Quando a bronquiolite e preocupante?

Perguntado por: Nicole Mafalda Anjos de Simões  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (70 avaliações)

A bronquiolite normalmente melhora de 3 a 7 dias, entretanto, se a criança ou bebê estiver apresentando muita dificuldade para respirar, afundamento dos músculos da costela ou boca e dedos roxos, recomenda-se procurar rapidamente um atendimento médico de um hospital.

Quantos dias leva para curar bronquiolite?

Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.

Como detectar uma bronquiolite?

O diagnóstico da bronquiolite é baseado na história e exame clínico. Exames laboratoriais podem ser solicitados para identificação do vírus (imunofluorescência direta ou indireta de secreção nasal, PCR, kits de detecção viral).

Como saber que a bronquiolite está piorando?

As complicações da bronquiolite podem incluir:
  1. Cianose, uma condição na qual a pele parece azulada ou cinzenta, especialmente os lábios, causada pela falta de oxigênio.
  2. Nas crianças mais jovens, bronquiolite aguda às vezes pode causar longas pausas na respiração (apneia)
  3. Desidratação.

O que piora a bronquiolite?

A principal forma de contaminação é por meio de secreções respiratórias ou por contato. Ou seja: crianças que passam o dia em locais fechados com outras pessoas, como em creches, estão mais suscetíveis.

CRIANÇA COM BRONQUIOLITE: O QUE É? QUAIS OS SINTOMAS?

18 questões relacionadas encontradas

O que é bom para curar bronquiolite?

Remédios que podem ser indicados

Alguns exemplos dos remédios mais utilizados são o Paracetamol e o Ibuprofeno, pois ajudam a reduzir a febre e aliviar o desconforto. As doses destes medicamentos devem ser sempre orientadas por um médico, dependendo do peso e idade do bebê.

Qual o pior dia da bronquiolite?

Entre o terceiro e o quinto dia, se o sistema imunológico não for eficiente o suficiente para eliminar o vírus da via aérea superior, ele atinge o pulmão, causando uma inflamação dos bronquíolos. Essa inflamação aumenta a produção de secreção, dificultando a respiração, gerando o chiado e o cansaço.

Como saber se a bronquite está melhorando?

A bronquite aguda é um processo inflamatório agudo (ou seja, pontual) dos brônquios, em geral, associado a um processo infeccioso viral ou bacteriano. A bronquite aguda, também chamada de resfriado torácico, geralmente melhora em uma semana a 10 dias, sem efeitos duradouros, embora a tosse possa durar semanas.

O que provoca a bronquiolite?

A bronquiolite é uma inflamação aguda dos bronquíolos terminais, ou seja, das ramificações mais finas que conduzem o ar para dentro dos pulmões. ​É causada, na grande maioria das vezes, por vírus, e o mais frequente é o VSR (vírus sincicial respiratório), principalmente nos meses frios.

Como é o chiado da bronquiolite?

É caracterizada por chiado no peito, tosse e falta de ar, que vem associada em 90% dos casos a uma infecção causada por vírus. Essa síndrome afeta bebês de até 24 meses de vida. Os principais sintomas são falta de ar, tosse, desconforto respiratório e chiado no peito.

Qual especialista cuida da bronquiolite?

Os pediatras devem diagnosticar bronquiolite aguda e avaliar a gravidade da doença com base na história e exame físico.

Qual o agente etiológico mais comum da bronquiolite?

Os agentes etiológicos mais importantes na bronquiolite aguda são os vírus respiratórios. Entre eles destacam-se o vírus sincicial respiratório (VSR), o adenovírus (ADV); o vírus influenza tipo A e B; e o vírus parainfluenza (PIV) tipos 1, 2 e 3.

Qual vírus causa bronquiolite?

A bronquiolite é uma infecção nos bronquíolos, ramificações dos brônquios que levam oxigênio aos pulmões. Em geral, sua causa é o vírus sincicial respiratório (VSR), que ataca principalmente crianças até os 2 anos de idade.

