Quais os riscos que devem ser inseridos no PPRA?

Perguntado por: Lia Soares  |  Última atualização: 23. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (61 avaliações)

No entanto, o PPRA considera como riscos ocupacionais apenas os riscos ambientais. Ou seja: os agentes físicos, químicos e biológicos. Em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, eles podem causar danos à saúde do trabalhador.

Quais são os riscos que devem constar no PPRA?

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é um documento que reúne dados referentes à presença de agentes físicos, químicos e biológicos capazes de causar danos à saúde dos colaboradores. Esse risco surge em função da natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição a esses agentes ambientais.

Quais os riscos que deve ter no PGR?

O Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) visa gerenciar os riscos existentes no ambiente laboral, sejam eles físico, químico, biológico, ergonômico e de acidentes. Seu objetivo é evitar e prevenir que acidentes ambientais ocorram, protegendo a vida dos empregados, bem como a propriedade privada e o meio ambiente.

Quando é necessário fazer o PPRA?

Conforme a NR09, é obrigatório a elaboração e implementação do PPRA por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, ou seja, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

Quais são os cinco tipos de riscos ambientais?

Os riscos ambientais estão divididos em cinco grupos. São eles: riscos físicos, riscos químicos, riscos biológicos, riscos de acidentes e riscos ergométricos.

PPRA - QUAIS OS RISCOS OCUPACIONAIS DEVEM SER ABORDADOS

21 questões relacionadas encontradas

Quais são os 5 tipos de riscos exemplos?

NuBio
  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. ...
  2. Riscos ergonômicos. ...
  3. Riscos físicos. ...
  4. Riscos químicos. ...
  5. Riscos biológicos.

Quais são os 3 tipos de riscos?

Desta forma, os riscos são classificados em riscos financeiros, riscos estratégicos, riscos operacionais e perigos.

O que o PPRA inclui?

O PPRA está aliado ao PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, e baseia-se em três fases: reconhecimento, avaliação e monitoramento dos riscos e controle dos riscos ambientais.

O que é PPRA e qual sua função?

Embora não seja mais obrigatório (falaremos mais sobre isso adiante), o PPRA ainda pode servir como base para outros documentos, e suas informações contribuem para preservar a saúde e segurança dos trabalhadores.

Qual é a função do PPRA NR 9?

A NR 9 tem como objetivo principal proteger a saúde do trabalhador, seja ela física ou mental e garantir que seu ambiente de trabalho seja sempre salubre, com condições ideais para exercer sua jornada.

O que é obrigatório ter no PGR?

Para dar início ao PGR, é preciso ter o inventário de riscos da empresa, ou seja, montar um panorama geral de todas as situações que colocam a saúde do trabalhador em risco, gerando assim, um documento com as atividades existentes, relacionando-as às categorias de perigos e riscos.

Quando o PGR é obrigatório?

O GRO deve constituir um Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR, que se tornou exigível em 3 de janeiro de 2022, quando entrou em vigência a nova Norma Regulamentadora n° 01 (Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais).

O que é um risco ocupacional?

O que são riscos ocupacionais? Riscos ocupacionais são potenciais ameaças à vida ou à saúde dos funcionários, decorrentes de elementos e condições presentes no ambiente de trabalho.

Quais riscos são contemplados no PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais?

Exemplo: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores, etc. Já os Riscos Biológicos são provenientes de todo tipo de bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

Onde se aplica o PPRA?

Independentemente da área da atuação, do grau de risco ou número de trabalhadores, o PPRA é obrigatório em todas as empresas e instituições, incluindo condomínios.

Qual é a diferença entre PPRA e PGR?

O que é PGR? O PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) entrou em vigor em agosto de 2021 como substituição do PPRA. Essa é uma norma administrativa que também busca gerenciar e controlar os riscos físicos no ambiente de trabalho, de forma que se preserve a saúde dos funcionários.

Como se faz um PPRA passo a passo?

Como elaborar o PPRA passo a passo
  1. Comece pela etapa de caracterização. ...
  2. Descreva os perigos e possíveis agravos à saúde. ...
  3. Faça a análise preliminar ou monitoramento das exposições. ...
  4. Crie um plano de ação.

O que mudou do PPRA para o PGR?

Por que o PPRA mudou para PGR? Porque duas Portarias foram publicadas, em 9 e 10 de março de 2020, aprovando as redações de duas novas Normas Regulamentadoras. Elas tratam do Programa de Gerenciamento de Riscos — PGR e do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais — GRO, e não citam mais o PPRA.

Qual profissional pode fazer o PPRA?

"A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT (quando houver, na empresa) ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR."

Quais são as etapas de um PPRA?

O PPRA apresenta várias etapas as quais podemos citar:

- avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores; - implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia; - monitoramento da exposição aos riscos; - registro e divulgação dos dados.

Quais são os riscos ambientais?

Alguns fatores que podem causar riscos ambientais são:
  • 1) Agentes físicos: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações etc.
  • 2) Agentes químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores que podem ser absorvidos por via respiratória ou através da pele etc.

Qual o prazo de validade de um PPRA?

A guarda do PPRA deve ser por 20 anos, conforme redação anterior da NR 09 (Portaria SSST nº 25, de 1994).

Quais os 4 riscos?

Quais são os 4 níveis de risco?
  • Grau de risco 1 – Risco muito baixo.
  • Grau de risco 2 – Risco baixo.
  • Grau de Risco 3 – Risco médio.
  • Grau de Risco 4 – Risco Alto.

Como classificar os risco?

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.
  1. Riscos físicos. ...
  2. Riscos Químicos. ...
  3. Riscos Biológicos. ...
  4. Riscos Ergonômicos. ...
  5. Riscos Acidentais.

Quais os tipos de riscos e exemplos?

Quais são os 5 tipos de riscos?
  • Risco físico. ...
  • Risco químico. ...
  • Risco biológico. ...
  • Risco ergonômico. ...
  • Risco acidental. ...
  • Risco acidental contido no ambiente de trabalho. ...
  • Risco acidental por falta de preparo técnico e equipamentos de segurança. ...
  • Risco acidental decorrente da ação ou omissão humana.

Artigo anterior
Como podemos definir o processo de compras em uma organização?
Artigo seguinte
O que pode substituir o sutiã?