Quais as consequências para o ambiente da retirada e obtenção dos combustíveis fósseis e dos biocombustíveis?

Perguntado por: Andreia Nascimento Pacheco  |  Última atualização: 27. Juni 2024
Pontuação: 4.4/5 (18 avaliações)

Resposta. Resposta: As principais consequências são a poluição do ar (combustão) e também o aquecimento global.

Quais são as consequências do uso de combustíveis fósseis no meio ambiente?

A combustão incompleta desses recursos libera monóxido de carbono, um gás extremamente prejudicial. Além de possuírem impurezas que são liberadas em suas queima, poluindo a atmosfera. Em síntese, a queima de combustíveis fósseis pode causar graves danos ao meio ambiente e à saúde humana.

Quais as consequências para o meio ambiente do uso de biocombustíveis?

Nos últimos meses, cientistas do governo britânico afirmaram após estudos que os biocombustíveis podem trazer mais danos que benefícios. Segundo pesquisadores do país, ao invés de proteger o meio ambiente, a produção da bioenergia pode levar a destruição de florestas, pontos-chave da luta contra o aquecimento global.

Porque biocombustíveis podem amenizar os impactos dos combustíveis fósseis na natureza?

Diferentemente dos combustíveis fósseis e tradicionais, o biocombustível neutraliza a pegada de carbono e reduz a emissão de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera. Além disso, os biocombustíveis são renováveis, uma vez que são criados usando recursos que podem ser reaproveitados ou repostos.

O que são combustíveis fósseis e biocombustíveis?

Combustíveis fósseis são combustíveis formados por meio de processos naturais, como a decomposição de organismos mortos soterrados. Os combustíveis fósseis contêm alta quantidade de carbono, usados para alimentar a combustão. Biocombustível é o combustível de origem biológica não fóssil.

Combustíveis fósseis - Brasil Escola

20 questões relacionadas encontradas

Quais são as consequências do uso dos combustíveis?

Além disso, os combustíveis fósseis causam danos ao meio ambiente pois o dióxido de carbono (CO2), gás liberado durante a queima desse tipo de combustível, é o principal responsável pelo aquecimento global. O dióxido de enxofre também é a causa principal da chuva ácida.

Como os biocombustíveis podem substituir os combustíveis fósseis?

Ambos são fontes renováveis e sua queima produz menos gases e partículas que os combustíveis fósseis, além disso suas plantações consomem CO2 em toda a fase de vida, gerando um ciclo neutro do carbono. Sendo assim, o impacto ambiental é minimizado.

Quais são as desvantagens do uso de biocombustíveis?

Desvantagens dos biocombustíveis
  • aumento dos índices de desmatamento em áreas naturais;
  • avanço das monoculturas de espécies vegetais diversas;
  • impacto ambiental no solo, ar e água fruto das plantações;
  • crescimento do consumo de água e insumos nas plantações;
  • impacto na diminuição da produção de alimentos no mundo.

Quais são os impactos sociais e ambientais provocados?

As principais alterações podem ser citadas como sendo: desmatamento; movimentos de terra; impermeabilização do solo; aterramentos de rios, córregos, lagoas; modificações nos ecossistemas e os grandes problemas ambientais globais como: o efeito estufa; a destruição da camada de ozônio e outros.

Como o meio ambiente é afetado pelo uso contínuo de combustíveis fósseis pela humanidade e quais são as consequências negativas a que já estamos submetidos?

O processo de combustão de também leva à emissão de dióxido de enxofre e de óxidos de nitrogênio, contribuintes da chuva ácida. Outro impacto negativo do uso de combustíveis fósseis para o meio ambiente é a intensificação do efeito estufa e, consequentemente, do aquecimento global.

O que é biocombustíveis e qual sua relação com a poluição?

O biocombustível surgiu como uma alternativa econômica e ambiental aos combustíveis fósseis. Os Biocombustíveis são fontes de energia consideradas alternativas, por serem de caráter renovável e apresentarem baixos índices de emissão de poluentes para a atmosfera.

