Quando a licença maternidade é de 180 dias?

Perguntado por: Renato Flávio Assunção Mota Brito  |  Última atualização: 24. April 2024
Pontuação: 4.1/5 (8 avaliações)

Atualmente, a licença de 180 dias só é possível para as mulheres que trabalhem em empresas participantes do Programa Empresa Cidadã, instituído pela Lei 11.770/08. O texto também assegura licença-maternidade de 120 dias às deputadas e senadoras, prorrogáveis por mais 60.

Quem tem direito à licença-maternidade de 180 dias?

O projeto também prevê a ampliação da licença-maternidade para mãe de filho com deficiência ou com necessidade especial. No sistema de compartilhamento com o cônjuge, a mãe tem um total de 180 dias, dos quais pode transferir até 60 dias para o pai.

Quem tem direito a 6 meses de licença-maternidade?

Lei de 2016 criou a programa Empresa Cidadã, que dá direito a até 180 dias de licença (cerca de seis meses). Durante este período, a mãe, o pai (em caso de morte da mulher durante a licença) ou um dos integrantes de casal homoafetivo que adotou têm direito ao emprego e salário garantidos por lei.

Qual o tempo da licença-maternidade 4 ou 6 meses 2024?

Segundo a CLT o tempo da licença maternidade é de 120 dias, ou seja, 4 meses. No entanto, existem algumas peculiaridades.

Quando a licença-maternidade passou a ser 4 meses?

Em 1988, com a promulgação da Constituição Federal, a proteção à maternidade passou a ser considerada um direito social. Como consequência, a licença foi ampliada para 120 dias.

Licença-maternidade de 180 dias pra todas

18 questões relacionadas encontradas

Porque licença-maternidade de 6 meses?

Lei 11.770/08

“Os seis primeiros meses são insubstituíveis para o crescimento e para o desenvolvimento do bebê, para o fortalecimento do vínculo afetivo entre mulher e o filho e para o aleitamento materno exclusivo, conforme recomendamos”, assinala o atual presidente da Sociedade, dr. Eduardo Vaz.

Qual é a nova lei da licença-maternidade 2024?

O Projeto de Lei 5373/20 prevê que a trabalhadora mãe ou adotante possa optar por 120 dias de licença-maternidade com salário integral, como é a regra geral atualmente vigente, ou então por 240 dias de afastamento com a metade da remuneração.

Como prorroga a licença-maternidade para 6 meses?

A segurada empregada deve fazer o requerimento de prorrogação do benefício diretamente ao empregador, incluindo a internação e o prazo do salário-maternidade legalmente previsto após a alta efetuando a compensação desses valores.

Como prorrogar a licença-maternidade para 180 dias?

Para isso, a empresa deve ter aderido ao programa Empresa Cidadã, desenvolvido pelo Governo Federal. Nessa situação, o benefício pode ser prorrogado por mais 60 dias, resultando na licença-maternidade de 180 dias.

Como fazer a contagem da licença-maternidade?

A licença-maternidade começa a contar a partir do momento em que a mulher se afasta do trabalho para ter o bebê. Esse afastamento pode ocorrer até 28 dias antes do parto ou depois do nascimento da criança.

Quem tem direito a 8 meses de licença-maternidade?

Trabalhadoras que tiverem filhos a partir de agora poderão tirar até 8 meses de licença-maternidade. Isso porque foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (22) a Lei nº 14.457/2022, que altera as regras trabalhistas.

Estou de 32 semanas posso me afastar do trabalho?

Pode pegar licença maternidade a partir de 32 semanas? O RH deve estar ciente de algumas questões, como a possibilidade de a funcionária iniciar o período de licença a partir das 32 semanas de gestação. Pela lei, a licença pode ser concedida a partir desse período, se houver indicação médica atestando a necessidade.

Dá para pegar a licença-maternidade com 32 semanas de gestação?

Sim! A licença-maternidade pode ser solicitada a partir da 32ª semana de gestação, neste caso, para realizar a solicitação da licença, deve ser apresentado um atestado médico declarando o mês gestacional.

