Quando a nutrição enteral é indicada?

Perguntado por: Luna Patrícia Faria Andrade Simões  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (16 avaliações)

A nutrição enteral está indicada para pacientes subnutridos ou em risco de subnutrição (Quadro 1), que possuem capacidade absortiva preservada ou parcialmente comprometida, cuja alimentação oral não é capaz de prover a quantidade adequada de nutrientes4,5(A).

Quando a terapia nutricional enteral é indicada?

A indicação de nutrição enteral (NE) deve estar associada ao funcionamento do trato gastrointestinal (TGI) + ingestão via oral (IVO) insuficiente + grau de desnutrição/ catabolismo/percentual de perda de peso e presença de disfagia. Em geral, deve ser indicada para indivíduos com IVO <60% da recomendação.

Em quais situações clínicas e Doenças A nutrição enteral é indicada?

Algumas situações onde a nutrição enteral pode ser administrada são:
  • Prematuros com menos de 24 semanas;
  • Síndrome de dificuldade respiratória;
  • Malformações do trato gastrointestinal;
  • Traumatismo na cabeça;
  • Síndrome do intestino curto;
  • Pancreatite aguda em fase de recuperação;

Qual a indicação da sonda enteral?

As indicações específicas para nutrição enteral são: Anorexia prolongada. Desnutrição proteico-energética grave.

São indicações e Contra-indicações da sondagem nasoenteral respectivamente?

Indicação e Contraindicação

Indicação: pacientes inconscientes e/ou com dificuldade de deglutição. Contra-indicação: pacientes com desvio de septo e TCE.

Conheça um pouco sobre a Nutrição Enteral

36 questões relacionadas encontradas

Quais as indicações e Contra-indicações para realizar as sondagens gástrica e enteral?

Contra indicações Absolutas: Esofagite, varizes esofagianas sangrantes, obstruções esofagianas, lesões eso- fagianas, obstrução gástrica e sinusite (posicionamento nasal).

São indicações para o uso de dispositivos de nutrição enteral exceto?

Questão 02 (EBSERH/UFJF/2015) A terapia nutricional enteral em adultos é indicada, EXCETO: (A) quando a ingestão oral for inadequada para prover de 2/3 a 3/4 das necessidades diárias nutricionais. (B) para quando o trato digestório estiver total ou parcialmente funcionante.

Quando é indicada a sonda nasoenteral?

É muito utilizada em pacientes que estão em internação prolongada ou que não têm tempo determinado para fazer uma alimentação via oral. É empregada tanto na internação hospitalar quanto na internação domiciliar. A introdução de uma sonda nasoenteral é feita somente por um enfermeiro.

Quando está indicado realizar terapia nutricional por via sonda?

O uso de dieta enteral é indicado para pacientes que não podem ou não conseguem se alimentar por via oral e pode ser oferecida através de sonda nasoenteral ou ostomia. A escolha da via de acesso dependerá das condições clínicas do paciente e do prazo previsto para utilização da dieta enteral.

Quais as indicações da terapia nutricional?

Em geral, as indicações são as seguintes: incapacidade de utilização do trato gastrintestinal, obstrução intestinal completa, peritonite, vômito de difícil controle clínico, diarreia grave, íleo intestinal grave, fístula êntero-cutânea de alto débito, síndrome do intestino curto e/ou má absorção grave.

Qual é a finalidade da sonda nasoenteral?

As sondas nasogástricas e nasoenterais têm a finalidade de permitir uma alimentação controlada para os pacientes que são incapazes de garantir a ingestão calórica protéica adequada e para a administração de medicamentos.

Para que a sonda nasogástrica é indicada?

A sondagem nasogástrica/orogástrica (inseridas pelo nariz ou boca, respectivamente), é utilizada com a finalidade de descompressão gástrica; diagnosticar a motilidade intestinal; administrar medicamentos e alimentos; tratar uma obstrução ou um local com sangramento e obter conteúdo gástrico para análise.

Quanto tempo o paciente pode ficar com a sonda nasoenteral?

Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.

Quais são as principais contra indicações relacionadas a nutrição enteral?

As contraindicações mais comuns são: obstrução do trato gastrointestinal; diarreia e vômitos refratários na terapia medicamentosa; síndrome do intestino curto com disabsorção grave; íleo paralítico grave; fístula intestinais de alto débito; sangramento maciço gastrointestinal; síndrome da má absorção grave; ...

São as indicações da terapia nutricional parenteral?

Alguns exemplos de situações clínicas que podem exigir terapia de nutrição parenteral (TNP) são os seguintes: algumas doenças cardíacas, pulmonares e renais; pancreatite aguda ou crônica em que a NE não possa ser administrada (3); síndrome do intestino curto; doença inflamatória intestinal (inclui doença de Crohn e ...

Quando o paciente pode precisar de dieta enteral ou parenteral?

Caso o intestino esteja inapto para a dieta enteral, temos a terceira alternativa para a nutrição do paciente, utilizando a via parenteral. Saindo do processo normal de alimentação por via enteral, a dieta será administrada diretamente por meio da corrente sanguínea.

Qual a diferença de nutrição enteral e Parenteral?

Nutrição enteral: quando o paciente não consegue se alimentar por via oral (boca), a ingestão dos alimentos pode ser feita através de uma sonda (passagem naso/orogástrica) posicionada ou implantada no estômago, no jejuno ou no duodeno. ... Nutrição parenteral: é a alimentação administrada por via endovenosa.

Quais as contra indicações da sonda nasogástrica?

Contraindicações à entubação nasogástrica incluem
  • Obstrução nasofaríngea ou esofágica.
  • Trauma maxilofacial grave.
  • Distúrbios de coagulação não tratados.

Quais as principais complicações do uso de sondas Nasoenterais?

Entre as complicações mecânicas mais comuns, a obstrução pode ocorrer devido a lavagem incorreta da sonda após a infusão de fórmula nutricional e medicamentos, dobramento e nó na sonda, ou mesmo uso de dietas com densidade calórica de 2,0kcal/ml, com alta viscosidade ou ricas em fibras.

Qual a finalidade da sonda?

No contexto básico, a sonda é um tubo que penetra nas cavidades do corpo ou em uma incisão feita por cirurgia. Medicamentos, soro e sangue passam por esse tubo de plástico ou borracha, que também pode ser utilizado para exames.

Como funciona a sonda nasogástrica?

Lubrificar a extremidade da sonda nasogástrica. Inserir delicadamente a ponta da sonda no nariz e deslizar ao longo do assoalho da cavidade nasal. Apontar para trás, então para baixo de modo a permanecer abaixo do corneto nasal. Esperar sentir resistência leve à medida que o tubo passa pela nasofaringe posterior.

O que é SNG na enfermagem?

Sonda Nasogástrica (SNG)

Quais são os cuidados com a sonda nasoenteral?

Cuidados de enfermagem com a sonda nasoenteral
  1. 2- Manter a fixação da sonda sempre íntegra;
  2. 3- Realizar troca da fixação da sonda a cada 24 horas ou quando necessário;
  3. 5- Lavar a sonda com 20 ml de água antes e após administração de dietas e medicações.

Qual a indicação de duração mínima da terapia Nutricional Parenteral?

A nutrição parenteral periférica (NPP) é a via em que a solução alimentar é administrada diretamente por uma veia periférica, utilizada quando a NP terá curta duração (até 15 dias), pois não é suficiente para atingir as necessidades nutricionais diárias do paciente.

Artigo anterior
O que é a tromboflebite e qual o tratamento adequado?
Artigo seguinte
Quantos litros de água gasta escovando os dentes com a torneira aberta?