Qual a importância da meritocracia?

Perguntado por: Ricardo Fernando Nogueira de Soares  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (8 avaliações)

A importância da meritocracia para a sua gestão? Quando bem aplicada a meritocracia ajuda a filtrar os bons talentos das organizações e consequentemente acaba aumentando a produtividade e contribuindo para o crescimento da empresa.

Quais as vantagens da meritocracia?

Quais as principais vantagens e desvantagens desse sistema?
  • estimula o desenvolvimento e produtividade;
  • as remunerações podem ser alinhadas ao desempenho do colaborador;
  • as responsabilidades se tornam melhor definidas;
  • permite o desenvolvimento de feedbacks mais assertivos;

Quais as vantagens e desvantagens da meritocracia?

Vantagens da meritocracia
  • Estímulo à boa performance.
  • Constrói uma boa imagem da empresa.
  • Todos podem alcançar boas posições.
  • Fomenta individualismo entre os colaboradores.
  • Promove a desigualdade.
  • Pode bloquear a criatividade.

Por que a meritocracia não existe?

É um sistema fechado. Não estamos tratando das pessoas que vão bem na escola na maioria da sociedade, estamos falando de quem faz o seu melhor de acordo com um conjunto de padrões construídos especificamente para favorecê-las. É por isso que o mérito é uma farsa.

Qual o conceito de meritocracia?

Meritocracia é um sistema ou modelo de hierarquização e premiação baseado nos méritos pessoais de cada indivíduo. A origem etimológica da palavra meritocracia vem do latim meritum, que significa “mérito”, unida ao sufixo grego cracía, que quer dizer “poder”.

A Importância da Meritocracia

39 questões relacionadas encontradas

O que é o conceito de meritocracia?

Por meritocracia podemos entender, em linhas gerais, uma organização social cujas posições são alcançadas com base no mérito. Na escola, remete à adoção do merecimento como o parâmetro de todo tipo de processo seletivo (programa de intercâmbio ou de bolsa de estudo, vestibular, etc).

Por que a meritocracia é uma ilusão?

“Meritocracia é só uma cortina para encobrir o remorso de quem fecha as portas para os outros. Você fecha as portas e essa pessoa não consegue nada. Então você diz: 'Não conseguiu porque não tinha mérito'”, diz. Antônia define a meritocracia como uma ilusão, uma figura de retórica que não se sustenta.

Por que segundo a autora a meritocracia não é possível no Brasil?

“A meritocracia como valor universal, fora das condições sociais e históricas que marcam a sociedade brasileira, é um mito que serve à reprodução eterna das desigualdades sociais e raciais que caracterizam a nossa sociedade. Portanto, a meritocracia é um mito que precisa ser combatido tanto na teoria quanto na prática.

É errado afirmar que na meritocracia?

Pergunta 1 /1 É errado afirmar que na meritocracia: Ocultar opções de resposta 1. ... A meritocracia é um modelo que remunera de acordo com a performance do profissional. E, nesse caso, o profissional, independentemente do quanto trabalha, tem o direito de receber igual ao colega. Resposta correta 4.

Qual é o oposto da meritocracia?

Ou seja: a alternativa à meritocracia é algum tipo de arbítrio.

Como a meritocracia contribui para a desigualdade social?

“O talento e o esforço produzem pouco na ausência de um entorno social bem desenvolvido”, diz o economista da Universidade Cornell Robert H. ... Nesse sentido, a meritocracia pode corroer as políticas sociais, o Estado de bem-estar, idealizados, justamente, para equilibrar o terreno social e diminuir as desigualdades.

O que acha do sistema que premia por meritocracia?

Na meritocracia, não há protecionismo. Premia-se por merecimento. Claro que os membros de uma equipe devem ser motivados e cobrados na mesma medida. Se um líder motiva mais um ou outro colaborador, ou as metas para cada um são diferentes, não há meritocracia.

O que é meritocracia dentro de uma empresa?

Isso significa identificar aqueles que apresentam melhor desempenho e reconhecê-los, de formas que possam impulsioná-los a alcançar resultados cada vez melhores.

