Que significa peritonite?

Perguntado por: Martim Soares de Ferreira  |  Última atualização: 22. April 2025
Pontuação: 4.6/5 (67 avaliações)

O peritônio é a membrana presente na cavidade abdominal e que envolve os órgãos internos, como estômago, intestinos, fígado e baço, dentre outros. Quando ocorre inflamação do peritônio o diagnóstico é de peritonite.

O que provoca peritonite?

São vários os fatores que podem levar ao desenvolvimento de uma peritonite: doenças gastrointestinais, lesões na cavidade abdominal ou procedimentos médicos que levam à infecção ou irritação do peritônio, provocando sinais e sintomas como dor e sensibilidade abdominal, febre, vômitos ou prisão de ventre.

Onde é a dor da peritonite?

A peritonite geralmente resulta da infecção, ruptura ou grave inflamação de um dos órgãos do abdômen, como acontece numa apendicite ou pancreatite, por exemplo. Os sintomas mais comuns de peritonite incluem dor e sensibilidade abdominal, febre, vômitos ou prisão de ventre, por exemplo.

Quais os sintomas da peritonite bacteriana?

Sinais de peritonite bacteriana espontânea podem incluir febre, mal-estar, encefalopatia, agravamento da insuficiência hepática e deterioração clínica inexplicável. Sinais peritoneais (p. ex., sensibilidade abdominal e rebote) estão presentes, mas podem diminuir um pouco pela presença de líquido ascítico.

Qual exame detecta peritonite?

Os pacientes que apresentam dor abdominal aguda com frequência necessitam de exames de imagens, incluindo TC, ultrassonografia (USG) e radiografia, além de exames laboratoriais para um diagnóstico mais preciso.

COMO É UMA PERITONITE? 🫄 (Tipos, Causas e Sintomas da Peritonite)

18 questões relacionadas encontradas

Qual a bactéria que causa peritonite?

O diagnóstico de peritonite bacteriana espontânea se faz pela contagem de neutrófilos > 250/mm³ no líquido ascítico associado ou não ao crescimento de bactéria na cultura. As enterobactérias predominam como causa da infecção, sendo a Echerichia coli a bactéria mais freqüentemente isolada.

Quais são os tipos de peritonite?

Peritonite é a resposta inflamatória da serosa peritoneal a uma agressão. Pode ser primária (sem lesão de vísceras, como em pacientes com cirrose ou nefropatia), secundária (após lesões perfurantes, inflamatórias, infecciosas ou isquêmicas intra-abdominais) e terciária (por distúrbio na resposta imune)1-4.

Qual antibiótico usar para peritonite?

Tratamento: cefotaxima 2g IV de 8/8h ou cefuroxima 1500 IV 8/8h por 7 dias. Se hemocultura positiva, manter antibioticoterapia por 14 dias. Ceftriaxone 2g IV /dia pode ser alternativa no caso da falta dos dois primeiros. Amoxicilina-clavulanato 1g IV 8/8h pode ser usado se germe sensível (após culturas).

Quais as complicações da peritonite?

As complicações mais comuns são, sem dúvida, as infecciosas. sejam elas as da ferida cirúrgica, superficial ou profunda, ou as distantes, como as pneumonias e as infecções urinárias.

O que é bom para peritonite?

O tratamento da peritonite geralmente envolve antibióticos e em alguns casos, cirurgia. Se não for tratada a peritonite pode provocar uma infeção grave, potencialmente fatal por todo o corpo.

Como é feita a cirurgia de peritonite?

Seu tratamento é eminentemente cirúrgico. O método de abordagem tradicional é via laparotômica, mas a cirurgia minimamente invasiva vem ganhando atenção especial nos últimos anos, mostrando-se a videolaparoscopia também ser uma opção segura nesses casos.

Quais os sintomas de câncer no peritônio?