Qual é o impacto ambiental do biodiesel?

Além da queima de combustível fóssil, os resultados mostram que contribuiu para a elevação do percentual da categoria de impacto acidificação, as emissões provenientes do consumo de energia elétrica do sistema elétrico nacional, muito consumida na etapa de abate e frigorífico.

O que falar sobre impactos ambientais?

Impactos ambientais são ações que promovem a mudança das características físicas dos elementos da natureza. Eles são causados especialmente pela ação humana no espaço geográfico. Há diferentes tipos de impacto ambiental, que, no geral, estão ligados a causas externas, como o desenvolvimento das atividades produtivas.

Que efeitos nocivos para a saúde e para o meio ambiente podem ser causados pela queima dos combustíveis utilizados nos automóveis?

Pode levar a formação de acido nítrico, nitratos (o qual contribui para o aumento das partículas inalá- veis na atmosfera) e compostos orgânicos tóxicos. Além disto, pode levar a formação da chuva ácida, causando danos à vegetação e à colheita (Vesilind e Morgan, 2011).

Quais são as principais consequências da poluição por derramamento de petróleo?

Principais consequências da poluição por petróleo

Formação de uma barreira que impede a passagem de luz e a consequente realização de fotossíntese. Animais podem intoxicar-se, morrer por asfixia, ter seu equilíbrio térmico alterado ou ficarem presos no óleo.

Quais são os 4 impactos ambientais?

Quais são os 4 impactos ambientais? Saiba quais os principais tipos de impactos ambientais causados pelo homem. multiz12 / iStock / Getty Images Plus As ações humanas podem causar diversos impactos ambientais negativos, assim como: poluição do solo e ar, desmatamento e contaminação de lagos e rios.

Quais são os 5 impactos ambientais?

Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.

Como os impactos ambientais afetam a vida das pessoas?

As mudanças ambientais antropogênicas também ameaçam a saúde humana por causar escassez de água e alimentos, aumentar os riscos de desastres naturais, provocar o deslocamento de pessoas e aumentar o risco de ocorrência de doenças infecciosas (Lindahl & Grace et al., 2015).

São exemplos de biocombustíveis?

Os dois principais biocombustíveis líquidos usados no Brasil são o etanol obtido a partir de cana-de-açúcar e, em escala crescente, o biodiesel, que é produzido a partir de óleos vegetais ou de gorduras animais e adicionado ao diesel de petróleo em proporções variáveis.

Quais são as fontes de produção dos biocombustíveis e em outros países?

Biocombustíveis, a agricultura como fonte de energia renovável
  • Plantas aquáticas e terrestres;
  • Resíduos florestais;
  • Óleos vegetais;
  • Resíduos da agropecuária;
  • Resíduos urbanos;
  • Resíduos industriais.

Em qual fonte de energia se enquadram os biocombustíveis?

Os Biocombustíveis são fontes de energia do tipo renovável que se originam a partir de vegetais, como plantas, sementes e frutos, por isso também são chamados de agrocombustíveis. No Brasil, o principal biocombustível utilizado é o etanol, mas existem outros como o biogás e o biodiesel.

Qual seria uma boa alternativa para substituir os combustíveis fósseis?

Alguns exemplos são o etanol e o biodiesel. O etanol é produzido através da cana-de-açúcar, e o biodiesel a partir de óleos vegetais, como a soja e o girassol. O Brasil já é referência mundial quando o assunto é produção de etanol e biodiesel.

Quais as vantagens do uso de biocombustíveis para o meio ambiente?

O etanol, o biodiesel e o biogás são três dos principais tipos de biocombustíveis derivados de matérias-primas como soja, girassol, milho e gordura animal e vegetal. Eles emitem menos gases poluentes da atmosfera e apresentam menor custo quando comparados aos combustíveis fósseis.

Artigo anterior
O que significa a expressão peço vênia?
Artigo seguinte
Qual o papel dos tributos?