Qual vacina para COVID-19 as gestantes podem tomar?

Perguntado por: Micael Araújo Ribeiro  |  Última atualização: 23. Oktober 2024
Pontuação: 4.6/5 (54 avaliações)

– As vacinas a serem disponibilizadas às gestantes são de categoria B (produzidas por meio de plataforma de vírus inativado, vetor viral ou mRNA). Algumas dessas vacinas são produzidas com tecnologias semelhantes às atualmente ofertadas a esse grupo no Plano Nacional de Imunização como, por exemplo, a vacina da gripe.

É seguro grávida tomar a vacina bivalente?

A partir desta segunda-feira (20), grávidas ou puérperas do Distrito Federal (DF) que tenham tido filhos há até 45 dias já podem receber a Pfizer bivalente. Além de criar uma barreira contra as versões originais do vírus da covid-19, o novo imunizante protege contra suas variantes, como a ômicron.

Quais as vacinas que as gestantes devem tomar?

Vacinas Recomendadas
  • Influenza (gripe) ...
  • H3 Tríplice bacteriana (dTpa-difteria, tétano e coqueluche) ...
  • Hepatite B. ...
  • Hepatite A e hepatite A e B. ...
  • Pneumocócicas. ...
  • Meningocócica conjugada ACWY e meningocócica B. ...
  • Febre amarela. ...
  • Tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola)

Qual é o esquema vacinal da gestante?

Gestante não vacinada previamente deve receber 3 doses da vacina com intervalo de 60 dias. Duas doses devem ser de dT (dupla adulto) em qualquer momento da gestação e uma dose de dTpa a partir de 20 semanas. Gestante previamente vacinada com pelo menos 3 doses da vacina devem receber uma dose de dTpa.

Quem não pode tomar a bivalente?

O grupo de maior risco e que exige cuidados redobrados corresponde a idosos e imunocomprometidos, que são as pessoas que vivem com HIV, que foram transplantadas, que estão em uso de imunossupressores, com doença renal crônica em hemodiálise, pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou ...

ESTOU GRÁVIDA, POSSO TOMAR A VACINA DA COVID-19? | PEDIATRIA DESCOMPLICADA COM DRA. KELLY!

17 questões relacionadas encontradas

É obrigatório tomar a vacina bivalente?

Seguindo o preconizado pelo Ministério da Saúde, devem receber uma dose da vacina bivalente a cada seis meses as pessoas de 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas que receberam uma última dose da vacina monovalente ou bivalente há mais de seis meses, independentemente do número e tipo de ...

Quem pode tomar a vacina bivalente hoje?

Para aquelas pessoas que ainda não realizaram a primeira dose com a bivalente, segue a mesma recomendação: hoje recomendada para todas as pessoas acima de 18 anos, desde que no mínimo quatro meses após a última dose.

Quais as vacinas que a gestante não pode tomar?

As mulheres gestantes não podem tomar vacinas de vírus e bactérias vivos, como é o caso da Tríplice Viral – que combate o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola –, Varicela (Catapora), Febre Amarela e BCG (contra a Tuberculose).

Qual vacina é contraindicada durante a gestação?

Vale ainda mencionar algumas vacinas que são contraindicadas a gestantes:
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
  • HPV e varicela (catapora)
  • Dengue.

Qual vacina tomar com 22 semanas de gestação?

A vacina dTpa aplicada após a 20ª semana de gestação induz produção de anticorpos contra tétano neonatal em gestantes que tenham esquema vacinal previamente completo com dT ou que tenham recebido duas doses de dT. Também resulta na produção de anticorpos contra coqueluche, doença que pode acometer gravemente lactentes.

Qual é a vacina que a gestante toma com 20 semanas?

- A partir de novembro/2014 – a gestante deve receber uma dose da vacina dTpa (tríplice bacteriana acelular) a cada gravidez a partir da 20ª semana de gravidez – avaliar individualmente cada caso.

O que uma grávida de 6 meses não pode fazer?

