Quando a representação será Irretratavel?

Perguntado por: Frederico Micael de Melo  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (64 avaliações)

A representação, como condição de procedibilidade, é irretratável após o OFERECIMENTO da denúncia. Art. 102 CP - A representação será irretratável depois de oferecida a denúncia.

Quando a representação e irretratável?

Conforme o relator, o artigo 25 do Código de Processo Penal estabelece que a representação será irretratável depois de oferecida a denúncia.

O que significa representação irretratável?

Impossibilidade do ofendido ou de seu representante legal de fazer cessar os efeitos da manifestação de vontade de que o Ministério Público promova a ação penal condicionada, ou a autoridade instaure o inquérito policial. A representação é irretratável depois de iniciada a ação penal.

Até quando pode se retratar da representação?

Note que a retratação da representação somente pode acontecer até o oferecimento da denúncia. É até o oferecimento, e não até o recebimento da denúncia.

O que significa o art 102 do Código Penal Brasileiro?

Art. 102. A ação penal é pública, salvo quando a lei expressamente a declara privativa do ofendido. § 1° A ação pública é promovida pelo Ministério Público, dependendo, quando a lei o exige, de representação do ofendido ou de requisição do ministro da Justiça.

Legislação Especial: Retratação da representação CPP e Lei Maria da Penha

25 questões relacionadas encontradas

Quando a denúncia é inepta?

Quando for manifestamente inepta

"A denúncia ou queixa conterá a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificá-lo, a classificação do crime e, quando necessário, o rol das testemunhas".

Quando ocorre a decadência penal?

Segundo o art. 103 do CP, o ofendido decai do direito de queixa ou de representação, se não o exerce dentro do prazo de 6 (seis) meses, contados do dia em que veio a saber quem é o autor do crime, ou, no caso do § 3º, do art.

É possível a retratação de uma representação?

102 do Código Penal e o Art. 25 do Código de Processo Penal determinam que a renúncia da representação é autorizada no procedimento comum somente até o oferecimento da denúncia.

O que é retratação da representação?

Trata-se de termo que significa voltar atrás no que disse, assumir o erro ao fazer uma imputação a alguém. Segundo o Código Penal, o querelado que, antes da sentença, se retrata cabalmente da calúnia ou da difamação, fica isento de pena. A retratação extingue a punibilidade se feita antes da sentença de 1ª instância.

Porque se admite a retratação da representação?

De outro ângulo, a retratação vincula-se à representação da vítima na ação penal pública condicionada. E porque se admite a retratação da retratação antes do oferecimento da denúncia do MP, não se extingue de pronto a punibilidade, senão quando ultimado o semestre decadencial.

O que é o artigo 129 do Código Penal?

129. Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano.

Quais os tipos de ação penal privada?

Existem três tipos de ações penais privadas, sendo que cada uma conta com suas peculiaridades legais e específicas. São estas: exclusiva, personalíssima e subsidiária da ação penal pública.

O que é o artigo 41?

Art. 41. A denúncia ou queixa conterá a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificá-lo, a classificação do crime e, quando necessário, o rol das testemunhas.

Quando a ação penal pública for condicionada à representação do ofendido o exercício desta pelo ofendido ou por quem tenha qualidade para representá lo?

Ao ofendido ou a quem tenha qualidade para representá-lo caberá intentar a ação privada. Art. 31. No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por decisão judicial, o direito de oferecer queixa ou prosseguir na ação passará ao cônjuge, ascendente, descendente ou irmão.

Como se escreve irretratável?

Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: irretratável. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: irretractável. Grafia no Brasil: irretratável.
...
ir·re·trac·tá·vel |tràt|
  1. Não sujeito a retractação .
  2. Que não pode ser revogado ou anulado. =
  3. Imutável. •

Quando o MP pode desistir da ação penal?

Desistência da ação penal – Art.

Após o oferecimento da denúncia, o Ministério Público não poderá desistir da ação penal, em face dos princípios da obrigatoriedade e da indisponibilidade da AP.

Quais os crimes que admitem retratação?

A retratação só é admitida nos crimes de calúnia e difamação que se processam por ação penal privada, pois a disposição fala em querelado, que é o réu na ação penal privada.

O que é retratação da vítima?

A audiência de retratação consta no Art. 16 da Lei Nº 11.340, a Lei Maria da Penha, e é quando a mulher, vítima de ameaça reconsidera a representação, ora feita contra o agressor, perante um juiz e a um membro do Ministério Público. Essa audiência deve ser feita antes do recebimento da denúncia ao Ministério Público.

Como deve ser feita a retratação?

A retratação não depende de aceitação do ofendido em regra. Entretanto, a Lei 13.188/15 acrescentou um Parágrafo Único ao artigo 143, CP, de modo que nos casos em que a calúnia ou difamação forem praticadas por meios de comunicação, a retratação deverá ser feita também pelos mesmos meios, se assim o desejar o ofendido.

Pode desistir da representação criminal?

A Lei 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, dispõe que a renúncia à representação é possível até antes do recebimento da denúncia .

Como retirar uma representação criminal?

RENÚNCIA À REPRESENTAÇÃO CRIMINAL. 1 - A retratação da vítima em crimes de ação penal pública condicionada à representação, no âmbito da Lei n. 11.340 /06, deve ser realizada em audiência específica para essa finalidade, a qual deve ocorrer antes do recebimento da denúncia. 2 - Ordem conhecida e denegada.

O que é prescrição e decadência penal?

A prescrição diz respeito a perda do lapso temporal estabelecido por lei que o estado tem para exercer o seu dever soberano de pretensão punitiva, ou seja, o “ jus puniendi”. Já a decadência nada mais é que a perda do Direito de ação do ofendido de propor a ação penal privada.

Qual o prazo da ação penal?

103 c/c art. 100 §3º, ambos do CP. Na ação penal pública incondicionado o prazo para oferecimento da denúncia é de 5 dias se o réu estiver preso, contado da data em que o MP receber os autos do inquérito policial, e de 15 dias se o réu estiver solto – art. 46 do CPP.

O que significa inépcia da denúncia ou queixa?

213) que “a inépcia da denúncia ou queixa caracteriza-se pela ausência do preenchimento dos requisitos da inicial (CPP, art. 41)”. Rejeitada a denúncia ou queixa com base neste fundamento, leciona Aury Lopes Jr.

O que é a inépcia da petição inicial?

Inépcia - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

É algo que não tem habilidade ou aptidão para produzir efeito jurídico. A petição inicial ou a denúncia, por exemplo, são consideradas ineptas quando não preenchem os requisitos legais e, portanto, são rejeitadas pelo juiz.

Artigo anterior
Que chá é bom para hipotireoidismo?
Artigo seguinte
O que é ação monitória e quando é utilizada?