Quando começa e quando termina a validade de uma norma jurídica?

Perguntado por: Leonor Luana Sá Oliveira Araújo  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (43 avaliações)

Elaborado em 09/2019 . A norma jurídica válida seria aquela que pertencesse ao sistema jurídico, estando nele posta, ou seja, materializada em linguagem competente. Uma norma inválida é o mesmo que dizer ser ela uma norma inexistente como norma jurídica, ou seja, não está presente no Ordenamento jurídico.

Qual o prazo de validade de uma norma jurídica?

É de 3 meses, após a data de publicação, da entrada em vigor da norma brasileira nos Estados estrangeiros que admitem a norma jurídica brasileira como obrigatória. (§ 1º do Art. 1º da LINDB) O período de tempo existente entre a publicação oficial da norma jurídica e sua entrada em vigor é denominado de vacatio legis.

Como se verifica a validade de uma norma jurídica?

De acordo com Robert Alexy, para que uma norma seja considerada juridicamente válida é necessário que ela:
  1. Seja promulgada por um órgão competente para tanto;
  2. Esteja de acordo com a forma prevista pela lei;
  3. Não infrinja um direito superior, ou seja, seja estabelecida de acordo com o ordenamento jurídico.

Como se dá a vigência da norma jurídica?

Uma norma jurídica possui vigor quando pode obrigar as pessoas e as autoridades, impondo comportamentos. Quando a norma válida se torna vigente, ela ganha vigor ou força para obrigar. Todavia, em algumas situações, mesmo que a norma perca sua vigência e sua validade, ela ainda pode continuar a ter vigor.

O que quer dizer início da vigência?

Início da vigência

Geralmente, uma norma entra em vigor no momento de publicação do texto legal que a veicula. No entanto, pode ser estabelecido no próprio texto legislativo que a norma só passará a viger após certo período de tempo contado a partir da publicação. Tal período é denominado vacatio legis.

Validade, Vigência e Eficácia da Norma Jurídica

20 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre vigor vigência e eficácia?

A vigência está diretamente relacionada à eficácia jurídica da norma. Por sua vez, a eficácia da lei está relacionada à possibilidade de a lei, uma vez válida e devidamente publicada, vir a surtir efeitos junto aos seus destinatários. ... Em regra, a vigência e a eficácia de uma lei se dão ao mesmo tempo.

Como se apura a validade de uma norma jurídica no sistema kelseniano?

Segundo Kelsen, para indagar se uma norma é válida, deve-se encontrar a sua norma fundamental. Além disso, todas as normas que remetem, nas suas indagações de validade, a uma mesma norma fundamental, pertencem ao mesmo sistema normativo.

Quais os requisitos de validade da norma jurídica tributária?

Possui eficácia técnico-formal a lei feita respeitando os dispositivos referentes ao processo legislativo, bem como com a sua publicação e não contrariedade à Constituição Federal. Porém, o que vai determinar se tem vigência ou não é a norma, a qual vai estabelecer, necessariamente, na mesma norma ou em outra.

O que é eficácia de uma norma jurídica?

Eficácia jurídica, por sua vez, significa que a norma está apta a produzir efeitos na ocorrência de relações concretas; mas já produz efeitos jurídicos na medida em que a sua simples edição resulta na revogação de todas as normas anteriores que com ela conflitam.”

Como se pode confirmar a validade de uma norma ética?

A publicação de uma lei no Diário Oficial “é requisito fundamental para sua validade. É a forma pela qual o diploma legal se torna conhecido da sociedade” (VENOSA, p. 104), portanto, é o meio pelo qual demonstra a validade da norma ao saber de todos.

Quais são os requisitos de validade do negócio jurídico?

NEGÓCIO JURÍDICO
  • CONDIÇÕES.
  • A validade do negócio jurídico requer:
  • I - agente capaz;
  • II - objeto lícito, possível, determinado ou determinável;
  • III - forma prescrita ou não defesa em lei.

Qual é a eficácia do direito?

Nas palavras de Hans Kelsen, a “eficácia do Direito significa que os homens realmente se conduzem como, segundo as normas jurídicas, devem se conduzir, significa que as normas são efetivamente aplicadas e obedecidas”.

O que é uma norma efetiva?

