Quando a qual tem crase?

Perguntado por: Emanuel Bernardo de Miranda  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (37 avaliações)

Crase Diante de Pronomes Relativos:
A crase ocorrerá apenas quando for utilizado o pronome “a qual”/ “as quais” e o verbo exigir a preposição “a” em sua regência, vejamos: Exemplo: As roupas às quais me refiro estão na varanda.

Tem crase antes de a qual?

Substitua o substantivo feminino que aparece antes do a qual por um masculino (qualquer um, não precisa ser sinônimo, mas tem de ser do mesmo número — singular ou plural). Se, com o masculino aparecer ao qual, aos quais, acento no a: Eis a casa à qual me referi. (Eis o livro ao qual me referi.)

Como usar a qual o qual?

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais.
...
Ao qual, do qual, no qual ou pelo qual
  • a + o qual = ao qual;
  • de + o qual = do qual;
  • em + o qual = no qual;
  • por + o qual = pelo qual.

Qual ou o qual?

“O qual” pode ser utilizado para substituir ou mencionar um substantivo e sempre é precedido de uma preposição, locução prepositiva e artigo. Exemplo: Entregamos o pacote para o cliente, o qual ficou feliz ao receber os produtos. Neste caso, “o qual” evita a repetição de “o cliente”.

Qual qual Qual qual Qual qual Qual qual qual Qual?

As duas formas estão corretas, mas devem ser usadas em situações diferentes. Em à qual ocorre crase porque ocorre a contração do artigo definido feminino a com a preposição a (a + a = à). Em a qual não ocorre contração porque está apenas presente um dos elementos.

COMO SABER SE TEM CRASE? - Profa. Pamba

23 questões relacionadas encontradas

Quais quais as?

"O qual"," a qual"," os quais" e "as quais" são usados com referência a pessoa ou coisa. Desempenham as mesmas funções que o pronome "que"; seu uso, entretanto, é bem menos frequente e tem se limitado aos casos em que é necessário para evitar ambiguidade.

Como é o sinal de igual e diferente?

Atividades para trabalhar os sinais de = (igual) e ≠ (diferente) com seus alunos de educação infantil com lindas ilustrações de frutas ...

Em que ou o qual?

Exemplo: «A universidade onde estudei é muito boa.» No entanto, pode ser substituído por em que ou na qual: «A universidade em que estudei é muito boa»; «A universidade na qual estudei é muito boa.» Nestes casos, a escolha deve recair sobre a melhor sonoridade.

O que substituir na qual?

1 em que, no qual, nas quais, nos quais, onde, quando.

É correto usar crase entre números?

A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

Quais pronomes aceita crase?

OBS.: Os únicos pronomes de tratamento que admitem crase antes de si são senhora e senhorita . Observe: Dirijo-me à senhora com todo respeito.

Quando se usa a?

á: é usado para acentuar a sílaba tónica de uma palavra (nunca é usado isoladamente). Ex.: água; árvore; mágica; vácuo; página. à: implica uma direção, sentido ou ação (é sempre usado isoladamente exceto aquando da fusão com artigos ou pronomes como em: às, àquelas, àqueles).

Em que no lugar de onde?

Assim, é inadequado usar a expressão onde para indicar algo que não seja um lugar, como uma ideia, uma situação, uma decisão, uma entrevista, um filme, uma época,… Nessas situações, onde deverá ser substituído por: em que, no qual, na qual, nas quais ou nos quais.

Em que ou em quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Em que ou onde?

Frequentemente observamos o uso indiscriminado de onde no lugar de em que, sobretudo em linguagem informal. No entanto, é importante lembrar que o emprego de ambos tem algumas distinções. Emprega-se, indistintamente, onde e em que sempre que houver referência a um lugar físico.

O que significa esse sinal ≠?

[ Matemática ] Símbolo matemático (≠) que significa "diferente de". [ Matemática ] Símbolo matemático (=) que significa "igual a".

O que significa <> Na matemática?

x<y significa que x é menor que y. x>y significa que x é maior que y. é um subgrupo adequado de.

Quando usar pronome relativo?

Assim podemos observar que os pronomes relativos são utilizados, majoritariamente, para ligar um termo ou uma oração a outro termo ou a outra oração e para substituir um termo já usado no enunciado, mas sempre de modo específico e de acordo com o termo que está sendo substituído.

Quando devemos usar o pronome relativo quem?

O uso do pronome relativo “quem”

Entre os principais pronomes relativos está o “quem”. Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.

Qual é o antecedente de cada um dos pronomes relativos?

O antecedente do pronome relativo, ou seja, o termo ao qual este faz referência, pode ser representado por diferentes classes de palavras. Como sabemos, o pronome relativo é aquele que se refere, em geral, a um termo anterior chamado de antecedente.

Quando se usa a vírgula?

Como usar a vírgula corretamente nos seus textos
  • Use vírgula nas enumerações. ...
  • Use vírgula antes das orações introduzidas por E, MAS, OU, NEM e POIS. ...
  • Use vírgula para assinalar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. ...
  • Use vírgula para separar o aposto. ...
  • Para separar o vocativo.

Quando se usa os dois pontos?

O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.

Quais pronomes não aceitam crase?

NÃO USAMOS A CRASE:

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Artigo anterior
Porque se meu pai e minha mãe me abandonarem?
Artigo seguinte
Quais são as margarinas veganas?