Quando a fototerapia é indicada?
Perguntado por: Fabiana Monteiro | Última atualização: 15. April 2022Pontuação: 4.9/5 (54 avaliações)
A fototerapia é principalmente indicada nos casos de icterícia do recém-nascido, também chamado de hiperbilirrubinemia do recém-nascido, em que o bebê apresenta a pele mais amarelada devido ao acúmulo do pigmento bilirrubina.
Quando indicar fototerapia para RN?
Segundo Facchini (2008), fototerapia deve ser usada no recém-nascido com peso maior e igual a 2500 kg, com: BI > 10mg/dl nas primeiras 24 horas. BI > 12mg/dl entre 24 a 72 horas. BI > 15 ou 17mg/dl maior que 72 horas.
O que é fototerapia e como e quando se utiliza?
A fototerapia, como o próprio nome sugere, é uma terapia com luzes artificiais que podem estimular ou inibir a atividade celular. Esse tratamento é muito utilizado para combater doenças como psoríase, vitiligo, tipos de eczema (alergias), linfoma cutâneo, esclerodermia, líquen plano, urticária, etc.
Quais são os fatores que determinam a eficácia da fototerapia?
Os fatores que determinam a eficácia da fototerapia são: – espectro da luz emitida; – irradiância da fonte de luz; – área da superfície corporal do bebê expos- ta à luz; – distância entre o bebê e a fonte de luz; – concentração inicial da bilirrubina.
Para que serve a fototerapia em bebê?
A fototerapia ajuda a impedir que a icterícia piore e reduz os níveis de bilirrubina. Altos níveis de bilirrubina no sangue do seu bebê podem levar a algo chamado hiperbilirrubinemia grave. O termo médico para icterícia é hiperbilirrubinemia.
Fototerapia Neonatal - Cuidados de Enfermagem com o recém nascido
Quais os benefícios da fototerapia?
A Fototerapia, trata-se de um procedimento repleto de benefícios para a pele, é um tratamento estético coadjuvante nos tratamentos de Acne, Clareamento de manchas, Rejuvenescimento, entre outros. Esta terapia estimula a criação de colágeno, previne e trata a acne, rugas e ajuda a amenizar os sintomas do melasma.
Qual a importância da fototerapia?
A fototerapia consiste na utilização de luzes especiais como forma de tratamento, sendo muito utilizada em recém-nascidos que nascem com icterícia, um tom amarelado na pele, mas que também pode ser útil para combater rugas e manchas na pele, além de doenças como psoríase, vitiligo eczema, por exemplo.
Quais os cuidados e observações com o RN em fototerapia?
O RN exposto à fototerapia pode apresentar algumas alterações tais como: diarréia; aumento de perdas insensíveis de água devido a superfície corporal aumentada e exposta que somada a demora na regulação do aleitamento materno pode levar a desidratação; susceptibilidade à hipertermia e à hipotermia devido à exposição ...
Quais são os cuidados de enfermagem na fototerapia?
Portanto, são cuidados de enfermagem ao RN em fototerapia: fazer exame físico, determinar peso e idade gestacional, monitorar alterações cutâneas, evitar uso de fraldas exceto em RN pré-termo, verificar a superfície da pele exposta luz, posicionar corretamente obedecendo distância mínima, utilizar proteção ocular opaca ...
Como a fototerapia degrada a bilirrubina?
O principal tratamento é a fototerapia, que consiste na exposição dos mesmos a uma fonte luminosa com intuito de gerar isômeros inativos da bilirrubina, a qual pode ser degradada por luzes de diferentes comprimentos de onda, como: lasers azul (405nm) e verde (532nm) e LEDs azul (405nm), infravermelha (940nm) e vermelha ...
Como é feito o tratamento de fototerapia?
A fototerapia é uma das opções para quem sofre de psoríase ou vitiligo. O tratamento é feito com um aparelho que emite raios ultravioletas na pele. O tempo de permanência no aparelho varia de acordo com o tipo de pele. Existem outros tratamentos, além da fototerapia.
Quais são os tipos de fototerapia?
O tratamento da Fototerapia pode ser feito com dois tipos de luz: LED e Laser. Com o Laser, são dois tipos de aplicação, pontual e a por varredura.
