Quando a empresa pode descontar de empréstimo na rescisão?

Perguntado por: Joel Sandro Ferreira Pinheiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (6 avaliações)

Sim. Se o colaborador pede demissão ou é demitido antes de pagar todas as parcelas do empréstimo, pode-se descontar até 30% das verbas rescisórias.

Pode descontar empréstimo na rescisão?

O que garante o desconto do empréstimo consignado na rescisão é a Lei 10.820/2003, formalizada pelo Tribunal Superior do Trabalho. Ela determina que pode haver o desconto de até 30% do valor total da rescisão para pagar o consignado.

Como fica o empréstimo consignado quando o trabalhador é demitido?

De acordo com a Lei 10.820 de 2003, quando o colaborador é demitido da empresa, as parcelas do empréstimo consignado podem ser descontadas diretamente na conta bancária do profissional ou por meio de boleto bancário.

O que pode ser descontado na rescisão de contrato de trabalho?

O tema é tratado no artigo 477, §5º da CLT, o qual preceitua que o limite máximo para desconto das verbas rescisórias é o valor da última remuneração do empregado, não delimitando especificamente a natureza dos valores a serem descontados do acerto rescisório.

Quando o funcionário sai da empresa e fica devendo?

Nesse caso, os descontos ficam limitados ao valor devido na rescisão. Ou seja, o empregado não pode ficar devendo para a empresa pelo desconto do aviso prévio. Caso o valor seja superior às demais verbas devidas, ele não receberá nada, mas também não pagará nada para o empregador.

DESCONTO DE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO NAS VERBAS RESCISÓRIAS

40 questões relacionadas encontradas

O que acontece quando a rescisão é negativa?

Em alguns casos a rescisão apresenta um valor negativo, que é quando os débitos são maiores que os créditos, neste caso, a empresa deve zerar os valores, não podendo fazer uma rescisão negativa, pois entende-se que o funcionário trabalha para receber seu salário, e não para pagar o empregador, sendo assim o colaborador ...

Quais os direitos de um funcionário que se demite?

Via de regra, quem pede demissão tem direito a receber suas verbas rescisórias normalmente: o salário ou saldo de salário que falta, o décimo terceiro salário proporcional aos meses que trabalho, as férias vencidas, as proporcionais e 1/3 do valor das férias, calculado sobre as parcelas vencidas e/ou proporcionais (no ...

Qual o valor máximo que se pode descontar na rescisão?

Descontos na rescisão não podem ultrapassar a remuneração do empregado. Nos termos do parágrafo 5º do artigo 477, da CLT, qualquer compensação na rescisão contratual não poderá exceder o equivalente a um mês de remuneração do empregado.

Qual salário usar para calcular rescisão?

Levando em conta a demissão sem justa causa por parte do empregador, a base para os cálculos trabalhistas está no salário bruto, isto é, sem descontos previdenciários e de renda. Entretanto, caso o aviso prévio não seja cumprido pela empresa, o valor de 30 dias de salário será adicionado à rescisão.

Como fazer para não descontar o empréstimo consignado?

Caso o beneficiário INSS ou servidor público venha a requerer ou conseguir alguma das alternativas para deixar de pagar o empréstimo consignado, é importante conferir, dias depois, se de fato o pagamento das parcelas não está mais sendo descontado do salário ou benefício previdenciário.

O que é o artigo 480 da CLT?

- Havendo termo estipulado, o empregado não se poderá desligar do contrato, sem justa causa, sob pena de ser obrigado a indenizar o empregador dos prejuízos que desse fato lhe resultarem.

O que é o artigo 477 CLT?

O Artigo 477 da CLT determina que:

Quando se encerra o vínculo empregatício entre a empresa e o funcionário, independentemente do motivo e da parte demandante, é obrigação do empregador dar baixa imediatamente na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Quando peço demissão tenho direito a sair mais cedo 2021?

Durante o aviso prévio, o empregado precisa trabalhar a mesma quantidade de horas? Não. O funcionário tem direito a uma redução da jornada. Ele pode optar por sair duas horas mais cedo todos os dias ou encerrar o aviso prévio sete dias antes do término dos 30 dias, sem qualquer prejuízo financeiro.

Como fica o pedido de demissão com a nova lei?

A nova lei trabalhista permite por consenso entre empregador e empregado, o pedido de demissão, com retirada da metade da multa de 40%, a metade do aviso prévio indenizado ou trabalhado e a movimentação de até 80% do valor do FGTS depositado pelo empregador.

O que fazer quando o empregado se recusa a assinar a rescisão?

O empregador poderá propor ação de consignação em pagamento quando:
  1. o empregado se recusa o recebimento das verbas rescisórias;
  2. o empregado não é localizado para o recebimento;
  3. o empregado não sabe a quem deve efetuar o pagamento, diante do falecimento do empregado.

O que é saldo negativo na folha de pagamento?

Quando um funcionário falta ao trabalho ou se atrasa, horas negativas são contabilizadas. O saldo negativo do banco de horas pode ser descontado no encerramento do período mencionado em Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho.

Pode o empregador descontar o valor negativo do salário do empregado ou mesmo do pagamento de suas verbas rescisórias?

Não existe previsão legal que permita o desconto do saldo negativo do banco de horas nas verbas rescisórias. Há entendimento jurisprudencial no sentido de ser possível o desconto das horas negativas na rescisão quando há autorização via negociação coletiva.

Como calcular FGTS e INSS na folha de pagamento?

O cálculo do FGTS é feito com base na porcentagem de 8% sobre o salário bruto dos colaboradores em geral. Já jovens aprendizes são descontados em 2%; e trabalhadores domésticos, 11,2% (8% depósito mensal e 3,2% antecipação do recolhimento rescisório).

O que acontece se a empresa não pagar a multa do FGTS?

E se a empresa não pagar a multa? Se a empresa não quitar as verbas rescisórias dentro do prazo, irá incidir a multa do artigo 477 da CLT, com valor de um mês de remuneração do funcionário.

O que o trabalhador recebe na homologação?

Saque do FGTS; Multa de 40% sobre o valor total do FGTS; Aviso prévio; Seguro-desemprego.

Qual o valor da multa por atraso do pagamento da rescisão?

O que é a multa por atraso no pagamento das verbas rescisórias? Caso a empresa não pague os valores referentes à verba rescisória no prazo determinado — de dez dias, como vimos —, ela é penalizada e passa a dever ao funcionário uma multa correspondente ao valor de um salário-base.

Como calcular a multa do artigo 480 CLT?

Cálculos: salário do funcionário / 30 dias * quantidade de dias que falta para o término do contrato / 2. 1.300,00/ 30 dias = 43,33 * 9 dias = 390,00 / 2 = 195,00. Será lançado o evento com referência a metade dos dias (neste caso como é 9 a metade é 4,5) e o valor de 195,00.

Como calcular a indenização por quebra de contrato de experiência?

Para o Funcionário que esteja em experiência seja por 30 dias + 60 dias ou 45 dias + 45 dias e desejar rescindir o contrato antes do prazo é necessário o pagamento de uma multa, cujo valor corresponde a 50% do total de dias que ele ainda deveria trabalhar e receber.

O que diz o artigo 479 e 480 da CLT?

“Nos contratos que tenham termo estipulado, o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado, será obrigado a pagar-lhe, a título de indenização, e por metade, a remuneração a que teria direito até o termo do contrato.

Artigo anterior
Qual a definição de Atividade-fim?
Artigo seguinte
Quando os pais solteiros vão receber o Auxílio Emergencial?