Como descrever um curativo?

Perguntado por: Mafalda Erica Barros  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (6 avaliações)

Caractererização do leito da ferida: aspecto do tecido (tecido de granulação, fibrina, necrose etc); Presença do Exsudato: registrar aspecto, quantidade e odor; Características das bordas (hiperemiadas, maceradas, regulares, irregulares, aderidas, não aderidas, edemaciadas etc.)

Como descrever o curativo?

CURATIVO SIMPLES – realizado por meio da oclusão com gaze estéril no local da lesão,mantendo-a seca e limpa.
  1. CURATIVO OCLUSIVO – realizado na lesão com sua total cobertura,evitando o contato com o meio externo.
  2. CURATIVO ÚMIDO – usado para proteger drenos e irrigar a lesão com determinada solução tópica.

Como fazer Evolução de curativos?

Fechar os curativos primários cobertos com gaze ou compressa, fazendo uma proteção da pele do paciente com adesivo microporoso e vedar com esparadrapo comum, para manter o meio úmido; Observar e anotar o aspecto da lesão e o curativo realizado, na papeleta e no instrumento de evolução de feridas.

Como descrever uma ferida?

Ferida é qualquer lesão que interrompa a continuidade da pele. Pode atingir a epiderme a derme, tecido subcutâneo, fáscia muscular, chegando a expor estruturas profundas.

Como descrever feridas enfermagem?

Avaliação da ferida

Para tanto, é necessário levar em consideração as evidências clínicas observadas quanto à localização anatômica, forma, tamanho, profundidade, bordos, presença de tecido de granulação e quantidade de tecido necrótico, sua drenagem e as condições da pele perilesional.

Curativos: Tipos e Dicas

35 questões relacionadas encontradas

Como se chama ferida na enfermagem?

Ferida ou lesão de pele pode ser definida como uma ruptura estrutural e fisiológica do tegumento cutâneo (pele), da membrana mucosa ou de qualquer parte do corpo, podendo ser causada por agentes físicos, químicos ou biológicos.

Como pode se classificar as feridas?

As feridas podem ser classificadas de três formas diferentes: de acordo com a maneira como foram produzidas, de acordo com o grau de contaminação e de acordo com o comprometimento tecidual. Quanto ao mecanismo de lesão as feridas podem ser descritas como incisas, contusas, lacerantes ou perfurantes.

Como descrever uma ferida Operatoria?

Uma ferida cirúrgica consiste num corte ou numa incisão geralmente efetuada com um bisturi durante uma cirurgia. As feridas cirúrgicas são geralmente fechadas através da aplicação de pontos, agrafos ou de cola cirúrgica.
...
Sinais de infeção:
  1. Eritema.
  2. Aumento do exsudado/pus.
  3. Edema.
  4. Dor.
  5. Febre.

Quais são os tipos de feridas?

As feridas são classificadas de acordo com os mesmos fatores que as causam, divididos nas seguintes propriedades: cirúrgicas, patológicas e traumáticas.
  • Feridas cirúrgicas. São normalmente causadas de forma premeditada e se originam de algum tratamento específico. ...
  • Feridas patológicas. ...
  • Feridas traumáticas.

O que devemos avaliar na ferida?

Nessa avaliação, devem ser considerados fatores como causa e tempo de existência da ferida e presença ou não de infecção. Além disso, é preciso avaliar a dor, a presença de edema, a extensão e a profundida- de da ferida e as características do leito da ferida, da pele perilesional e do exsudato.

Como se faz uma evolução de enfermagem?

Informações do paciente na Evolução de Enfermagem
  1. Procedimentos já realizados (quando houver)
  2. Anotação de enfermagem mais recente.
  3. Resumo da evolução de enfermagem anterior (quando houver)
  4. Resultado prévio dos cuidados anteriormente prescritos.
  5. Prescrições médicas.
  6. Pedidos e resultados de exames.
  7. Interconsultas.

Como fazer anotação de enfermagem exemplos?

Uma anotação de enfermagem eficaz precisa incluir data, hora, assinatura e identificação do profissional com o número do COREN. Além disso, deve constar no documento a observação e o registro de como o paciente chegou até a clínica ou o hospital (de onde veio, se tem acompanhante, se está em condições de locomoção).

Qual curativo fazer primeiro?

O curativo do dreno deve ser realizado separado do da incisão e o primeiro a ser realizado será sempre o do local menos contaminado; O curativo com drenos deve ser mantido limpo e seco.