O que é tratamento de fototerapia?
Fototerapia é a modalidade terapêutica que aplica exposições repetidas e controladas de radiação ultravioleta para alterar a fisiologia cutânea de modo a induzir a regressão ou controlar a evolução de diversas dermatoses.
Quando deve ser dado o primeiro banho do Recém-nascido?
De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde, o primeiro banho do recém-nascido deve ser dado, no mínimo, 24 horas após o nascimento.
Quando investigar ictericia neonatal?
- Aumento precoce e/ou muito rápido de BT ( >0,2 mg/dL/hora) devem ser internados para fototerapia e investigação;
- Manutenção de icterícia após 2 semanas de vida;
- BT maior ou igual ao percentil 95;
- Suspeita de doença hemolítica.
Qual o nível ideal de bilirrubina para recém-nascido?
Os valores de referência da bilirrubina em bebês varia de acordo com seu tempo de vida, sendo: Até 24 horas após o nascimento: 1,4 - 8,7 mg/dL; Até 48 horas após o nascimento: 3,4 - 11,5 mg/dL; Entre 3 e 5 dias após o nascimento: 1,5 - 12 mg/dL.
Quais os cuidados de enfermagem necessário no tratamento de icterícia neonatal?
As formas de tratamento da icterícia incluem fototerapia, a exsanguineo transfusão e a utilização de drogas capazes de acelerar o metabolismo e excreção da bilirrubina. O papel do enfermeiro frente ao recém-nascido submetido à fototerapia está centralizado na qualidade do tratamento e na precaução de complicações.
O que são os cuidados de enfermagem?
- Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
- Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
- Promover a segurança do paciente. ...
- Prevenir complicações de doenças. ...
- Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
- Prevenção de lesões por pressão.
Quais os cuidados de enfermagem com uma Puerpera de parto normal?
ATENÇÃO NO PUERPÉRIO
Avaliar o estado de saúde da mulher e do recém- nascido; Orientar e apoiar a família para a amamentação; Orientar os cuidados básicos com recém-nascido; • Avaliar interação da mãe e do bebê; • Identificar situações de risco ou intercorrências; • Orientar o planejamento familiar.
Quais são os riscos do RN em tratamento de fototerapia?
A fototerapia tem efeitos colaterais tanto a curto quanto a longo prazo. Em curto prazo, a fototerapia fluorescente pode, às vezes, produzir hipertermia e este aumento da temperatura pode elevar a perda insensível de água, principalmente em prematuros muito pequenos, levando à desidratação.
Qual conduta de enfermagem e inadequada como cuidado ao recém-nascido com icterícia hemolítica e em fototerapia por hiperbilirrubinemia neonatal?
Qual conduta de enfermagem é INADEQUADA como cuidado ao recém-nascido com icterícia hemolítica e em fototerapia por hiperbilirrubinemia neonatal? Colocar protetores oculares.
Quantos centímetros de distância do RN deve ser instalado a fototerapia?
Colocar o aparelho a uma distancia de 50 cm perpendicular acima do RN.
Porque os bebês precisam de banho de luz?
O que é bom para icterícia? A fototerapia, popularmente conhecida como banho de luz, é o tratamento mais indicado para recém-nascidos. Essa técnica expõe a criança a lâmpadas específicas que atingem a estrutura do pigmento, diluindo-o e eliminando-o.
Quanto tempo a fototerapia faz efeito?
Normalmente são prescritos um ou dois dias de fototerapia. Porém o tempo dependerá do quão acentuada está a icterícia. O processo não muda a rotina de amamentação e de cuidados com o bebê. Entretanto pode acontecer de a mãe ter alta da maternidade antes do filho, o que geralmente causa angústia e expectativa.
Qual o valor da sessão de fototerapia?
Diferente de outros tratamentos que costumam ter o preço elevado, a fototerapia é considerada um procedimento de baixo custo, o que torna acessível o tratamento mesmo para quem precisa de maior exposição à luz para melhor resolver o seu problema. Cada sessão varia de R$ 10 a R$ 50 dependendo do local ofertado.
Como ocorre a herança dos grupos sanguíneos no sistema ABO?
Quantos volts precisa para levar um choque?