Pode ir só o advogado na audiência de conciliação JEC?

Perguntado por: Patrícia Lia de Silva  |  Última atualização: 8. Dezember 2024
Pontuação: 4.5/5 (70 avaliações)

Assim sendo, a sua presença à audiência de conciliação se torna obrigatória, não sendo admitida a representação por outra pessoa ou, até mesmo, advogado, ainda que munidos de procuração.

É obrigatório advogado na audiência de conciliação Juizado Especial?

É necessário contratar advogado para ingressar com uma ação nos Juizados? Nas causas de até 20 salários mínimos não é obrigatória a assistência de advogado; nas de valor superior, a assistência é obrigatória.

É preciso levar advogado na audiência de conciliação?

STF confirma que presença de advogados em centros de conciliação é facultativa.

Como funciona a audiência de conciliação no Juizado Especial Cível?

Uma parte razoável dos processos nos Juizados é resolvida na Audiência de Conciliação. Nela, o Conciliador conversa com os envolvidos tentando que eles entrem num acordo para solucionar o problema, buscando seus próprios caminhos. Os conciliadores ajudam as pessoas a resolverem suas questões por si sós.

Quando o autor não comparece à audiência Juizado Especial?

No procedimento estabelecido pela Lei dos Juizados, quando o autor deixar de comparecer, injustificadamente a qualquer das audiências (Conciliação/AIJ), será condenado ao pagamento de custas, podendo ser isentado quando comprovar que a ausência decorre de força maior (art. 51 , inciso I e § 2º da Lei nº. 9.099 /95).

Quem deve ir a Audiência de Conciliação: é necessária a presença de advogado na audiência?

44 questões relacionadas encontradas

Pode ir em audiência sem advogado?

Com efeito, o CPC indica que em audiência de conciliação ou mediação, as partes devem estar acompanhadas por seus advogados ou defensores públicos (art.

É obrigatória a presença da parte em audiência de conciliação?

Nos Juizados Especiais vigora o Princípio da Pessoalidade, sendo, portanto, obrigatória a presença pessoal da parte autora, artigo 9º da Lei 9.099/95.

O que acontece se não houver acordo na audiência de conciliação?

6° - Não havendo acordo, compete, então, ao Conciliador orientar as partes no sentido de trazerem todas as provas que pretendem produzir na audiência de instrução e julgamento, como documentos e testemunhas (máximo três). Já ficam as partes presentes intimadas da nova data para audiência de instrução.

Quando é necessário advogado no Juizado Especial?

Se o valor da causa for até 20 salários mínimos, não há necessidade de representação por advogado. Se o valor da causa for entre 20 a 40 salários mínimos, a representação por advogado é obrigatória.

Pode ir só o advogado na audiência de instrução?

O advogado pode comparecer sozinho a uma audiência de instrução? Não é permitido que o advogado compareça sem a parte autora ou a parte ré em uma audiência de instrução e julgamento.

Pode só o advogado comparecer na audiência de mediação?

Diante disso, é inafastável a conclusão de que a parte não precisa comparecer à audiência de conciliação ou mediação a que se refere o art. 334 do CPC, desde que esteja neste ato representada por alguém com poderes para negociar e transigir, sendo que tal pessoa poderá ser, inclusive, seu próprio advogado.

Quem deve ir na audiência de conciliação?

Além de autor e réu, a lei determina a presença de duas figuras essenciais na audiência de mediação: o advogado e o mediador.

É necessário advogado no Juizado Especial Cível?

Não precisa de advogado para entrar com ação no Juizado Especial (pequenas causas). Será? Realmente, é possível entrar com uma ação no juizado especial (pequenas causas) sem contratar advogado, desde que o valor da causa seja de até vinte salários mínimos.

É possível se defender sem advogado?

Qualquer cidadão é apto a procurar o Poder Judiciário e fazer a defesa dos seus direitos. E a terceira foi a criação de um espaço de consenso no âmbito da justiça criminal, que antigamente não era prevista. Até a vigência da Lei 9.099, quando se praticava um crime, o Estado tinha que, necessariamente, punir.

Como apresentar defesa no JEC sem advogado?

Para ajuizar uma ação sem a presença de um advogado, basta apresentar o pedido oral ou escrito. Se o pedido for oral, basta o autor comparecer à Secretaria do Juizado, que opassará à forma escrita.

Quais os casos que não precisa de advogado?

A presença de um advogado não é obrigatória em três casos específicos: para pedir habeas corpus, em processos trabalhistas que corram em primeira e segunda instância e em juizados especiais.

O que não cabe no Juizado Especial?

Não cabem nos Juizados Especiais Cíveis: ações de família (pagamento de pensão alimentícia, guarda, separação, divórcio, inventário), ações da área de infância e juventude, ações contra o Governo Federal, ações previdenciárias contra o INSS, ações trabalhistas, acidentes de trabalho, ações de despejo que não seja para ...

Precisa de advogado no Pequenas Causas?

Para entrar com uma ação de pequena causa, é necessário que você seja pessoa física ou microempresa, visto que pessoas jurídicas podem apenas ser réus em um Juizado de Pequenas Causas. Ainda é preciso ressaltar que ações acima de 20 salários mínimos precisam da assistência de um advogado ou de um defensor público.

Qual o próximo passo depois da audiência de conciliação?

Após a audiência de conciliação sem acordo, o processo pode prosseguir para uma fase de instrução, na qual serão apresentadas provas, depoimentos de testemunhas e argumentos legais. O juiz ou tribunal responsável pelo caso tomará uma decisão com base nas evidências e nos argumentos apresentados pelas partes.

É possível apresentar contestação antes da audiência de conciliação?

A APRESENTAÇÃO DE CONTESTAÇÃO ANTES DA AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO, NO RITO SUMÁRIO, NÃO É INTEMPESTIVA. O ARTIGO 278 DO CPC É O TERMO FINAL PARA APRESENTANTAÇÃO DA RESPOSTA, QUE PODE SER APRESENTADA EM MOMENTO ANTERIOR.

Quanto tempo dura uma audiência de conciliação?

Tanto para casos que ainda não tramitam na Justiça como aqueles já ajuizados, o tempo de duração de uma audiência de conciliação é, em média, entre 20 e 30 minutos. No dia e hora designados, as partes comparecem ao local estabelecido.

O que não fazer numa audiência de conciliação?

334. § 4º A audiência não será realizada: I – se ambas as partes manifestarem, expressamente, desinteresse na composição consensual; II – quando não se admitir a autocomposição.

Quanto tempo depois da audiência de conciliação sai a sentença?

Após as oitivas, as partes deverão apresentar suas razões ou alegações finais, podendo o magistrado proferir sentença na própria audiência ou no prazo de 30 dias. Em casos nos quais não haja necessidade de provas orais, a audiência de instrução pode ser dispensada.

O que acontece se eu perder um processo de pequenas causas?

Se o autor da ação perder a causa, tem até 10 dias para encaminhar recurso por escrito. Nessa situação, necessitará da presença de um advogado. Além disso, esse recurso abre uma segunda fase no processo, havendo, assim, custos.

Artigo anterior
Qual é a melhor vitamina E?
Artigo seguinte
Como tirar a cor do cabelo com bicarbonato?