Principais sintomas de câncer no peritônio
  • desconforto abdominal;
  • formação de líquido intra-abdominal;
  • aumento de volume abdominal;
  • falta de ar;
  • sensação de plenitude pós-prandial diária;
  • perda de apetite;
  • náuseas, vômitos;
  • constipação.

Qual órgão fica do lado esquerdo abaixo do umbigo?

Do outro lado, temos o hipocôndrio esquerdo. O principal órgão que se encontra sob esta região é o baço. "O hipocôndrio esquerdo é uma região que não possui muitos órgãos que causam dor. Tem o baço, a pontinha do pâncreas e um pouquinho do intestino.

O que é peritonite grave?

A peritonite é um quadro em geral grave, que causa muita dor na barriga, a barriga fica dura, em geral apresenta febre. A peritonite pode ser em toda a barriga ou pode ser localizada.

O que é peritonite bacteriana?

A peritonite bacteriana espontânea (PBE) corresponde à infecção bacteriana de liquido ascítico previamente estéril na ausência de foco intra-abdominal de infecção.

Quais são os sinais de irritação peritoneal?

O exame físico deve procurar sinais de irritação peritoneal, o que pode ser evidenciado pela percussão ou palpação do abdome. O sinal clássico é o de Blumberg, em que o paciente apresenta dor à descompressão súbita da FID, observado em 35-65% dos pacientes.

Tem cura câncer no peritônio?

O câncer de peritônio tem cura? Este tipo de câncer é muito difícil de ser curado e o objetivo do tratamento é aumentar o tempo de vida da pessoa, proporcionando uma melhor qualidade de vida e o bem-estar físico, mental e social.

Quando a dor do lado esquerdo da barriga é preocupante?

Assim, é importante consultar um gastroenterologista ou um clínico geral quando a dor é muito intensa ou surge de repente, não melhora após 2 dias, ou surgem sintomas como febre, sangue nas fezes, vômitos, pele amarelada ou perda de peso sem razão aparente.

Quando a dor do lado esquerdo é preocupante?

Quando a dor no braço esquerdo é preocupante? O fator mais preocupante para o desconforto no braço esquerdo é quando ele aparece junto à dor torácica. Nesses casos, o desconforto começa no peito e, em seguida, irradia para o braço esquerdo e outras áreas, como costas, pescoço e mandíbula.

Como é a dor de pâncreas?

Principais sintomas: A inflamação no pâncreas pode ser percebida por meio de alguns sintomas, como por exemplo dor na região superior do abdome e podendo irradiar para as costas, náuseas, vômitos, diarreia, inchaço, perda de peso sem causa aparente, febre e presença de fezes amareladas e com gordura.

Quais tipos de câncer incha a barriga?

O acúmulo de líquidos na cavidade abdominal ou ascite é responsável por 10% dos casos de acúmulo de líquidos nas pessoas. A ascite é mais frequente em pacientes com câncer de mama, cólon, ovário, pâncreas e colo de útero.

Qual o tipo de câncer que dá líquido na barriga?

Ascite: uma possível complicação do câncer de ovário. Ascite é o termo médico para o acúmulo de líquido no abdômen. Pelo menos um terço de mulheres com câncer de ovário avançado (estágios dois a quatro) desenvolvem o problema.

Quem tem câncer de intestino sente dor?

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

É possível retirar o peritônio?

Algumas vezes, quando os nódulos são múltiplos e confluentes, para que se consiga uma remoção total é preciso retirar o peritônio da região acometida (peritoniectomia).

Quais órgãos ficam dentro do peritônio?

O peritônio é constituído por duas camadas, parietal – revestindo a parede abdominal e parte do diafragma – e visceral – que forma uma cobertura completa em órgãos como o estômago, baço, pâncreas e fígado, e uma cobertura parcial na bexiga e parte dos intestinos.

Artigo anterior
Qual a habilidade EF04LP04?
Artigo seguinte
Qual foi a importância da arte moderna?