Quando cabe ROC ao STF?

Perguntado por: Ariana Sofia Marques Carneiro  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (69 avaliações)

Hipóteses de cabimento perante o STF
O ROC para o STF é interposto de decisões denegatórias proferidas em habeas corpus, mandado de segurança (individual e coletivo), habeas data e mandado de injunção (individual e coletivo) que tenham sido decididos em única instância pelos Tribunais Superiores (STJ, STM, TSE e TST).

Quando cabe ROC para o STJ?

Caberá o denominado ROC para impugnar decisões de habeas corpus, mandado de segurança , o habeas data e o mandado de injunção decididos em única instancia pelos Tribunais Superiores, quando denegatória a decisão e for o crime politico, de acordo com o art. 102, II, a e b da Constituição Federal de 1988.

Qual o cabimento do recurso ordinário constitucional ROC para o STF qual seu prazo quais são seus efeitos e para o STJ?

O prazo para a interposição de ROC em HC é de 5 dias (art. 30 da Lei 8.039/90). Se o ROC for em MS, o prazo é de 15 dias (art. 33 da Lei 8.038/90).

Quando é cabível o ROC?

É o recurso cabível contra decisão denegatória de habeas corpus ou mandado de segurança, proferida em segunda instância ou por Tribunal Superior. Portanto, pode ser interposto perante o Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça.

Quem faz o juízo de admissibilidade do ROC?

O juízo de admissibilidade do recurso é do Tribunal Superior destinatário, isto é, do STJ ou do STF. Não cabe ao tribunal que decidiu o Habeas Corpus verificar quaisquer requisitos de admissibilidade recursal, nem mesmo a tempestividade[7].

AGU Explica - Recurso Ordinário Constitucional

39 questões relacionadas encontradas

De quem é a competência para o juízo de admissibilidade do recurso ordinário?

Admissibilidade de Recurso Ordinário é Exclusiva do Tribunal Superior Respectivo.

Quem é o recorrido no ROC?

Nesse sentido, a peça de interposição é aquela apresentada ao juízo recorrido (juiz de primeiro grau da justiça federal ou presidente do tribunal que decidiu a matéria em única ou última instância), que deverá conter pedido expresso de remessa dos autos ao tribunal ad quem, ou seja, aquele que irá julgar (STF ou STJ, ...

Quais as hipóteses de cabimento do recurso ordinário constitucional?

Hipóteses de Cabimento

Caberá o recurso ordinário constitucional: No Supremo Tribunal Federal (art. 102, II, CF): a) Contra decisão denegatória de habeas corpus, de mandado de segurança, de habeas data e de mandato de injunção, decididos em única instância pelos tribunais superiores.

Quando são cabíveis embargos de divergência?

No Superior Tribunal de Justiça, o recurso de embargos de divergência é cabível quando o acórdão de Turma ou de Seção divergir do julgamento de qualquer outro órgão do mesmo tribunal, ou seja, de Turma, da Seção ou da Corte Especial.

Quais são as hipóteses de cabimento do recurso ordinário?

Cabimento: Cabe recurso ordinário para a instância superior: a) das decisões definitivas ou terminativas das Varas e Juízo, no prazo de 8 (oito) dias; e b) das decisões definitivas ou terminativas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competência originaria, no prazo de 8 (oito) dias, quer nos dissídios ...

Qual o prazo para entrar com recurso no STJ?

"Após a vigência do CPC/2015, é de 15 dias o prazo para a interposição de qualquer agravo, previsto em lei ou em regimento interno de tribunal, contra decisão de relator ou outra decisão unipessoal proferida em tribunal, nos exatos termos do artigo 1.070 do CPC", concluiu o ministro.

Quais tipos de recursos são admitidos no STF?

– Recurso Extraordinário – Artigo 102, III, da Constituição Federal. – Recurso Especial – Artigo 105, III, da Constituição Federal. – Recurso Ordinário para o Supremo Tribunal Federal – Artigo 102, II, “a”, da Constituição Federal.

Qual o prazo para interposição do recurso ordinário em habeas corpus e a respectiva previsão legal?

