Quando a mentira se torna uma doença?

Perguntado por: Bárbara Andreia Maia Batista  |  Última atualização: 27. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (1 avaliações)

Mentir compulsivamente é uma doença conhecida como mitomania. “A mitomania, também conhecida como mentira patológica e pseudologia fantástica, é a tendência duradoura e incontrolável para a mentira”, explica o psiquiatra e Coordenador da Equipe de Transtornos Psicóticos do AME Psiquiatria, Deyvis Rocha.

Quando mentir é uma doença?

O mitômano, ou mentiroso crônico, como é chamado o paciente com essa patologia, faz isso sem mesmo perceber. A mentira é algo tão compulsivo para esse indivíduo que interfere até mesmo a sua capacidade de julgar racionalmente uma situação, seja nos seus relacionamentos, seja na sua vida em sociedade.

O que leva uma pessoa a mentir tanto?

As causas, em geral do porquê as pessoas mentem compulsivamente, tem ligação com fatores psicoemocionais complexos como ansiedade, medo, insegurança e frustração. Seja um transtorno ou traço marcante, a mentira é sempre prejudicial, tanto para o mentiroso como para os outros.

Qual é o maior estrago que a mentira pode causar?

A mentira, em todas as suas vertentes, prejudica muito a sociedade e as famílias, afeta a produtividade das empresas, alimenta os litígios judiciais e banaliza as relações humanas.

Como tratar a doença da mentira?

O tratamento da compulsão por mentiras começa com a investigação da identificação das outras doenças associadas. Pode ser indicada a psicoterapia, terapia com finalidade de cuidar de problemas psicológicos como ansiedade e depressão, ou psiquiatria clínica, que inclui o uso de medicamentos.

Quando a mentira se torna doença - Mulheres (24/02/17)

24 questões relacionadas encontradas

Como fazer para reverter uma mentira?

Admitir uma mentira pode levar a uma sensação de alívio e fortalecer sua relação com a outra pessoa.
  1. Step 1. Prepare a pessoa para quem a mentira será revelada. ...
  2. Step 2. Escolha um lugar e momento adequado. ...
  3. Step 3. Descreva a mentira e ofereça sua honestidade. ...
  4. Step 4. Evite ficar na defensiva. ...
  5. Step 5. Desculpe-se.

Quais as consequências que a mentira pode causar?

Além disso, a mentira pode ser um sintoma de um quadro de patologia - conta Stella. A prática pode ainda provocar dificuldades nos relacionamentos interpessoais, problemas no trabalho, no relacionamento amoroso, uma vez que o indivíduo que tem o hábito de mentir insere isso em todos os contextos da vida.

Quais os malefícios da mentira?

Entretanto, quando se torna frequente ao ponto de prejudicar a vida de quem as conta, ela pode ser o principal sintoma de males como os transtornos factício e narcisista, a simulação e a psicose. Doenças que não são diagnosticadas com facilidade e de difícil tratamento.

Quais os males da mentira?

O importante é entender, que em todos os casos, o maior prejudicado pela mentira é você mesmo! Ela produz o que podemos chamar de "desentendimento" entre a nossa estrutura consciente e inconsciente. É como um casal em conflito, que vai se afastando e gerando repulsa entre si a cada rusga emocional.

O que a Bíblia fala sobre quem mente?

No Antigo Testamento, Deus ordena o seu povo a não mentir (Levítico 19:11): “Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo”. A mentira é tão condenável para Deus que é um dos pecados capitais: “Não levantarás falsos testemunhos contra o seu próximo”.

Quais são as situações em que facilmente se é levado a mentir?

As razões podem ser desde um ato de amor, proteção e cuidado, como maldade e desvio de caráter e até mesmo um caso de doença compulsiva ou um transtorno psicótico, o grau mais extremo.

O que a psicologia fala sobre o ato de mentir?

Mentir é um processo psicológico pelo qual um indivíduo deliberadamente tenta convencer outra pessoa a aceitar aquilo que o próprio indivíduo sabe que é falso, em benefício próprio ou de outros, para maximizar um ganho ou evitar uma perda (Abe, 2009. (2009).

É normal criar histórias na cabeça?

O devaneio excessivo é um transtorno mental relativamente novo, por isso, ainda não conta com um tratamento que seja, de fato, eficaz. No entanto, os psicólogos ponderam que esse distúrbio pode ter muitos efeitos negativos na vida de uma pessoa, a impedindo de estabelecer uma rotina normal de trabalho.

