Quando a gravação telefônica é lícita?

Perguntado por: Rodrigo Daniel Moura Vaz  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (46 avaliações)

GRAVAÇÃO TELEFÔNICA. PROVA LÍCITA. Conforme precedentes jurisprudenciais, é prova lícita a exibição de gravação telefônica pretendida por um dos interlocutores, sendo dispensável autorização judicial, ao contrário da interceptação, escuta ou quebra de sigilo de dados.

Quando a gravação é lícita?

543-B, § 3º, do CPC. É lícita a prova consistente em gravação ambiental realizada por um dos interlocutores sem o conhecimento do outro.” (RE 583.937-QO-RG, Rel. Min. Cezar Peluso, com repercussão geral.)

É permitido gravar uma conversa?

Sim. Você não pode gravar conversas alheias, em que você não está participando diretamente, principalmente se estas estiverem ocorrendo por telefone, já que isso seria invasão de privacidade. Ligações particulares só podem ser grampeadas com expressa autorização judicial.

É lícito a pessoa gravar a própria conversa STJ?

Não se delimitou que a gravação de conversa por um dos participantes do diálogo seria lícita somente se utilizada em defesa própria, nunca como meio de prova da acusação. ... 13.964/2019, não dispôs sobre a necessidade de autorização judicial para a gravação de diálogo por um dos seus comunicadores.

Qual entendimento do STJ no que tange a gravação ambiental de organização criminosa?

A jurisprudência desta Corte é no sentido de que a gravação ambiental realizada por colaborador premiado, um dos interlocutores da conversa, sem o consentimento dos outros, é lícita, ainda que obtida sem autorização judicial, e pode ser validamente utilizada como meio de prova no processo penal.

INTERCEPTAÇÃO, ESCUTA E GRAVAÇÃO TELEFÔNICA, PROVA LÍCITA OU ILÍCITA?

44 questões relacionadas encontradas

É legal a utilização de conversas gravadas de forma oculta como prova processual?

A gravação de conversa feita por um dos interlocutores sem o conhecimento do outro para fins de comprovação de direito não é ilícita e pode ser usada como prova em ação judicial.

É crime gravar áudio escondido?

Neste caso, a lei da escuta telefônica, Lei 9.296, de julho de 1996, admite gravação como meio de prova, mas quando não houver outro meio disponível. ... Portanto, as gravações que não atendam a este requisito, neste caso, são ilegais e constituem crime. A autorização deve ser sempre prévia.

Pode gravar assédio moral?

Há alguns anos a gravação era vista pela justiça de forma perigosa. Porém, devido à dificuldade de se obter provas, houve certa flexibilização em relação ao tema. Atualmente é perfeitamente viável, por meio de uma gravação deste tipo, se comprovar o assédio moral.

É lícita a prova consistente em gravação ambiental?

A doutrina e a jurisprudência se posicionam favoravelmente à gravação telefônica e ambiental, entendendo tratar-se se prova lícita, bastando que haja justa causa na divulgação de seu conteúdo.

O que é uma prova lícita?

Os Tribunais superiores já concordam há muito que quando duas pessoas estão se falando, e uma delas fizer a gravação, esse meio de obtenção da prova é lícito. Assim, em uma conversa entre A e B, se A grava esse diálogo, a prova é tida como lícita.

O que é gravação clandestina ambiental?

5º, XII). A gravação ambiental, conforme já esclarecido, é a gravação clandestina de uma conversa, realizada por um dos interlocutores, ao passo que a interceptação consiste na gravação de comunicação por terceiro sem que nenhum dos interlocutores tenha conhecimento da gravação.

É lícita a gravação ambiental realizada por um dos interlocutores com o conhecimento do outro?

O acórdão recorrido está em conformidade com a jurisprudência desta Corte, de que a gravação ambiental realizada por colaborador premiado, um dos interlocutores da conversa, sem o consentimento dos outros, é lícita, ainda que obtida sem autorização judicial, e pode ser validamente utilizada como meio de prova no ...

Qual é o entendimento do STF sobre a gravação unilateral?

