Quando aplicar o FIFO FEFO e LIFO?

Perguntado por: Isabela Daniela Tavares  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (59 avaliações)

Desta forma, o FIFO, LIFO e FEFO são termos utilizados para determinar o tipo de controle de movimentação de produtos utilizados no estoque. Já o PEPS, UEPS e Custo Médio são usados na contabilidade para determinar a metodologia de apuração do valor do estoque.

Quando aplicar o FIFO FEFO e LIFO na prática?

Como destacamos, esse sistema é indicado para produtos não perecíveis e de maior resistência ao tempo, mas, principalmente, o LIFO é utilizado por questões estratégicas para equilibrar o fluxo de armazenagem no armazém, ou simplesmente aplicado para setores de movimentações menos dinâmicas e com maior prazo de giro.

Quando aplicar o LIFO?

O método LIFO deve ser utilizado em estoques com grande rotatividade que não tenham produtos de curto prazo de validade, pois os primeiros produtos a entrar ficam por um período maior no estoque.

Onde podemos utilizar a metodologia LIFO e FIFO?

FIFO, LIFO e FEFO, são termos utilizados na área de Logística ou Supply Chain que determina o tipo de controle de movimentação de estoque utilizado no Centro de Distribuição, Armazém ou Almoxarifado, que não tem relação com os métodos de apuração contábil, uma vez que na Logística ou Supply Chain além de ser utilizado ...

Qual a diferença entre FIFO e FEFO?

Método FIFO (First In, First Out) ou PEPS (Primeiro Entra, Primeiro Sai) Enquanto o método FEFO se refere a validade do produto, o FIFO prioriza aquele que primeiro deu a entrada no estoque. Perceba que lote de entrada é uma coisa e validade do produto é outra.

FIFO, FEFO e LIFO - O GUIA DEFINITIVO PARA ENTENDER A DIFERENÇA ENTRE ESTAS ESTRATÉGIAS

18 questões relacionadas encontradas

O que significa o termo FEFO?

FEFO (First expire, First out) – como sugere a tradução (primeiro que expira, primeiro que sai), esse método de armazenagem leva em consideração a validade do item, priorizando, assim, a movimentação daqueles mais próximos à data de expiração; não importando há quanto tempo os itens estão estocados.

O que significam as siglas FIFO e FEFO e qual o significado de cada uma?

No modelo “First expired, first out” (FEFO) ou “Primeiro a vencer, primeiro a sair”, quem tem prioridade na ordem de despacho são os itens com data de validade mais próxima, não importando quais foram estocados primeiro.

O que é o sistema UEPS LIFO e para onde este sistema é indicado?

LIFO (ou UEPS) é a sigla em inglês para last in, first out — último a entrar, primeiro a sair, em português. Ele é uma metodologia contábil para avaliar o valor monetário do seu estoque, assim como priorizar quais produtos serão colocados à venda ou usados na produção primeiro.

Em que situações o método UEPS deve ser utilizado?

No Brasil, o UEPS é válido somente para o controle interno. Para as questões fiscais a empresa deve apresentar a diferença para tributação. Essa exigência é necessária porque a contabilidade diferencia o mercado em que os produtos são comprados pela empresa daquele em que ela vende as mercadorias.

Para que serve o sistema FIFO?

A principal função do FIFO é garantir que o primeiro produto recebido seja o primeiro a deixar o estoque. Dessa forma, desde que a empresa sempre receba itens com uma data maior do que a de seu estoque, ao seguir essa metodologia, não correrá o risco de esquecer uma mercadoria que tem maior necessidade de saída.

Qual o método de estocagem mais utilizado?

O método de gestão de estoque PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai) é um dos mais praticados e refere-se à saída das mercadorias de acordo com a ordem cronológica. Essa opção ajuda na redução de desperdícios principalmente em segmentos que lidam com produtos perecíveis.

Por que o UEPS não pode ser praticado no Brasil?

Mas, no UEPS, a diferença foi infinitamente maior que nos outros métodos. Devida inflação que ocorreu no período apurado. Tal fato mascara as informações que podem ser obtidas por meio da DRE e dificulta a apuração dos custos. Por esta razão, o método UEPS não é autorizado.

O que vence primeiro sai primeiro?

