Quando a pena privativa de liberdade pode ser substituída?

Perguntado por: Beatriz Guerreiro Silva  |  Última atualização: 5. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (71 avaliações)

Segundo o artigo 44, a pena deve ser substituída quando: 1) não houve violência ou ameaça no cometimento do crime, a pena aplicada não for maior do que 4 anos, ou para crimes culposos independente da pena; 2) o réu não for reincidente em crime doloso; e 3) o réu não tiver maus antecedentes.

É possível substituir a pena privativa de liberdade por restritivas de direitos?

É importante destacar que o texto do artigo 44 determina que as penas restritivas substituem as privativas de liberdade quando os requisitos forem preenchidos. Assim, não é decisão discricionária do magistrado, se ele constatar a presença dos requisitos, deve aplicar a substituição.

Pode substituir pena privativa de liberdade por multa?

É certo. O Código Penal enseja a substituição da pena privativa do exercício do direito de liberdade por multa (art. 60, § 2º).

O que vem depois da pena privativa de liberdade?

O regime nas penas privativas de liberdade é de maneira progressiva, ou seja, o condenado poderá ir de um regime fechado (pena acima de oito anos) para um semiaberto (pena no intervalo de quatro a oito anos) e posteriormente a um aberto (pena igual ou inferior a quatro anos), lembrando que a pena deve ser aplicada com ...

Para que haja a substituição pela pena de multa a pena privativa de liberdade aplicada deve ser de até?

§ 2º A pena privativa de liberdade aplicada, não superior a seis meses, pode ser substituída pela de multa, observados os critérios dos incisos II e III do art. 44 deste Código.

Pena privativa de liberdade ou restritiva de direito?

27 questões relacionadas encontradas

Quando a pena pode ser substituída por multa?

Tratando-se, porém, de condenação igual ou inferior a um ano, por crime doloso ou culposo, permite-se a substituição por pena de multa. No caso de crime culposo, per- mite-se a substituição por pena restritiva de direitos qualquer que seja a quantidade da pena aplicada.

Quantos anos pena privativa de liberdade?

A pena privativa de liberdade é meio de punição e ressocialização do transgressor, de modo que toda pessoa – imputável - que praticar um crime se sujeitará a uma determinada pena pelo período previsto no tipo penal respectivos. Vale dizer, que a pena sempre será temporária, não podendo ultrapassar 30 anos.

Qual é a finalidade da pena privativa de liberdade?

A privação da liberdade é uma forma de pena adotada pelo Código Penal que consiste na constrição do direito de ir e vir, recolhendo o condenado em estabelecimento prisional com a finalidade de, futuramente, reinserí-lo na sociedade, bem como prevenir a reincidência.

Qual a diferença entre pena privativa de liberdade e reclusão?

A pena de reclusão é aplicada a condenações mais severas, o regime de cumprimento pode ser fechado, semi-aberto ou aberto, e normalmente é cumprida em estabelecimentos de segurança máxima ou media. A detenção é aplicada para condenações mais leves e não admite que o inicio do cumprimento seja no regime fechado.

Qual a pena mínima para o regime fechado?

Regime fechado

É o destinado aos condenados à pena superior a 8 (oito) anos ou para os condenados reincidentes cuja pena for inferior a 8 (oito) anos mas superior a 4 (quatro), segundo reza o art. 33, § 2º, a e b do Código Penal.

Quantas horas de serviço comunitário?

A pena de prestação de serviços à comunidade deve ser cumprida à razão de 1 (uma) hora de tarefa por dia de condenação"(art. 46 , § 3º , do CP ), limitando-se, portanto, à 7 (sete) horas semanais.

O que é pena privativa de liberdade em regime aberto?

Regime aberto: Condenado não reincidente, pena igual ou inferior a 4 anos. Pode trabalhar, frequentar curso ou exercer outra atividade autorizada, fora do estabelecimento e sem vigilância. Condenado deve permanecer recolhido no período noturno e nos dias de folga.

Como funciona o serviço comunitário?