O Supremo Tribunal Federal tem entendido ser admissível como prova a gravação unilateral de conversas realizada por um dos interlocutores, para que possa se defender em processo crime. ... Inexiste na gravação colhida clandestinamente qualquer controle de captação.

É legal a gravação clandestina de comunicação telefônica?

É possível afirmar que a interceptação telefônica é, em regra, ilegal, pois assim é considerada caso esteja ausente qualquer um dos seus requisitos. Por outro lado, a gravação clandestina, latu sensu, é, em regra, legal, porque permitida em todas as situações, salvo aquelas previstas em lei.

Como fazer um boletim de ocorrência por assédio moral?

Como entrar com processo judicial de assédio moral

O primeiro passo a fazer se você se encontra nessa situação é procurar a ouvidoria da empresa ou o RH para expor a situação. Você também pode relatar ao sindicato ou através de órgãos como o Ministério Público e Superintendências Regionais do Trabalho.

Como provar o assédio moral?

É importante que a vítima tente coletar o máximo de provas possíveis para comprovar o assédio. Isso pode ser feito através de e-mails, testemunhas ou mesmo gravações ambientais promovidas pelo empregado através de gravador do telefone celular, por exemplo.

Como pode provar que sofreu assédio?

Nesta situação você pode tentar comprovar com áudios, gravações e filmagens, se você não tiver nenhum desses meios de provas, você pode optar por ter uma conversa a sós com o assediador por meios eletrônicos, como e-mail e mensagens, estas por sua vez podem virar prints e por fim ser uma prova.

Pode gravar áudio sem autorização?

Gravar conversa é crime? Sim é crime, se não houver uma autorização para isso, como é chamada a gravação ilícita. No entanto, existe meios de se realizar uma gravação lícita, chamada interceptação. Esta é conseguida por meio de um mandado judicial, e pode ser usada para produzir provas para uma investigação criminal.

Pode ser gravado sem autorização?

Usar a imagem alheia indevidamente ou sem autorização, da motivo à reparação de danos. Essa prática desleal e ilícita gera o dever de indenizar quem for prejudicado. O profissional compartilha seu conhecimento com quem o contrata, sendo antiético o consulente dispor do patrimônio intelectual alheio como se seu fosse.

Como saber se a conversa está sendo gravada?

Atente para cliques, bipes, estalos ou outros ruídos na linha. Embora este não seja sempre um método infalível para detectar o monitoramento de telefone, muitos dispositivos de gravação fazem ruídos reveladores alertando que sua chamada está sendo gravada.

Pode usar conversa de WhatsApp como prova judicial?

Tanto o WhatsApp, quanto outras redes sociais, servem como prova digital confiável e segura quando existe a utilização de método científico e atendimento às normas e técnicas periciais forenses.

É vedado a advogado utilizar gravação de conversa com outro colega de profissão como prova?

É vedado ao advogado a utilização não-autorizada de gravação telefônica, de diálogo com outro colega, como prova em processo, por afronta aos artigos 27 e 36, §2º do Código de Ética e Disciplina da Advocacia.

Como usar WhatsApp como prova judicial?

As mensagens podem ser usadas como provas quando é feito o download dos arquivos que contêm registros eletrônicos dos dados, chamados de logs. Assim, um perito ou técnico responsável pode avaliar os logs quando tiver acesso à conta e ao aparelho em que as mensagens foram enviadas.

O que diz a Súmula 279 STF?

SÚMULA 279 -

PARA SIMPLES REEXAME DE PROVA NÃO CABE RECURSO EXTRAORDINÁRIO.

É possível a gravação sem ordem judicial de conversa de terceiros no exercício de legítima defesa por vítima de um crime?

De acordo com o entendimento do STJ, a gravação ambiental realizada por colaborador premiado, um dos interlocutores da conversa, SEM O CONSENTIMENTO DOS OUTROS, É LÍCITA, ainda que obtida sem autorização judicial, e pode ser validamente utilizada como meio de prova no processo penal (STF, no mesmo sentido, conforme se ...

Artigo anterior
O que fazer para ficar com a pele do rosto bonita?
Artigo seguinte
Quem são as pessoas jurídicas de direito público externo?