Quando a febre vai e volta em bebê?

Perguntado por: Gustavo Fonseca Abreu  |  Última atualização: 13. Mai 2025
Pontuação: 4.9/5 (22 avaliações)

Em geral, a duração é de três a quatro dias. Mas, persistir e surgirem outros sintomas, é importante procurar um médico. Em alguns casos, a febre em bebês e crianças também aparece após algumas vacinas. Se isso acontecer, não é preciso se preocupar e, muito menos, interromper a vacinação.

O que pode ser quando a febre vai e volta no bebê?

Esses casos são principalmente infecções bacterianas e localizadas, que podem variar bastante em relação ao risco e à severidade da doença. Por exemplo, a febre intermitente pode ser sinal de infecção urinária, mas também é um sintoma comum de infecções como a tuberculose ou pneumonia.

O que significa quando a febre vai e volta?

Ou seja, é aquela febre que vai e volta. Esse breve retorno à normalidade acontece pelo menos uma vez a cada 24 horas. Uma causa que pode levar a febre intermitente é o contato do ser humano com as bactérias intermitentes, como é o caso da malária, da tuberculose e da leptospirose.

Quando se preocupar com a febre infantil que vai e volta?

Nesses casos, é importante ficar atento se a temperatura está acima de 39ºC, o que pode ser uma evidência de bactérias presentes na corrente sanguínea, principalmente em crianças menores de três anos.

Quando a febre indica infecção?

Outros autores consideram os valores entre 37,3 ºC e 37,8 ºC como febrícula, sendo chamado de febre apenas quando o indivíduo apresenta temperatura acima de 37,8 ºC. A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção.

Criança com febre. Devo esperar 3 dias para levar ao médico?

37 questões relacionadas encontradas

Como saber se a febre é viral ou bacteriana?

Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.

Como saber se a febre é vírus ou bactéria?

Veja se há febre

A febre pode aparecer nos dois tipos de infecção, mas com características diferentes em cada uma. Na bacteriana, elas geralmente são mais altas e pioram após alguns dias, enquanto na viral, elas melhoram depois desse mesmo período.

O que fazer quando a criança está com febre indo e voltando?

Ao apresentar a febre que vai e volta, é aconselhado passar por uma consulta com um clínico geral para que seja feita uma avaliação do estado de saúde e seja iniciado o tratamento mais adequado.

Como saber se a febre e por causa dos dentes?

Para os bebés, uma temperatura retal ou timpânica pelos 38 ºC - 38,3 ºC não passa de uma “ponta de febre” ou “febrícula”. Esta conclusão obriga os pais e os pediatras a terem uma atenção especial quando os bebés têm temperaturas retais superiores a 38,3 ºC durante estas alturas do aparecimento dos dentes.

Como é a febre dos dentes?

Entretanto, essa temperatura geralmente ficava em torno de 37ºC a 37,5 °C, o que não é considerado tecnicamente como febre.. Por isso, mesmo que exista a sensação de que o bebê fique “quentinho”, é importante lembrar que não existe comprovação de que a febre configure realmente um sintoma da primeira dentição.

Porque esperar 3 dias de febre?

Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.

Quais os 4 tipos de febre?

Febre alta, baixa, intermitente e emocional: saiba tudo sobre os tipos de febre. Tem momentos que você pode sentir que está meio quente, mas não apresenta nenhum outro sintoma. Em outros, a febre te derruba. E ainda há situações em que a temperatura varia, diminuindo, e logo depois, aumentando de novo.

É perigoso febre de 38 graus?

Embora muitas pessoas se preocupem achando que a febre possa ser prejudicial, as elevações temporárias típicas da temperatura corporal para 38 °C a 40 °C (100,4° a 104° F) causadas pela maioria das infecções de curta duração (agudas) são bem toleradas por adultos saudáveis.

Quantos dias é normal o bebê ficar com febre?

Ela é uma defesa natural do organismo e indica a presença de infecções, podendo vir acompanhada de calafrios, desidratação e sonolência. Algumas das causas mais comuns para a febre em bebês e crianças são resfriados, otites, amigdalites, pneumonias ou infecções urinárias. Em geral, a duração é de três a quatro dias.

Quando levar o bebê ao hospital com febre?

A criança tiver uma febre moderada a alta e estiver muito desconfortável ou com dor. A febre estiver acompanhada de outros sintomas preocupantes, como erupções cutâneas, dor de garganta intensa, dor de ouvido intensa, dificuldade para respirar, vômitos persistentes ou dor abdominal severa.

Pode deixar a criança dormir com febre?

Em linhas gerais, dormir com febre não é visto como algo perigoso. Inclusive, caso a criança não tenha outros problemas de saúde e esteja dormindo profundamente, não é necessário acordá-la exclusivamente para dar um medicamento antitérmico3 - ou seja, um remédio que baixa a febre.

O que fazer quando o bebê está com febre de 38 graus?

Use roupas com tecidos leves e não exagere nas camadas de roupas! O bebê já estará quente o bastante por conta da febre. É importante deixar o corpo trabalhar para voltar a temperatura adequada, não aquecê-lo ainda mais. Compressas de água fria ou morna são ótimas opções para diminuir a febre do bebê.

Como saber se o bebê está com a garganta inflamada?

Como identificar a garganta inflamada no bebê
  1. Recusa em se alimentar;
  2. Choro fácil ou quando é alimentado;
  3. Parece ter dor ao engolir;
  4. Nariz entupido ou escorrendo;
  5. Dificuldade respiratória;
  6. Tosse;
  7. Agitação ou inquietação;
  8. Vômitos ou diarreia;

Quantos graus de febre em bebê pode ter?

O temperatura normal do corpo costuma variar entre 36º C e 36,7º C. No caso dos nenéns que ainda estão amamentando, é comum que sejam mais “quentinhos” e apresentem uma variação entre 36,5ºC e 37,2ºC, pela tarde. Mas para considerarmos um quadro de febre, essa escala precisa alcançar 37,8°C ou mais.

Até quando a febre é normal?

De modo geral, os infectologistas estabelecem os seguintes limites para caracterizar a febre em adultos e crianças acima de 1 ano: Normal: entre 36,0º C e 37,0 º C. Estado febril: entre 37,3º C e 37,8º C. Febre: acima 37,8º C.

Como é a febre da pneumonia?

Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração.

Pode deixar a febre passa sozinha?

Normalmente, as pessoas se recuperam das febres comuns naturalmente, conforme o sistema imunológico age. Mas como o estado febril traz sintomas desagradáveis, muitos usam medicamentos, o que pode ser desnecessário em alguns casos.

Como saber se o bebê está com alguma infecção?

Um bebê pode ter, por exemplo, dificuldade na sucção do seio materno, recusa alimentar e sonolência. Infecções no trato digestivo, por sua vez, podem causar vômitos e diarreia. Esses são alguns dos sintomas que podem acompanhar infecções e dependendo do diagnóstico, haverá um direcionamento específico.

Quais infecções dão febre?

As mais comuns incluem:
  • Pneumonia;
  • Gripe;
  • Sinusite;
  • COVID-19;
  • Malária;
  • Sepse.

Onde tem febre tem infecção?

Nem toda febre é sinal de infecção, muito menos de doença grave. A grande maioria delas, inclusive, é inofensiva e está relacionada a doenças autolimitadas (que se curam sozinhas)."

Artigo anterior
Quem são os emuladores da LOUD?
Artigo seguinte
O que é a entrada P2?