Quais são as influências da meritocracia?

Quanto menor a influência dos traços culturais sobre a avaliação de desempenho, maior a possibilidade de essa cumprir a sua função de determinar o mérito. Quanto maior a relação da avaliação de desempenho com o mérito, maior a legitimação da meritocracia.

Por que a meritocracia é um mito?

“A meritocracia é um mito. Ela só faria sentido se a sociedade promovesse igualdade de oportunidades educacionais, econômicas e sociais. Não sendo esse o caso, é um jogo de cartas marcadas. ... A questão é que, mesmo controversa, a meritocracia caiu nas graças dos líderes.

Por que a meritocracia é considerada um desafio para a gestão de pessoas em toda e qualquer empresa?

A percepção de meritocracia na organização é reforçada com uma gestão de pessoas por competências mais eficazes, criando mais confiança de todos os indivíduos na liderança e na gestão da organização. Reforça ainda os laços de confiança no trabalho coletivo (entre áreas distintas ou entre pessoas de uma mesma área).

Qual o sinônimo de meritocracia?

1 liderança dos mais capazes, liderança dos mais competentes, liderança dos mais dotados, liderança dos mais meritórios, liderança dos mais trabalhadores.

Por que o discurso sobre a ideia de meritocracia é falho?

O conceito de meritocracia é falho desde a sua origem, sobretudo em sociedades desiguais e preconceituosas como a nossa. ... A meritocracia falha também ao colocar na conta do indivíduo a responsabilidade exclusiva por seus sucessos e fracassos, ignorando que estamos todos sujeitos a estruturas sociais maiores.

Por que podemos afirmar que a meritocracia é uma das ideologias políticas mais disseminadas em uma sociedade capitalista?

Ao invés de uma sociedade baseada em privilégios de herança ou de tradições, esse sistema de valores impõe que as possibilidades de mobilidade social e de status sejam baseadas em méritos individuais. Por isso, a meritocracia comunga com as ideologias do liberalismo clássico e do individualismo.

É possível explicar a desigualdade social no Brasil através da meritocracia?

Como o discurso da meritocracia ajuda a ampliar a desigualdade social. ... Ainda de acordo com Piketty, o discurso meritocrático vai ganhando força à medida que as elites não conseguem mais justificar seu poder econômico baseando-se apenas em renda ou origem do patrimônio familiar.

Como implementar a cultura da meritocracia no Brasil?

Como implantar a meritocracia nas empresas
  1. Defina objetivos e metas claros e realizáveis, porém, desafiadores. Somente com um resultado muito bem especificado é que será possível avaliar e bonificar os profissionais de destaque. ...
  2. Tenha meios de mensuração. ...
  3. Comunique os resultados esperados e métricas à equipe de trabalho.

Quem criou a meritocracia?

O significado do termo meritocracia. O significado do termo meritocracia é complexo, mas sua origem semântica é atribuída ao sociólogo inglês Michael Young, em seu ensaio distópico The Rise of the Meritocracy, publicado em 1958.

O que você considera sobre o mito da meritocracia em que a pobreza é sempre culpa da própria pessoa?

A meritocracia naturaliza a pobreza, encara como comum e aceitável a desigualdade social, e produz indivíduos incapazes de reivindicar, porque a estes foi atribuído culpa.

O que é a meritocracia na educação?

Traduzida ao pé da letra, meritocracia é “poder do mérito”. Aplicada ao cotidiano das pessoas, trabalhadores, alunos, professores etc, sugere que o processo de crescimento profissional e social dos indivíduos depende, único e exclusivamente, da capacidade de cada um, ou seja, dos seus esforços e dedicações.

O que é educação meritocrática?

Na educação, a meritocracia é pensada como igualdade quando a abordagem é voltada ao aluno, e ao professor é pensada como valorização. Sob o olhar da administração a meritocracia é uma forma de reconhecimento, promoção e legitimação.

Artigo anterior
Qual é o número do Noah do Now United?
Artigo seguinte
Quais os times brasileiros que têm Mundial reconhecido pela Fifa?