PEPS Primeiro que Entra Primeiro que Sai. O denominado PEPS é um dos métodos de valorização de estoques. Com base nesse método, apura-se o custo em base histórica: o primeiro que entra é o primeiro que sai (PEPS). Também conhecido como FIFO (sigla, em inglês, de “first in, first out”).

Quais as principais diferenças entre as lógicas FIFO LIFO e FEFO?

FIFO, LIFO e FEFO, são termos utilizados na área de Logística ou Supply Chain que determina o tipo de controle de movimentação de estoque utilizado no Centro de Distribuição, Armazém ou Almoxarifado, que não tem relação com os métodos de apuração contábil, uma vez que na Logística ou Supply Chain além de ser utilizado ...

Qual a diferença entre FIFO para LIFO?

Em resumo, a diferença entre FIFO e LIFO é como os produtos vão ser postos à venda. Enquanto no FIFO, os primeiros produtos a chegar, são os primeiros a sair do estoque. No LIFO, os últimos produtos que chegarem, são os primeiros a sair do estoque.

O que é FIFO e LIFO na Logística?

Sistema de armazenagem FIFO

O sistema FIFO também deriva do inglês. A expressão associada é first in, first out. Ao contrário do método LIFO, aqui, as primeiras mercadorias a chegarem são as primeiras a saírem. Então, ele é uma boa estratégia para empresas que trabalham com produtos contendo prazo de validade curto.

O que significa a sigla UEPS em que situações o método UEPS deve ser utilizado?

UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair) Nesse método, acontece praticamente o contrário do anterior. É utilizado o valor do último lote adquirido para calcular o preço de venda do produto. Ou seja, o que vale é o valor mais recente, porque são repercutidos os últimos gastos com a reposição de mercadorias.

Quando utilizar o método PEPS?

Quando utilizar o método PEPS? Essa técnica é bastante usada pelas empresas a fim de limparem o estoque. Ou seja, os produtos que estão armazenados há mais tempo são utilizados e começam a ter giro.

Qual a importância do controle de estoques pelas metodologias PEPS UEPS e médio nas empresas?

A vantagem é a facilidade de implementação do método. O estoque passa por um controle permanente e, sempre que algumas mercadorias são adquiridas, refaz-se o cálculo dos custos. O monitoramento contínuo garante que o preço médio do patrimônio seja mais seguro e mediano.

O que é sistema PEPS e UEPS?

PEPS, UEPS e Custo Médio Ponderado são métodos de contabilidade e gestão dos estoques nas empresas e os custos em vender suas mercadorias. Estes métodos permitem estabelecer, de maneiras diferentes, o custo das mercadorias vendidas, ou seja, o preço que a mercadoria foi comprada quando entrou no estoque.

Como funciona o FEFO?

No “first expired, first out” (FEFO) ou PVPS – “Primeiro a vencer, primeiro a sair”, independente da ordem em que os seus produtos chegam no estoque, o primeiro lote a ser enviado para os clientes sempre deve ser aquele que vence primeiro.

Porque devemos controlar o estoque de produtos perecíveis através do FEFO?

Sua importância se dá na gestão de estoques, porque, com sua utilização, é possível reduzir perdas e custos com manutenção dos produtos em centros de distribuição, armazéns ou almoxarifados, já que o acondicionamento e transporte inadequados de estoques perecíveis são altamente prejudiciais aos resultados de produção, ...

Como fazer a tabela PEPS?

As colunas desta tabela são:
  1. Data: data em que foi realizada a movimentação.
  2. Produto: descrição do produto, código ou SKU.
  3. Movimentação: descrição do evento de saída como Venda, Bonificação, Furto, Danificado.
  4. Saída: quantidade de produtos na saída.

O que é PVPS e PEPS?

Neste texto, vamos falar especificamente de duas metodologias pensadas com o objetivo de operacionalizar a prevenção de perdas: a PEPS (primeiro a entrar, primeiro a sair) e a PVPS (primeiro a vencer, primeiro a sair).

Como fazer o cálculo do PEPS?

Some todos os valores de compra de estoque de um único tipo de produto e divida pelo número de itens comprados. O resultado será o custo médio. Multiplique o custo médio pela diferença entre o estoque final e o inicial. A maioria das empresas utiliza este método para registrar o custo trimestral de mercadorias.

Artigo anterior
Como se perdoar após trair?
Artigo seguinte
Quais as Boas Práticas de programação?