O serviço comunitário é uma ordem judicial pela qual se apresenta ao delinquente a oportunidade de compensar a comunidade pelos danos que ele/a cometeu, prestando serviços que beneficiem aquela, em lugar de ser encarcerado/a.

Quais penas podem ser convertidas?

§ 2o Na condenação igual ou inferior a um ano, a substituição pode ser feita por multa ou por uma pena restritiva de direitos; se superior a um ano, a pena privativa de liberdade pode ser substituída por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos.

Quando a pena pode ser convertida em serviço comunitário?

EXECUÇÃO PENAL – POSSIBILIDADE DE CONVERSÃO DA PENA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE EM PECUNIÁRIA. Admite-se, em situações peculiares, a substituição da pena de prestação de serviços à comunidade por pecuniária, desde que a medida alternativa não tenha sido especificada na sentença.

É incabível a substituição da pena privativa de liberdade por pena restritiva de direitos no caso de tráfico de drogas ainda que presentes os requisitos do Código Penal?

Não subsiste qualquer empecilho à substituição da pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos, na hipótese, uma vez que foi afastado o único óbice à benesse, consubstanciado no caráter especial dos rigores do regime integralmente fechado aos crimes hediondos e equiparados.

Como fixar a pena privativa de liberdade?

Na fixação da pena-base o Juiz deve partir do mínimo cominado, sendo dispensada a fundamentação apenas quando a pena-base é fixada no mínimo legal; quando superior, deve ser fundamentada à luz das circunstâncias judiciais previstas no caput do art. 59 do Código Penal, de exame obrigatório.

Quanto é dois quintos de 8 anos?

Primeiro, precisamos converter a fração para um número decimal. Para isso, dividimos o numerador pelo denominador: 2 ÷ 5 = 0,4. Em seguida, multiplicamos o resultado pelo total da pena: 0,4 x 8 anos = 3,2 anos.

Qual crime da 7 anos de cadeia?

CRIMES DE ROUBO MAJORADO. PARTICIPAÇÃO DE MENOR. GRAVE AMEAÇA, CONCURSO DE AGENTE E EMPREGO DE ARMA DE FOGO.

Quais os tipos de pena privativa de liberdade?

São duas as penas privativas de liberdade: Reclusão e Detenção. A primeira, a mais grave, compreende seu cumprimento em três regimes: fechado, semi-aberto e aberto; a segunda comporta apenas dois regimes: semi-aberto e aberto, salvo necessidade de transferência a regime fechado.

Quando surgiu a pena privativa de liberdade?

Em 1830 foi sancionado o Código Criminal, pelo imperador D. Pedro I. Este novo código reduziu os delitos que eram apenados com morte, bem como a extinção das penas infamantes. Surgiu a pena de privação de liberdade, na qual substituiria as penas corporais (DOTTI, 1998, p.

O que significa 7791 pena privativa de liberdade?

Cumprimento exclusivo de Pena Privativa de Liberdade. No caso de cumprimento somente de Pena Privativa de Liberdade, o controle de pena se dará pelo atestado de pena. O assunto principal será o 7791 - Pena Privativa de liberdade.

Onde estão estabelecidos os limites das penas privativas de liberdade?

Art. 53 - As penas privativas de liberdade têm seus limites estabelecidos na sanção correspondente a cada tipo legal de crime.

O que pode diminuir uma pena?

O condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto poderá remir, por trabalho ou por estudo, parte do tempo de execução da pena. (Redação dada pela Lei nº 12.433, de 2011).

O que acontece se o réu não pagar a pena de multa?

O STJ entende que o não pagamento da pena de multa impede o reconhecimento da extinção da punibilidade do réu que já cumpriu a pena privativa de liberdade. O entendimento é da 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, que fez uma readequação de tese sobre a matéria, em julgamento em 2 de dezembro de 2020.

Artigo anterior
Quem tem rosto redondo pode ter cabelo curto?
Artigo seguinte
Quais são os elementos estruturais?