Quando a frase é aditiva?

Perguntado por: Carlota Santos Coelho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (37 avaliações)

As conjunções coordenativas aditivas ligam duas orações em que a segunda oração expressa um acréscimo da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções aditivas são a conjunção e, usada para indicar uma adição com sentido positivo, e a conjunção nem, usada para indicar uma adição com sentido negativo.

Quais são conjunções aditivas?

Por isso é possível apontar duas conjunções aditivas muito utilizadas: e (para sentido positivo) e nem (para sentido negativo).
...
Principais conjunções aditivas
  • e.
  • nem.
  • bem como.
  • não só (...) mas [também]
  • não apenas (...) como [também]
  • não somente (...) como [ainda]

O que são aditivas?

Aquilo que se acrescenta a algo, geralmente para alterar determinadas características (ex.: aditivo alimentar; gasolina com aditivos).

Como é aditiva?

a) Aditivas

Expressam ideia de adição, acrescentamento. Normalmente indicam fatos, acontecimentos ou pensamentos dispostos em sequência. As conjunções coordenativas aditivas típicas são "e" e "nem" (= e + não).

O que é uma conjunção coordenativa aditiva?

Conjunções coordenativas aditivas

São as que estabelecem relação de adição entre os elementos conectados, ou seja, um é o acréscimo do outro. Esse acréscimo pode ser tanto em sentido positivo quanto negativo. Veja os exemplos: Eu fui à praia e tomei bastante sol.

Orações Coordenadas: Aditiva e Adversativa

29 questões relacionadas encontradas

Qual a função das conjunções aditivas?

As conjunções coordenativas podem ser: ⇒ Aditivas: unem dois termos ou duas orações de mesmo valor sintático, exprimindo uma relação de adição, de soma: e, nem.

Como também exemplos?

Aditivas: dão a ideia de adição, acréscimo, como: e, nem, mas também, mas ainda, senão também, como também, bem como. Exemplos: O agricultor colheu o trigo e o vendeu. Não aprovo nem permitirei essa falta de educação.

Como fazer uma frase aditiva?

Exemplos de frases com conjunções aditivas
  1. Maria Luísa caiu no recreio e foi levada para o hospital.
  2. Minha vizinha não foi à festa nem avisou que não ia.
  3. Gosto muito dele, bem como gosto muito de você.
  4. Não só visitei a Torre Eiffel, como também visitei o Museu do Louvre.

Como também em frases?

como «exprimem um nexo aditivo» (idem, p. 567) entre as orações de uma frase, estabelecendo uma estrutura de coordenação copulativa: O João não só viu o livro como (também) o comprou. Ele leu não só o livro mas também a revista.

O que é uma conjunção exemplos?

Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.

O que é aditiva e adversativa?

- Aditivas: estabelecem ideia de adição, soma. Exemplo: Não venderemos a casa, nem (venderemos) o carro. São conjunções aditivas: e, nem, mas, também. - Adversativas: estabelecem oposição, adversidade.

Quais são as conjunções?

São divididas em cinco tipos:
  • Conjunções Aditivas.
  • Conjunções Adversativas.
  • Conjunções Conclusivas.
  • Conjunções Explicativas.
  • Conjunções Integrantes.
  • Conjunções Causais.
  • Conjunções Comparativas.
  • Conjunções Concessivas.

O que é conclusiva exemplos?

Exprimem, por conseguinte uma conclusão (ou uma consequência, um efeito, um resultado) referentes à oração anterior. As conjunções conclusivas típicas são: logo, portanto, pois, então, assim, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso entre outras.

Quais são as 5 conjunções coordenativas?

Conjunções coordenativas
  • aditivas;
  • adversativas (oposição);
  • alternativas;
  • conclusivas;
  • explicativas.

Quais são as principais conjunções conclusivas?

Conjunções coordenativas conclusivas

Indicam relação de conclusão. São elas: pois (posposta ao verbo), logo, portanto, então, por isso, por conseguinte, por isto, assim, etc. Ex: Ele bebeu bem mais do que poderia, logo ficou embriagado.

Como usar o como também?

como também. Exemplos: “A blusa é bonita e barata.” “Ele não só escreveu a revista como também editou.” – Adversativas: Ligam orações indicando oposição.

Como também usa vírgula?

A vírgula colocada antes dos advérbios também e especialmente está, nos casos apresentados, correta. Estes advérbios incidem sobre a oração subordinada com uma função focalizadora ao mesmo tempo que contribuem para a coesão interfrásica, funcionando como conectores.

Como também ou como também?

A forma correta de escrita da palavra é também, com acento agudo na vogal e. A palavra tambem, sem acentuação gráfica, está errada. Também é, maioritariamente, um advérbio, indicando que alguma coisa é semelhante a outra ou que há adição e inclusão de uma coisa em outra.

O que é uma frase conclusiva?

substantivo feminino Conjunção utilizada para ligar uma oração que expressa conclusão, consequência ou inferência, à frase ou oração anterior; pois, portanto, assim, logo.

Como iniciar uma frase explicativa?

As conjunções coordenativas explicativas ligam duas orações em que a segunda oração expressa a explicação da ideia iniciada na primeira oração. As principais conjunções explicativas são porque, pois e que.
...
Conjunções explicativas
  1. porque;
  2. pois (antes do verbo);
  3. porquanto;
  4. que;
  5. já que;
  6. visto que;
  7. dado que;
  8. uma vez que;

Como também é conjunção?

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

Como também?

5 sinônimos de como também para 1 sentido da expressão como também: Bem como: 1 bem como, assim como, tal como, tal qual, que nem.

Como também conjunção?

Conjunções aditivas – expressam ideia de adição: e, nem, não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda.

Qual é a função das conjunções no texto?

As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.

Qual a função da conjunção que?

“Que” com a função de conjunção. Há situações cujo “que” exerce a função de conjunção de causa, comparação, concessão, consequência, explicação, finalidade, integração e tempo. 1. Conjunção causal: Agora vou deitar, que estou cansada.

Artigo anterior
Quanto ganha um caminhoneiro na Inglaterra?
Artigo seguinte
Como ser frio e não ter sentimentos?