Qual o pico da bronquiolite?

O pico dos sintomas costuma ocorrer entre 5 a 7 dias. A recuperação completa geralmente se dá em 1 ou 2 semanas, mas pode demorar até 4 semanas em alguns casos. Os casos mais graves são aqueles em que o bebê apresenta dificuldade respiratória, principalmente quando há sinais de esforço para respirar.

Quem já teve bronquiolite pode ter de novo?

MITO. A bronquiolite é habitualmente causada pelo vírus respiratório sincicial ( VSR ). No entanto, outro vírus respiratório, como o adenovírus, por exemplo, pode também ser o microrganismo causador. Por isso, crianças que já tiveram bronquiolite por um agente infeccioso específico pode ter de novo por outro.

Como saber se o pulmão do bebê está cheio?

Sintomas de pneumonia no bebê
  1. Febre acima de 38ºC que demora para baixar;
  2. Respiração curta, rápida e ofegante;
  3. Tosse forte e com secreção;
  4. Choro fácil;
  5. Dificuldade para dormir;
  6. Olhos com remelas e secreções;
  7. Vômitos e diarreia;
  8. Movimentos das costelas ao respirar.

O que pode atacar a bronquite?

As causas da bronquite são diversas, sendo que essa condição pode ser desencadeada por um vírus ou uma bactéria. Outros fatores que desencadeiam uma crise de bronquite podem ser poluentes ambientais diversos, como o uso prolongado de cigarro ou a inalação da fumaça de cigarro produzida por uma outra pessoa.

O que é bronquiolite em bebê Recém-nascido?

A bronquiolite é uma condição que só atinge bebês. Trata-se de uma doença em que os bronquíolos, que são estruturas que fazem parte dos pulmões, ficam inflamados por conta de um contato com um vírus. Ela acaba por gerar um acúmulo de líquidos nos pulmões.

O que fazer para evitar bronquiolite?

Como evitar que a bronquiolite volte a surgir
  1. Evitar que o bebê brinque com outros bebês com gripe ou resfriados;
  2. Lavar as mãos antes de pegar no bebê, especialmente após estar em contato com outras pessoas;
  3. Limpar frequentemente os brinquedos e superfícies onde ao bebê brinca;

Quantos dias dura uma crise de bronquite?

A bronquite aguda é uma doença autolimitada, que dura no máximo 10, 15 dias. Não existe tratamento específico para combater os episódios provocados por vírus.

Quanto tempo dura uma crise de bronquite Asmatica?

Como o nome diz, é uma doença que começa de repente, e costuma durar de cinco dias a quatro semanas.

O que fazer para aliviar a crise de bronquite?

Para a bronquite aguda não existe um tratamento específico. Os médicos recomendam uma boa hidratação, o uso de vaporizadores, descongestionantes e analgésicos, além de evitar se expor aos fatores que causam ou pioram a doença. Essas medidas aliviam os sintomas e previnem as crises.

Quantos dias dura a internação por bronquiolite?

"Geralmente é uma doença muito leve. A criança tem coriza (nariz escorrendo) e um pouco de chiado no peito, mas fica bem em sete a 14 dias.

É grave bronquiolite?

A doença pode ser desde muito leve, com secreção nasal e tosse discreta, até grave, com insuficiência respiratória e necessidade de internação. Para ter ideia, 5% das crianças com bronquiolite necessitam de internação e, dessas, 2% vão à óbito.

Qual xarope é bom para bronquiolite?

Os principais medicamentos usados para bronquiolite (aqui falando do geralzão tá pessoal) são: Broncodilatadores (salbutamol- Aerolin; fenoterol- Berotec) – uma parte dos pacientes apresentam resposta à essa medicação, e o que deve ser feito pelo médico é o chamado teste terapêutico, para avaliar essa resposta.

Artigo anterior
Como saber o plural?
Artigo seguinte
Tem muita diferença entre Full HD e 4K?