões territoriais, nas quais se utiliza técnicas rudimentares e tradicionais para o manuseio da terra, o incremento de aparatos tecnológicos é baixo, e as vezes inexiste, não há uso de insumos para preparações e correções de solo, por exemplo.
Qual das alternativas abaixo apresenta apenas características da agricultura extensiva?
Assinale a alternativa que apresenta apenas características da agricultura extensiva. a) Corresponde à prática agrícola com alta produtividade que utiliza mão de obra qualificada e grande emprego de tecnologia. b) Há rotação de cultura e uso excessivo de fertilizantes e insumos para aumentar a produção.
Quais as desvantagens do confinamento de gado?
- Custo mais alto. De maneira geral, os custos de optar pelo confinamento em um espaço fechado são mais altos e demandam um investimento por parte dos produtores. ...
- Necessidade alta de cuidados e trabalho.
São características da criação intensiva de peixes?
Com o sistema intensivo pode-se obter alta produtividade, algumas vezes acima de 30 toneladas por hectare/ano. Esse sistema tem como característica principal a utilização de pequenos tanques com alta densidade de estocagem e alta renovação de água, se realizado em terra.
Onde se encontra a pecuária extensiva?
A região Centro-Oeste é a que mais cresce no Brasil, sua principal atividade econômica é a pecuária, embora nos últimos anos a agricultura tenha se intensificado, assim como o setor industrial.
O que é pastagem extensiva?
Consiste na criação a pasto, geralmente sem grandes investimentos e com a ocupação de grandes áreas, podendo ser realizada tanto em grandes latifúndios quanto em pequenas áreas familiares. É o cultivo do gado solto, com certa liberdade, considerado ideal para o chamado “gado de corte”.
Quanto tempo dura um intensivo?
Um curso intensivo é mais intenso e tem curta duração, sendo que cada módulo de um curso de idiomas regular dura em torno de cinco meses. O intensivo cumpre o mesmo conteúdo em apenas um mês. Portanto, não é sempre possível estudar assim.
O que significa a palavra intensiva?
1. Que dá mais força. 2. Que torna intenso.
O que é agricultura extensiva de exemplos?
Agricultura extensiva é um tipo de agricultura caracterizada pelo uso de técnicas rudimentares ou tradicionais na produção. ... Um exemplo é a agricultura familiar ou de subsistência, também produtos mais naturais , mais ecológica e de ocupação descontínua do solo ao longo do ano, em oposição ao sistema intensivo.
Quais são os benefícios da agricultura extensiva?
As vantagens da agricultura extensiva consiste na preservação dos nutrientes e fertilidade do solo, além de controlar pragas e doenças; já as desvantagens estão em torno do baixo nível de produtividade.
Como seguir uma dieta de 1200 calorias por dia?
Quem infartou pode tomar café?