Quando começa a contar o prazo prescricional trabalhista?

Perguntado por: Irina Mafalda Fonseca Ribeiro  |  Última atualização: 20. Februar 2025
Pontuação: 4.7/5 (5 avaliações)

Quando o prazo da prescrição trabalhista começa a contar? O prazo da prescrição bienal começa a contar a partir do término do contrato de trabalho, incluindo a projeção do aviso prévio proporcional ao tempo de trabalho.

Como é feita a contagem do prazo prescricional trabalhista?

CONTAGEM DE PRAZOS

Em regra, os 5 anos contados na prescrição são contados mês a mês e a partir da data do ajuizamento das ações judiciais. Nos casos de extinção do contrato de trabalho, vale ressaltar que o prazo de aviso prévio também deve ser levado em conta, mesmo que indenizado.

O que diz a Súmula 268 TST?

Súmula 268 - Súmulas do TST

A ação trabalhista,ainda que arquivada, interrompe a prescrição somente em relaçãoaos pedidos idênticos.

O que diz a Súmula 308 do TST?

SÚMULA Nº 308 - PRESCRIÇÃO QÜINQÜENAL

Respeitado o biênio subseqüente à cessação contratual, a prescrição da ação trabalhista concerne às pretensões imediatamente anteriores a cinco anos, contados da data do ajuizamento da reclamação e, não, às anteriores ao qüinqüênio da data da extinção do contrato.

Quando ocorre a prescrição no Direito do Trabalho?

Este tipo de prescrição trabalhista está esculpida no artigo 7º, inciso XXIX da Constituição, ela trata do prazo referente ao início do processo em si. O trabalhador possui o prazo máximo de 2 anos após o fim do seu contrato de trabalho para ingressar com uma ação trabalhista.

O que é DECURSO DE PRAZO? O que vem depois de decorrido o prazo?

28 questões relacionadas encontradas

Quais são as 2 formas de prescrição trabalhista?

  • Justiça do Trabalho.
  • Prescrição Quinquenal.
  • Prazos Processuais.
  • Precrição Intercorrente.
  • Precrição Bienal.
  • Prescrição.

O que interrompe a prescrição trabalhista?

Sabemos que a causa mais comum de interrupção da prescrição trabalhista é a propositura da ação, independente de citação válida ou não da reclamada.

O que diz a Súmula 439 do TST?

SÚMULA N.º 439 - DANOS MORAIS. JUROS DE MORA E ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA. TERMO INICIAL. Nas condenações por dano moral, a atualização monetária é devida a partir da data da decisão de arbitramento ou de alteração do valor.

O que diz a Súmula 363 do TST?

Súmula nº 363 do TST

37, II e § 2º, somente lhe conferindo direito ao pagamento da contraprestação pactuada, em relação ao número de horas trabalhadas, respeitado o valor da hora do salário mínimo, e dos valores referentes aos depósitos do FGTS. Nº 363 Contrato nulo.

O que diz a Súmula 362 do TST?

A Súmula 362, que trata do prazo prescricional relativo a FGTS, foi alterada em função de decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria, no Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 709212, com repercussão geral reconhecida.

O que é impedimento da prescrição?

Se já começou a fluir e algum motivo superveniente se impõe, então se suspende a prescrição, vez que essa já teve seu prazo iniciado, mas deve ser suspenso. A suspensão, diferentemente da interrupção, faz que o prazo pare de transcorrer, voltando do ponto em que havia parado quando deu-se o motivo da suspensão.

O que é prescrição bienal trabalhista?

A prescrição bienal trabalhista é o prazo que o trabalhador, no caso o exequente, tem para acionar juridicamente a parte executada, a empresa. Ou seja, até dois anos após o término do contrato de trabalho – seja qual for a razão – é o prazo delimitado por lei para que se abra uma reclamação de trabalho judicial.

Quando interrompe a prescrição bienal trabalhista?

A prescrição bienal é interrompida para pedidos idênticos a partir do ajuizamento anterior de reclamação trabalhista. Considerando que os pedidos deduzidos na reclamação trabalhista anterior, que foi arquivada, e os que foram objeto desta ação são idênticos, atrai-se a aplicação da Súmula 268 /TST ("PRESCRIÇÃO.

Como contar os dois anos da prescrição trabalhista?

DO PRAZO PRESCRICIONAL

O prazo prescricional atual para o empregado urbano e rural exigirem seus créditos e direitos trabalhistas derivados das relações de trabalho é de 5 (cinco) anos, até o limite de 2 (dois) anos após a extinção do contrato.

Como contar prazo prescricional de 2 anos?

Para a contagem do prazo de dois anos que justifica a incidência da prescrição total há de ser observada a efetiva data de término da prestação laborativa.

Como funciona prazo prescricional?

A prescrição ocorre em dez anos, quando a lei não lhe haja fixado prazo menor. Já os prazos especiais são aqueles que a lei determina um prazo menor para que sejam exercidos outros direitos.

O que diz a Súmula 418 do TST?

SÚMULA 418

A homologação de acordo constitui faculdade do juiz, inexistindo direito líquido e certo tutelável pela via do mandado de segurança.

O que diz a Súmula 338 do TST?

Por sua vez, a Súmula 338 do TST estabelece que o empregador que conta com mais de dez empregados tem o dever de registrar a jornada de trabalho, e a não apresentação injustificada dos controles de frequência gera presunção relativa de veracidade da jornada de trabalho alegada pelo empregado.

O que está previsto na Súmula 264 do TST?

A remuneração do serviço suplementar é composta do valor da hora normal, integrado por parcelas de natureza salarial e acrescido do adicional previsto em lei, contrato, acordo, convenção coletiva ou sentença normativa.

O que diz a Súmula 381 do TST?

SÚMULA 381 /TST. O pagamento dos salários até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido não está sujeito à correção monetária. Se essa data limite for ultrapassada, incidirá o índice da correção monetária do mês subsequente ao da prestação dos serviços, a partir do dia 1º (Súmula 381 /TST, ex-OJ nº 124 da SBDI-1).

O que diz a Súmula 406 do TST?

2. Na dicção da Súmula 406 , I, do TST, o litisconsórcio é facultativo em relação ao polo ativo, o que implica a desnecessidade de que todos os prejudicados pela coisa julgada ajuízem a ação rescisória de forma conjunta.

Como ficou a Súmula 450 do TST?

Por conta desses questionamentos, sua validade chegou a ser discutida no Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou que a Súmula 450 do TST realmente é inconstitucional, derrubando decisões judiciais transitadas em julgado baseadas no seu texto.

Quando interrompe a prescrição volta a contar do zero?

A prescrição interrompida recomeça a correr, pela metade do prazo, da data do ato que a interrompeu ou do último ato ou termo do respectivo processo, conforme art. 9º do Decreto 20.910 /32.

Qual ato que interrompe ou suspende a prescrição?

Qualquer ato de exercício ou proteção ao direito interrompe a prescrição, extinguindo o tempo já decorrido, que volta a correr por inteiro. A interrupção pode ocorrer uma única vez no processo.

Quanto tempo demora para caducar uma ação trabalhista?

Prescrição Trabalhista

No Brasil, conforme previsão da Consolidação das Leis do Trabalho, esse prazo é de dois anos após o término do contrato de trabalho, para reivindicações relativas aos últimos 5 anos de trabalho.

Artigo anterior
Como tirar cárie criança?
Artigo seguinte
Quando alguém fala Shabat shalom O que responder?