Em outras palavras, uma norma jurídica será efetiva se observada tanto pelos aplicadores do Direito como pelos destinatário dessas normas. A eficácia, por sua vez, significa que a norma cumpriu a finalidade a que se destinava, pois, foi socialmente observada, tendo solucionado o motivo que a gerou.

O que é eficácia jurídica e social?

Eficácia jurídica é a capacidade de uma norma de gerar efeitos no meio jurídico, revogando as normas anteriores e impedindo que novas normas sejam introduzidas no ordenamento jurídico. Já a eficácia social é o efeito que a norma produz no meio social, podendo ter aderência pela sociedade ou sendo ignorada.

O que é norma jurídica tributária?

PAULO BARROS DE CARVALHO: A NORMA TRIBUTÁRIA EM SENTIDO ESTRITO É AQUELA QUE DEFINE A INCIDÊNCIA FISCAL, SENDO CONSTRUÍDA PELO LABOR DO CIENTISTA DO DIREITO, CUJO RESULTADO SE APRESENTA NA FORMA DE UM JUÍZO HIPOTÉTICO CONDICIONAL.

Quais são os atributos da norma jurídica?

Atributos jurídicos: Traços técnicos: validade, vigência, vigor, eficácia e justiça. Atributos são encadeados entre si, se correlacionando. Podem ser até vistos como camada interna da estruturação da norma.

Qual a diferença entre existência e validade da norma?

“(…) Quando se diz: 'uma norma vale', admite-se essa norma como existente. 'Validade' é a específica existência da norma, que precisa ser distinguida da existência de fatos naturais, e especialmente da existência dos fatos pelos quais ela é produzida” (KELSEN, Hans. Teoria geral das normas, p.

O que é uma norma jurídica válida para Kelsen?

A norma jurídica, para Kelsen, é a fonte comum de validade de todas as normas pertencentes a uma e mesma ordem normativa, o seu fundamento de validade comum3. A validade não diz respeito à juridicidade, como visto, e nem tampouco à positividade. ... A teoria é normativista, porque o Direito se reduz a norma jurídica.

Como se fundamenta a validade das normas de direito internacional no que se refere ao ponto de vista subjetivo?

Da mesma forma, o motivo para a validade do Direito internacional será uma norma pressuposta, a qual institui o costume como fato criador do Direito. Esta será, em última análise, também o motivo da validade das ordens jurídicas nacionais.

Qual sistema positivista que utiliza a moral para determinar a validade e interpretar normas jurídicas?

Já a teoria do direito, à qual pertence o positivismo jurídico no sentido estrito, analisa a validade e a interpretação jurídica com base na pretensão normativa-impositiva das disposições vigentes.

Qual a diferença entre vigência e vigor?

Vigor é a qualidade da lei em produzir efeitos jurídicos, ainda que a lei tenha sido revogada. Por exemplo, o CC/16 está revogado, mas ele ainda tem vigor porque produz efeitos. A vigência, a seu turno, é o tempo em que a lei existe, é válida e produz efeitos.

O que significa com vigência?

substantivo feminino Particularidade ou estado do que é vigente; que se encontra em vigor e possui resultados: questionar a vigência de uma norma; cessar a vigência de um contrato. Circunstância ou resultado acabado que se encontra em vigor por não ter sido revogado: ele foi preso pela vigência de uma lei.

O que é a vigência de uma lei?

Em termos jurídicos, vigência é o atributo da norma jurídica que, em um determinado tempo e espaço, é destinada a produzir efeitos no mundo jurídico, de modo cogente. ... Vale dizer que toda lei (sentido lato) é criada, promulgada, publicada, entra em vigência até a sua extinção pela revogação.

Quais são as normas de eficácia contida?

As normas constitucionais de eficácia contida são aquelas que possuem aplicabilidade imediata, direta, mas não integral, uma vez que podem ter o seu alcance reduzido por atos do Poder Público supervenientes. ... Parcela da doutrina as classificam em normas constitucionais de eficácia redutível ou restringível.

O que é efetividade do trabalho?

Efetividade é a característica, particularidade ou estado do que é efetivo, ou seja, o que é real, verdadeiro e legítimo. ... Exemplo: a efetividade trabalhista de um funcionário público. A efetividade na administração está ligada à particularidade daquilo que é capaz de atingir suas metas.

Artigo anterior
O que são jogos cooperativos e qual seu objetivo?
Artigo seguinte
O que acontece se usar voltagem menor?