Quando a publicidade é considerada abusiva?

Perguntado por: Jorge Nelson Nogueira Guerreiro Paiva  |  Última atualização: 14. Januar 2022
Pontuação: 4.1/5 (20 avaliações)

A propaganda abusiva é aquela que tem algum tipo de discriminação, incitação a violência, explora o medo ou superstição, se aproveita da condição de criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de levar o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à própria saúde ou segurança.

O que é a publicidade abusiva?

É abusiva, entre outras, a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou ...

O que é publicidade enganosa e abusiva?

Enquanto a publicidade enganosa é aquela inverídica e que visa levar o consumidor a erro, a publicidade abusiva é aquela que encontra fundamento no art. 37, §2º, do CDC, e que viola diretamente outros valores da sociedade, como a moral e os costumes.

Como evitar campanhas com publicidade abusiva?

Como evitar campanhas com publicidade abusiva? Como forma de evitar incorrer na legislação específica que disciplina as regras para publicidade nas relações de consumo, é de extrema importância que os fornecedores estejam alinhados com os princípios e regras consumeristas.

O que é publicidade abusiva cite exemplo?

A publicidade abusiva é aquela que se aproveita da vulnerabilidade do consumidor, ou que viole valores sociais e morais do consumidor. Caso de publicidade abusiva são, por exemplo, os brinquedos colecionáveis que são vendidos juntamente com a publicidade do alimento.

PUBLICIDADE ABUSIVA | DIREITO DO CONSUMIDOR | AULA 35

19 questões relacionadas encontradas

O que é uma pessoa abusiva?

1. Feito por abuso; inconveniente. 2. Qualificativo dos actos que a moral condena mas que o uso tolera.

O que é publicidade enganosa por omissão?

É enganosa por omissão a publicidade que deixa de informar dado essencial sobre o produto ou o serviço, também induzindo o consumidor em erro exatamente por não esclarecer elementos fundamentais (art.

Como processar a Vivo por propaganda enganosa?

Caso o problema não seja resolvido, a vítima de propaganda enganosa pode registrar uma ocorrência na Agência de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon. Além disso, também pode entrar com uma ação contra a empresa no Juizado Especial de Pequenas Causas (Jec), desde que a causa seja de até 40 salários mínimos.

O que é uma propaganda enganosa?

A propaganda enganosa é aquela capaz de levar o consumidor a erro, prometendo algo que na realidade não vai ocorrer. ... A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal.

O que é o Puffing?

A oferta é um veículo que transmite mensagem integrada por informação e publicidade pelo fornecedor aos consumidores. ... O "Puffing" ou "Puffery" é uma técnica publicitária que atribuir uma adjetivação exagerada ao bem de consumo anunciado, característica do chamado do dolus bonus, com objetivo de atrair o consumidor.

O que é publicidade infantil abusiva?

“Considera-se abusiva a prática do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança, com a intenção de persuadi-la para o consumo utilizando-se dos seguintes aspectos: Linguagem infantil, efeitos especiais e excesso de cores.

Quais as consequências que uma publicidade abusiva pode gerar para a sociedade?

Incentivo à violência

Podemos dizer que a publicidade abusiva atua por meio de mensagens violentas e agressivas, relacionadas com lutas ou guerras. Além disso, o medo e a superstição são utilizados para que as pessoas sejam convencidas a adquirir algum produto ou serviço.

Quais os tipos de publicidade enganosa?

Há previsão, no código de defesa do consumidor (CDC), de três tipos de publicidade que ferem os direitos do consumidor, a saber: publicidade enganosa, publicidade simulada e a publicidade abusiva. A publicidade enganosa é aquela que induz o consumidor ao erro, e pode ser por comissão ou omissão.

O que precisa para processar a Vivo?

O interessado deverá dirigir-se ao JEC mais próximo de sua residência, munido dos documentos pessoais (inclusive comprovante de residência) e todos os documentos relacionados à causa. Para ações de valor até 20 salários mínimos, não é necessário contratar advogado, apesar de ser recomendado.

Como processar a Vivo por falta de sinal?

Caso seja prejudicado com a interrupção dos serviços de telecomunicações, relate a ocorrência no SAC da operadora e anote o número do protocolo. Persistindo o problema, reclame na Anatel, no órgão de defesa do consumidor mais próximo ou na plataforma Consumidor.gov.br.

Quanto ganha um processo por danos morais?

Portanto, de modo geral, considera-se que o valor da indenização moral deve ser entre 1 e 50 salários mínimos.

O que é um relacionamento tóxico?

Em um relacionamento tóxico, é comum que o indivíduo de comportamento problemático aja de forma incoerente com o que exige da outra pessoa. Assim, essa falta de honestidade gera insegurança, angústia e muito sofrimento.

O que é um relacionamento de amizade abusiva?

Não oferecem qualquer incentivo, seja a sair, a tentar algo novo, a enfrentar desafios ou a conhecer pessoas diferentes. Não dão espaço a vínculos externos e a outros relacionamentos. As amizades abusivas são regadas a altas doses de ciúmes que, aos poucos, engasgam e sufocam.

Como saber se minha mãe é abusiva?

Não é “Sonata de Outono” que é tenso e pesado, e sim essas mães que são criminosas: alienação parental, campanha difamatória contra a filha, humilhações constantes, triangulação nas relações entre irmãos (um costuma ser o “filho de ouro” e o outro o “bode expiatório”), exposição da criança a situações de risco, ameaças ...

Como identificar publicidade enganosa?

Segundo o artigo 37 do CDC, uma propaganda é considerada enganosa quando induz o consumidor ao erro. Ou seja, quando ela traz uma informação falsa que faz com que o possível cliente tenha uma ideia errônea sobre o que está sendo ofertado.

O que é considerado publicidade?

Publicidade é a estratégia de marketing que envolve a compra de espaço em um veículo de mídia para divulgar um produto, serviço ou marca, com o objetivo de atingir o público-alvo da empresa e incentivá-lo a comprar.

Quais as consequências negativas da publicidade?

A publicidade abusiva

incitar a violência; explorar o medo ou superstição das pessoas; desrespeitar o meio ambiente; induzir o consumidor à insegurança ou a um comportamento prejudicial à sua saúde.

O que você acha da lei que proíbe publicidade infantil?

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) já define que a publicidade dirigida a crianças se aproveita da deficiência de julgamento e experiência desse público e, portanto, é abusiva e ilegal.

Qual a lei que proíbe publicidade infantil?

Nesta quinta-feira, 25, o plenário do STF julgou constitucional a lei 13.582/16, da Bahia, que proíbe a publicidade dirigida a crianças, de alimentos e bebidas pobres em nutrientes e com alto teor de açúcar, em sala de aula e em determinados horários no rádio e na TV.

O que faz o Conar?

O Conar é a sigla do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. ... Sua principal missão é impedir que a publicidade enganosa ou abusiva cause constrangimento ao consumidor ou a empresas e defender a liberdade de expressão comercial.

Artigo anterior
O que é um vetor de imagem?
Artigo seguinte
Qual é o nome do último personagem lançado no Free Fire?