É possível aumentar a licença-maternidade?

Sim, pode ocorrer a prorrogação da sua licença. Entretanto, a empresa em que você trabalha precisa ter aderido ao programa Empresa Cidadã do governo federal. Assim, você conseguirá solicitar a prorrogação da sua licença-maternidade por mais 60 dias. Com isso, a licença de 120 dias passará para 180 dias!

Em quais casos a licença-maternidade pode ser prorrogada?

Prorrogação de licença-maternidade para famílias com bebês prematuros é aprovada na CAE. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou a extensão por mais 120 dias da licença-maternidade, após a alta hospitalar, para famílias com bebês prematuros (PL 386/2023). Prorrogação também será concedida ao salário-maternidade ...

Quem tem direito a atestado de amamentação?

3 - A mãe que amamenta seu filho, até o sexto mês, tem direito a dois descansos especiais de meia hora cada para amamentar (CLT, artigo 396, seção V.). Quando, por motivo de saúde do filho, essas pausas para amamentar podem ser estendidas além dos 6 meses, comprovando a necessidade através de atestado médico.

É verdade que a licença-maternidade passou a ser de 6 seis meses para todas as empresas privadas após a reforma trabalhista de 2017?

Licença-maternidade de seis meses no setor privado é aprovada e segue para a Câmara. A licença-maternidade para celetistas deve passar de 120 para 180 dias. Esta foi a proposta aprovada nesta quarta-feira (4) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Como funciona os 15 dias de amamentação após licença-maternidade?

Contudo, existe uma prática comum da soma da solicitação de uma licença de 15 dias seguidos para a amamentação. Esses 15 dias são definidos a partir do cálculo da totalidade de intervalos da licença para a amamentação, ou seja, 2 intervalos de 30 minutos por cada dia durante o período de 2 meses.

Quem paga licença-maternidade estendida?

Durante o período da prorrogação, a empregada tem direito à remuneração integral, nos mesmos moldes do salário-maternidade, mas que será paga pelo empregador.

Como pedir licença-maternidade estendida?

Para solicitar a prorrogação, a mãe deve procurar o INSS. Pelo telefone, os serviços podem ser requeridos pela central 135. Veja aqui como solicitar o benefício. O salário-maternidade é um auxílio pago a mães que têm de se afastar do trabalho em função do parto, adoção e aborto nos casos previstos em Lei.

Estou de férias e meu filho nasceu licença-maternidade?

Se durante as férias da empregada gestante ocorrer o nascimento da criança as férias ficarão suspensas? Sim. O gozo das férias ficará suspenso e será concedida licença-maternidade.

O que a gestante recebe na licença-maternidade?

A gestante pode solicitar a licença e o salário-maternidade diretamente no RH da empresa ou no INSS. Isso pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS no celular ou pelo telefone 135. Geralmente a funcionária recebe o valor total do salário, desde que não ultrapasse o teto máximo de R$ 6.433,57.

Quem paga licença-maternidade 2024?

Quando a solicitação é feita por trabalhadoras autônomas, microempreendedora individual (MEI), mulheres desempregadas ou trabalhadoras rurais, quem paga a licença maternidade é o INSS.

Quantos dias o pai tem direito quando o filho nasce 2024?

A licença paternidade no Brasil tem uma duração padrão de 5 dias corridos, contados a partir do primeiro dia útil após o nascimento ou adoção. Caso a empresa participe do Programa Empresa Cidadã, a licença paternidade pode ser estendida até 20 dias.

Quanto tempo pode ficar de licença-maternidade?

É preciso, porém, que ela já tenha contribuído por pelo menos 10 meses e que mantenha a qualidade de segurada. Caso a gravidez da mulher esteja dentro do período de graça, ela terá direito ao salário-maternidade.

Artigo anterior
Quem trabalha domingo tem direito a quantas folgas?
Artigo seguinte
Quanto Magazine Luiza paga de dividendos?