Como anotar retirada de pontos?

Cada Instituição obtém de seu protocolo do procedimento e de uso de instrumentais, podendo variar a cada local de trabalho. A retirada de pontos faz parte dos cuidados de enfermagem, e devem ser anotados o aspecto da incisão, presença de secreções e deiscência, e o procedimento em si realizado.

São características do curativo ideal exceto?

São consideradas características de um curativo ideal, EXCETO:
  • Não deve permitir troca gasosa, pois a função de oxigenação em relação às feridas não está indicada.
  • Ser permeável às bactérias, funcionando como uma passagem entre a ferida e o meio ambiente.

Como avaliar uma lesão?

Ao avaliar e registrar as características da LP, atentar para os seguintes aspectos:
  1. Localização anatômica;
  2. Estágio;
  3. Tamanho (comprimento, largura e profundidade);
  4. Tipo(s) de tecido;
  5. Cor;
  6. Condição da pele ao redor da lesão;
  7. Bordas da ferida;
  8. Presença de túneis e cavidades;

Quais os tipos de feridas e curativos?

Conheça os tipos de curativos
  • Alginato. As fibras de alginato são derivadas de algas marinhas. ...
  • Hidrocoloide. As coberturas com hidrocoloide são impermeáveis à água. ...
  • Carvão ativado. É uma cobertura composta por tecido de carvão ativado, impregnado com prata. ...
  • Hidrogel. ...
  • Antissépticos.

Quais as doenças que aparecem feridas na pele?

O surgimento de feridas no corpo é um problema que preocupa várias pessoas, sendo que muitos têm dúvidas sobre a causa e, por isso, buscam informações sobre o assunto. Além do incômodo, elas podem indicar outras doenças e complicações mais graves.
...
Acompanhe a leitura!
  • Pé diabético. ...
  • Úlcera venosa. ...
  • Câncer. ...
  • Alergias.

Qual a classificação das feridas quanto à causa?

• Classificação das Feridas

As feridas podem ser classificadas de várias maneiras: pelo tipo do agente causal, de acordo com o grau de contaminação, pelo tempo de traumatismo, pela profundidade das lesões, sendo que as duas primeiras são as mais utilizadas.

Como classificar uma ferida cirúrgica?

Cirúrgica: são feridas provocadas intencionalmente, mediante: Incisão: quando não há perda tecidual e as bordas são geralmente fechadas por suturas. Excisão: quando dá remoção de uma área da pele. Punção: quando resultam de procedimentos terapêuticos diagnósticos.

Qual a característica da ferida cirúrgica infectada?

Clinicamente, a ferida cirúrgica é considerada infectada quando existe presença de drenagem purulenta pela cicatriz, esta pode estar associada à presença de eritema, edema, calor rubor, deiscência e abscesso.

Como as feridas são classificadas quanto ao conteúdo bacteriano?

As feridas podem ser classificadas de acordo com a sua causa, tempo de cicatrização e conteúdo bacteriano: -causa: as feridas podem ser de causa cirúrgica (finalidade terapêutica), traumáticas (acidentes) ou ulcerativas; -tempo de cicatrização: agudas ou crônicas; -conteúdo bacteriano: limpa, contaminada, infectada.

O que é um enfermeiro estomaterapeuta?

O enfermeiro especialista em estomaterapia ou estomaterapeuta (ET) é definido como aquele que possui conhecimentos, treinamento específico e habilidades para o cuidado dos clientes ostomizados, portadores de feridas agudas e crônicas, fístulas e incontinência anal e urinária(1,13).

Qual é a diferença entre uma lesão e ferida?

Alguns autores indicam que toda ferida com mais de 6 meses é considerada lesão crônica. Geralmente, estão associadas a doenças pré-existentes, como diabetes e insuficiência venosa. São exemplos de feridas crônicas as lesões por pressão, feridas do pé diabético, feridas infectadas, úlceras varicosas, entre outras.

O que é o exsudato?

Exsudato é a matéria resultante de um processo inflamatório, que sai dos vasos sanguíneos e deposita-se em tecidos ou superfícies teciduais. Ele é constituído de líquido, células, fragmentos celulares e proteínas. Figura 4.1: Uma ferida inflamada geralmente produz exsudato.

Artigo anterior
O que é infrações auto suspensivas?
Artigo seguinte
Quantas gramas de feijão vai em uma marmitex?