O prazo para interposição de recurso ordinário em habeas corpus, ainda que se trate de matéria não criminal, é de 5 dias.

Como protocolar ROC no STJ?

O peticionamento no STJ é feito eletronicamente pela Central do Processo Eletrônico (CPE), no site do STJ. Pela CPE, os advogados podem encaminhar suas petições, de forma rápida e segura, dispensando a apresentação de documentos.

Em qual hipótese é cabível o recurso ordinário como Agravo de Instrumento para o STJ?

Em abril de 2019, a Terceira Turma entendeu que cabe agravo de instrumento contra todas as decisões interlocutórias proferidas em liquidação e cumprimento de sentença, no processo executivo e na ação de inventário.

Quais são os requisitos de admissibilidade dos embargos de divergência?

Os embargos de divergência exigem, no tocante ao procedimento de sua admissibilidade, os seguintes requisitos extrínsecos (modo como o recurso deva ser interpretado): a) tempestividade; b) regularidade formal; c) inexistência de fato extintivo ou impeditivo do direito de recorrer.

Quais os objetivos dos embargos de divergência?

É justificável pela jurisprudência do STJ, conforme EREsp: 673013, que o objetivo dos Embargos de Divergência é a uniformização da jurisprudência interna corporis, isto é, divergência no âmbito do tribunal como um todo, entre as Câmaras ou o Plenário.

Qual é a função dos embargos de divergência e qual o seu procedimento?

Para tal, os Embargos de Divergência se apresentam como o recurso responsável por impugnar as decisões que de Tribunais que estejam em divergência (processual ou material) com acórdãos anteriores de casos semelhantes.

Quando é cabível o recurso ordinário?

Recurso Ordinário Constitucional – Art. 1.027 do CPC:É cabível contra decisão denegatória de Habeas Corpus ou Mandado de Segurança, que foi proferida em segunda instância ou por Tribunal Superior. Deste modo, pode ser interposto perante o Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça.

Quais as hipóteses de cabimento de recurso especial?

105 da Constituição Federal preveem o cabimento de recurso especial quando a decisão recorrida (a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência, (b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal e (c) der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal ...

Quais são os requisitos de admissibilidade do recurso ordinário constitucional?

Estes requisitos de admissibilidade são os seguintes: a tempestividade, a regularidade formal, a inexistência de fato impeditivo ou extintivo do poder de recorrer e o preparo. A tempestividade é matéria de ordem publica, e todos os recursos devem ser interpostos dentro de um prazo determinado por lei.

Quem é o recorrido no recurso ordinário constitucional?

As razões já devem acompanhar a interposição. Interposto o juiz faz o juízo de admissibilidade, recebido o recurso intima-se o recorrido para as contrarrazões em 5 dias e em seguida remete os autos ao STF para julgamento, não há juízo de retratação.

Qual o rito do ROC?

a) ROC ao STF: a interposição é endereçada ao presidente do tribunal superior que proferiu a decisão e as razões são endereçadas ao STF; b) ROC ao STJ: a interposição é endereçada ao presidente do TJ ou do TRF e as razões são endereçadas ao STJ. O prazo para a interposição de ROC em HC é de 5 dias (art.

O que é o ROC?

Revisor Oficial de Contas (ROC)

O ROC revê e audita as contas das empresas e instituições públicas e privadas. Após averiguação cuidadosa, este profissional emite uma certificação legal da empresa ou um relatório de auditoria, relativo à respetiva situação financeira, aos resultados das operações e aos fluxos de caixa.

Quem julga o juízo de admissibilidade?

A interposição do Recurso Especial é feita perante o Tribunal de origem, sendo dirigido ao Superior Tribunal de Justiça que exerce a competência constitucional para o seu julgamento. No Tribunal de origem, há o Juízo de admissibilidade do recurso, por despacho da Presidência ou da Vice-Presidência.

Artigo anterior
Quais são as principais funções de um módulo de e S entrada saída?
Artigo seguinte
Quem pode fazer reconstrução de lóbulo?