Cuidados na gravidez: o que a gestante deve ou não fazer durante a gestação
  1. Não se automedicar. ...
  2. Não consumir bebidas alcoólicas ou cigarro;
  3. Evitar o consumo de comidas cruas, tais como peixes e carnes;
  4. Evitar exercícios físicos intensos e sem recomendação prévia do médico;

Quantos ultrassom durante a gravidez?

OMS preconiza a realização de três exames ultrassonográficos na gestação: -Primeiro trimestre: entre 11 e 14 semanas. -Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas. - Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas.

Quem pode tomar a vacina bivalente da Covid?

6 de dezembro de 2023 - 17:01 #Bivalente #covid-19 #Vacinação. A segunda dose de reforço da vacina bivalente contra a covid-19 está sendo recomendada para pessoas a partir de 60 anos e imunocomprometidos com mais de 12 anos de idade que tenham se vacinado há mais de seis meses.

Pode tomar vacina da Covid grávida?

Vacina da Covid-19 em gestantes não apresenta risco para bebês.

Estou grávida e com Covid O que fazer?

Se a mãe achar que pode estar infectada ou for confirmada sua infecção, as recomendações são: vá à unidade de saúde para uma avaliação médica.

Qual a importância da vacina que a gestante deve tomar na gestação?

Incentivar a vacinação durante o período gestacional é essencial por dois motivos: evita o alto risco de complicações atrelado a possíveis quadros de infecção em mulheres grávidas (como os provocados pelos vírus SARS-CoV-2 e influenza) e garante a proteção passiva do recém-nascido.

Pode tomar vacina da gripe grávida?

- Gestantes: apresentam maior risco de doenças graves e complicações causadas pela influenza, podem ser vacinadas em qualquer idade gestacional.

Porque gestante não pode tomar vacina atenuada?

Na rotina de vacinação a gestante não deve receber vacinas com vírus vivos e atenuados, que contém agentes infecciosos vivos, mas extremamente enfraquecidos, como a BCG, tríplice viral e varicela.

Estou grávida tomei a vacina da gripe e fiquei gripada?

Quais os efeitos secundários da vacina da gripe na gravidez? A vacina da gripe pode provocar vermelhidão e alguma dor no local da injeção que são temporárias. Algumas pessoas referem ainda dores de cabeça, dores musculares, náuseas e cansaço depois da vacina, mas estes sintomas passam ao fim de alguns dias.

Pode tomar vacina HPV na gravidez?

HPV (papiloma vírus humano) – a vacina não deve ser feita durante a gestação pois ainda não há estudos que comprovem sua segurança nessa situação. Caso a mulher tenha começado o esquema e engravide antes do término, as doses que faltam devem ser adiadas até o término da gestação.

O que acontece se eu estiver grávida e tomar injeção?

O uso de anticoncepcionais orais ou injetáveis no início da gravidez geralmente não prejudica o desenvolvimento do bebê, por isso, se a mulher ainda estava usando o anticoncepcional durante as primeiras semanas de gestação, quando ainda não sabia que estava grávida, deve apenas avisar o médico e não voltar a usar o ...

Quantas doses da vacina da Covid tem que tomar?

Quantas doses são necessárias e qual o intervalo de tempo entre as aplicações? O esquema vacinal completo é composto por duas doses. Conforme os estudos clínicos e indicação na bula, o intervalo entre a primeira e a segunda deve ser de 14 a 28 dias para aplicação da segunda dose.

Qual a diferença da vacina bivalente?

Vacina bivalente, que protege contra variantes do coronavírus, já está disponível. A vacina bivalente promove a imunização para novas variantes do coronavírus, além da cepa original. Aplicada em dose única, essa nova vacinação é considerada mais eficaz. A vacina está disponível nos postos de saúde.

Quais os efeitos colaterais da vacina bivalente?

Reações comuns: podem ocorrer entre 1% e 10% dos pacientes. Envolvem diarreia, vômito, febre, inchaço e vermelhidão no local de injeção. Reações incomuns: podem afetar entre 0,1% e 1% das pessoas. Há aumento dos gânglios linfáticos (ou ínguas), tontura, náusea, suor noturno e mal-estar.

Artigo anterior
O que são paralelos distintos?
Artigo seguinte
Qual tipos de receituários deve conter obrigatoriamente o Cid e CPF do prescritor?