O que acontece com o corpo quando mentimos?

O que eles observaram é que quando mentimos muito, nosso cérebro reproduz respostas automáticas sobre atos não verdadeiros, reduzindo também nossas respostas emocionais a eles.

O que fazer para perdoar uma mentira?

Então, minta, omita ou traia, mas tenha plena consciência das consequências e encare-as como se deve, sem se acovardar. Tenha a dignidade de reconhecer que errou, pedir perdão e seguir em frente, seja da forma que for, sem refletir no outro a sua personalidade.

Como perdoar uma pessoa que mentiu?

Perdoar alguém que nos magoou pode ser muito difícil.
...
Livre-se do ressentimento.
  1. Aceite o que a pessoa fez e reconheça que você não tem nenhum controle sobre isso. ...
  2. Para conseguir aceitar o que aconteceu e livrar-se do ressentimento, reconheça os próprios defeitos e as formas como pode ter magoado outras pessoas.

Como pedir desculpas depois de mentir?

E, bem, como é difícil pra todo mundo, seguem 6 dicas de como pedir desculpas de verdade:
  1. Entenda a dor que foi causada. ...
  2. Deixe claro que você entendeu e reconhece o que houve de errado. ...
  3. Seja sincero. ...
  4. Não divida a responsabilidade pelo que houve. ...
  5. Evite usar a palavra “mas…” ...
  6. Afirmar ações de reparação.

É normal ficar imaginar histórias?

Fantasias em excesso podem ser consideradas um problema quando a vida no mundo objetivo e real é completamente substituída pela vida na fantasia. Para Sigmund Freud, é impossível viver sem ilusões, aliás, o universo imaginário é primordial para o desenvolvimento humano.

Quem cria cenas falsas na cabeça tem transtorno psicológico?

"A pessoa cria situações falsas, vivencia a mentira, cria uma realidade paralela e acredita nela", explicou Lima. Os sintomas podem se assemelhar aos da esquizofrenia, mas enquanto na mitomania a pessoa se sente confortável e realizada com a realidade paralela, na esquizofrenia ela sofre de paranoia.

É normal imaginar situações?

A imaginação/devaneios é uma fantasia que serve como uma distração da vida real, um sonhar acordado. É normal, porém é necessário saber com qual frequência essas imaginações ocorrem. Se existe alguma preocupação, o indicado é buscar ajuda de um Psicólogo.

Como funciona a mente de um mentiroso?

O mentiroso patológico esconde bem as suas emoções. Ele não demonstra indícios que possam indicar a inverdade de suas palavras. Como mente com frequência, domina o controle de suas feições e linguagem corporal. Também não sente culpa ao mentir, mesmo quando tem certeza que a mentira prejudicará a vida de terceiros.

Como saber se uma pessoa está mentindo psicologia?

Veja 10 gestos, expressões e posturas que entregam uma pessoa que está mentindo, segundo especialista em linguagem corporal
  1. Poses de Pinóquio. ...
  2. Tapar a boca. ...
  3. Evitar contato visual. ...
  4. Comprimir os lábios. ...
  5. Olhar para cima e para a direita. ...
  6. Mostrar microrrugas na testa. ...
  7. Restringir os movimentos de mãos e braços.

Quais os motivos que as pessoas mentem pela internet?

Mas a Internet, na mesma medida, nos permite também ampliar as relações (amorosas, profissionais, ou de amizade) e essa mesma condição de anonimato – que propicia a 'mentira' – também abre a possibilidade de um grau de auto-exposição surpreendente entre as pessoas que optam por uma atitude de 'sinceridade virtual'.

É correto mentir para evitar problemas no convívio social?

A mentira, sendo ação recorrente nos relacionamentos humanos sociais, se faz útil em determinados momentos, apesar de ser uma ação atentatória ao dever moral. Neste ponto, entram em choque o utilitarismo e a moral. Defendendo, portanto, um purismo moral. ...

O que a Bíblia fala sobre pessoas oportunistas?

O apóstolo escreve ainda aos efésios: “os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm”. Uma das consequências da maldade, é o oportunismo. Atualmente cada vez mais pessoas são oportunistas!

Artigo anterior
Como ajustar taxa de proporção de um vídeo?
Artigo seguinte
O que é CMV no balanço patrimonial?